TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

domingo, 31 de março de 2013

Pré Jogo - Penguins @ Sabres


Preparados para mais 60 minutos de Penguins no gelo? Dessa vez o próximo obstáculo na marcha dos pinguins é o Buffalo Sabres, a franquia mais não nova iorquina de Nova Iorque! A partida acontece na Consol Energy Center as 20:30, horário de Brasília.

O jogo contra o Sabres tinha tudo para ser classificado como uma partida simples, mais um jogo onde fazer o básico já era o suficiente para sair do gelo com 2 pontos. Mas, como o destino foi cruel com os Pens, estamos com 3 desfalques importantíssimos e infelizmente o entrosamento da equipe caiu devido a chegada dos novos integrantes.

De qualquer forma, o adversário do próximo jogo não é um grande time. O Sabres é muito dependente de 2 nomes, Vanek e Ryan Miller, fora isso é uma equipe fraca e que foi o "saco de pancadas" da divisão nordeste. Aprontou alguns jogos? Sim, mas nada que fosse considerado uma grande surpresa, nem sequer esboço de uma reação foi dado pela franquia de Nova Iorque.

O grande problema para a partida não está no adversário e sim no próprio Penguins... Crosby está fora por conta de sua suspeita de mandíbula quebrada, Letang e Martin também não estarão com a equipe devido a suas respectivas lesões.
Fora isso, nenhum outro desfalque de grande importância até o momento... Como notícia boa temos a volta de Fleury ao gol, após ficar 2 partidas fora devido a precauções médicas.

O time provável deverá seguir o padrão:

KUNITZ - SUTTER - DUPUIS
IGINLA - MALKIN - NEAL
MORROW - JEFFREY - COOKE
GLASS - ADAMS - KENNEDY

ORPIK - NISKANEN
DESPRES - ENGELLAND
MURRAY - EATON

FLEURY
VOKOUN (backup).

O grande motivo pelo qual Malkin não estará compondo a primeira linha é o fato de que Byslma provavelmente vai deixa-lo atuando com Neal e Iginla, a fim de facilitar o entrosamento e acelerar o processo. O grande problema é a fraqueza de nosso sistema defensivo que perdeu seus 2 principais nomes até o momento na temporada.
Orpik terá que se destacar muito, assim como Murray terá as primeiras provas de fogo como um pinguim... Na parte ofensiva as esperanças estão na conta da segunda linha que é a mais qualificada no momento.

Link para assistir a partida: http://www.firstrow1.eu/sport/ice-hockey.html (o link fica disponível no dia da partida, a transmissão começa 10 minutos antes do ínicio... Eu sugiro que optem pelo link 1 que é geralmente da Root, mas o link 2 também costuma funcionar bem).

Meu palpite é: Penguins 3 @ 1 Sabres (Primeiro gol de Iginla como um pinguim e primeiro ponto de Morrow também!).

Chamem a ambulância - As lesões de fim de temporada!


Temporada encurtada, uma série de muitos jogos em um pequeno espaço de tempo... Quase todos os jogos ocorrendo em diferentes lugares, com uma intensidade típica de desespero pós-playoffs e pouco tempo para preparação. Todos já sabem o resultado dessa loucura, não sabem?

Para quem não sabe, aqui vai direto e reto: lesões! Já é normal da NHL termos jogadores lesionados nessa época de fim de temporada regular, alguns times buscam melhores colocações e outros as últimas vagas para os playoffs. As partidas cada vez mais intensas cobram mais dos jogadores que acabam se lesionando com maior frequência...

Como o Penguins não fica fora da lista dos afetados, aqui vão os jogadores que estão no departamento médico no atual momento e a gravidade de suas lesões, tal como os que acabaram de sair e necessitam de uma assistência maior para a readaptação.

Letang: Nosso defensor está com um dedo do pé quebrado, tudo indica que ainda ficará mais 7 dias fora e deve retornar sem maiores problemas com antecedência aos playoffs. A gravidade é pequena, se o repouso for adequado e os treinamentos feitos gradativamente conforme a recuperação não ocorreram maiores preocupações decorrentes da atual lesão.

Martin: Mais um defensor e mais ossos quebrados, Martin tem uma lesão parecida com a de Letang, a única diferença que agrava é a necessidade de cirurgia. Como o adequado a qualquer procedimento cirúrgico  o tempo de repouso é de 1 mês e a volta as atividades depois de 6 semanas, ou seja 1 mês e meio! Isso significa que estaremos sem Martin na primeira rodada dos playoffs...

Crosby: A principio o impacto causado pelo puck em seu rosto na partida contra o Islanders parecia ser apenas um choque normal (alguns dentes perdidos que com uma fácil reparação ficariam normais). As primeiras informações era de que Sid voltaria aos treinos normalmente no dia seguinte, porém uma suspeita de mandíbula quebrada o fez ser afastado por período indeterminado! Mas, antes de se desesperarem, o risco de uma concussão séria é de 0 e a sua volta deve ser antes dos playoffs...

Malkin: Geno acabou de sair do departamento médico. Não apresenta mais nenhum problema referente a lesão (tirando a falta de ritmo de jogo). Já pode jogar normalmente sem nenhum problema, a maior preocupação fica no caso de uma reincidência na mesma lesão, que pode gerar uma concussão séria que o tiraria pelo resto da temporada!

Fleury: Outro que acabou de sair do período lesionado. De todas as complicações essa foi a mais amena, a sua retirada de alguns jogos foi por precaução, o seu choque com Tyler Kennedy foi algo normal e Fleury já pode jogar normalmente sem medo de reincidir no problema...

Resumindo, Letang e Crosby voltam antes dos playoffs, Martin só volta caso passarmos da primeira fase e Malkin e Fleury já estão liberados para jogarem tranquilamente... Esperamos que a recuperação de todos ocorra de maneira eficiente e rápida! LET'S GO PENS

sábado, 30 de março de 2013

Março, um mês de invencibilidade.


Foi 1 mês completo, durante os 31 dias do mês de março o Penguins jogou por 15 vezes e não perdeu nenhum jogo. Com a conquista, os Pens se tornam o primeiro time da NHL a conseguir um mês perfeito (tendo esse mais de 10 jogos)!.

Mais um recorde batido nessa temporada! Chegou a hora de fazer uma revisão do melhor mês do ano até o momento... Com absoluta certeza, março vai deixar saudades.

Dia 1: Penguins acabam de sair de uma derrota para o Hurricanes, o time viaja ao Canadá para tentar vencer uma das melhores equipes da temporada até o momento, o Canadiens!

Dia 2: Canadiens, quem? Sutter é o nome do jogo e o Penguins vence após uma batalha de 13 gols que foi decidia no overtime!

Dia 3: Voo de volta para Pittsburgh e treinos para o jogo contra o Lightning.

Dia 4: Mais uma vitória, a segunda seguida! Jogo díficil, 4 a 3, mas felizmente após algumas falhas de Fleury os Pens reencontram de vez o caminho da vitória!

Dia 5: Treinos e mais treinos, alguns rumores de que na trade deadline Iginla pudesse vir a ser um novo pinguim começam a surgir. Mas, rumores são só rumores...

Dia 6: Começa a preparação para a viagem a Filadélfia, ir a Wells Fargo Center nunca é fácil, portanto é bom treinar bastante... Bylsma que o diga!

Dia 7: Que vitória sensacional! Virada estando perdendo de 4 a 1, Kunitz jogando muito! E o melhor, em cima dos insetos...

Dia 8: É bom acordar tendo vencido o Flyers no dia seguinte, e da maneira como foi fica melhor ainda. Hora de pegar o voo até o Canadá para enfrentar o Maple Leafs.

Dia 9: Mais uma vez, vitória! O Penguins está engrenando de vez na temporda, Crosby fez uma partida sensacional e o derrotamos o Leafs no SO. A parte ruim é que Malkin saiu lesionado...

Dia 10: Chocolate no Islanders, horas depois de vencer no Canadá já tem nova vitória para comemorar, 6 a 1 para os 18.000 torcedores da CEC aplaudirem de pé.

Dia 11: Treinamento pesado pois o próximo adversário é um dos melhores do leste, Boston Bruins vs Pittsbrugh Penguins...

Dia 12: Que virada fantástica! Sutter (2x) e Kunitz fizeram 3 gols faltando 5 minutos para o fim, e o Penguins venceu por 3 a 2.

Dia 13: Uma das últimas viagens ao Canadá, enfrentar o Leafs de novo em menos de 1 semana...

Dia 14: 1,2,3 Maple Leafs é freguês! 3 a 1 de virada...

Dia 15: Hora de voltar para Pittsburgh e treinar para o jogo contra o Rangers!

Dia 16: Shutout de Fleury e 3 gols em cima do Rangers. Cadê aquele ex-favorito?

Dia 17: Não foi necessário mais do que 1 período, Penguins vencem o Bruins com facilidade e 2 a 1.

Dia 18: Treinar e treinar mais, Capitals vem ai e 10 jogos sem perder seria muito bom!

Dia 19: 10 sem perder! 2 a 1 nos Capitals!

Dia 20: Um dia de folga faz bem... Rumores de Iginla começam a ficar cada vez maiores.

Dia 21: Treinamentos para o jogo contra o Islanders fora de casa!

Dia 22: Mais uma vitória sobre o time de Nova Iorque, 4 a 2.

Dia 23: Pegar pesado nos treinos, último jogo contra o Flyers na temporada regular!

Dia 24: Tyler Kennedy no OT! De virada e de novo contra os insetos... Brenden Morrow é anunciado como novo reforço, provavelmente isso indica que não teremos Iginla em Pittsburgh!

Dia 25: Murray é anunciado como novo defensor! Segundo reforço do Penguins no caminho rumo ao tetra da Stanley Cup. Treinamentos para o jogo contra o Canadiens!

Dia 26: 1 a 0 magro, com um gol de Crosby os Penguins derrotam o Canadiens e disparam no leste! Letang sai machucado...

Dia 27: Malkin anima nos treinamentos, provavelmente voltará a jogar! E o melhor, Iginla é dos Penguins mesmo após ser dado por muitos como jogador do Bruins! Ray Shero mitou!

Dia 28: 4 a 0 nos Jets, um show para ninguém colocar defeito. Geno voltou com tudo e marcou um gol...

Dia 29: Problemas com o visto de Iginla já foram resolvidos! Vai jogar contra o Islanders, porém Martin não vai devido a um osso quebrado, 6 meses fora...

Dia 30: Vitória heroica contra o Islanders! Iggy estreiou, Crosby tomou um puck na cara e Kunitz cometeu um major penalty... Enfim, acabaram os jogos do mês, nenhuma derrota! Primeiro time da NHL a conseguir essa marca...

Dia 31: Treinamentos para o jogo contra o Sabres...

Pós Jogo - Penguins 2 @ 0 Islanders


Tinha tudo para ser um jogo fácil, mas alguns fatores contribuíram para que a partida entre Penguins e Islanders fosse uma das mais complicadas da temporada, e também uma das mais emocionantes.
Por fim, a décima quinta vitória seguida de um time guerreiro que mostrou estar preparado para qualquer situação, se Jarome Iginla ainda não sabia o que era ser um pinguim, ele com certeza descobriu hoje.

Com a vitória o mês de março termina sendo perfeito, nenhuma derrota e todos os pontos possíveis conquistados. Com as derrotas de Devils e Islanders o título da divisão do atlântico está bem encaminhado e parece que as únicas preocupações daqui em diante serão com os jogadores lesionados e possíveis adversários na briga pelo posto de número 1 na conferência leste.

A Consol Energy Center esteve lotada de novo, mais do que o previsto para jogos de hóquei e novo recorde de público na temporada. Tudo isso para assistir a estreia de Jarome Iginla e mais um show do time que melhor vem jogando na temporada.
De uniforme azul, os Pens entraram para aquecer e juntamente a todos os jogadores estava a mais nova estrela da equipe... Os 18673 torcedores que estavam presentes logo começaram a recepção de gala a Iginla que faria seu primeiro jogo na NHL sem ser pelo Calgary Flames.
Terminado o show da torcida no aquecimento, era hora do show do time no jogo...

No primeiro período os Pens foram praticamente dominados pelo Islanders, muito disso em razão da saída precoce de Sidney Crosby do gelo (nosso capitão foi acertado com um puck no rosto, em tiro disparado por Orpik).
Sem Crosby, Letang e Martin as linhas começaram a apresentar problemas, já que a segunda linha onde Iginla estreava estava sem o entrosamento necessário para conduzir o time pelo resto do jogo. Sutter bem que tentou, mas não conseguiu substituir Crosby a altura e os Isles estavam melhores na partida.
Por fim, Vokoun fez grandes defesas e o primeiro período terminou sem nenhum gol.

Na volta ao segundo período uma notícia fez com que os rumos do jogo mudassem, Crosby não voltaria para a partida e os Pens teriam que "se virar" sem 3 de seus principais jogadores. Sobrou nas costas de Geno, que acabou de sair de uma lesão, liderar o setor criativo da equipe pelos 40 minutos restantes.
Mesmo em algumas chances em power-plays o Penguins não conseguiu fazer seu gol, Iginla deu um passe preciso e Neal desperdiçou, uma pequena melhora era vista no comportamento e a dominância do Islanders não era mais tão grande.
Mas, quando o segundo período já estava acabando, um fator a mais fez com que os Pens ficassem em uma desvantagem ainda maior. Kunitz jogou Bailey contra as bordas e foi "expulso" da partida, gerando um major penalty a favor dos Isles.
Como se não bastasse o major, Orpik também contribuiu cometendo mais uma penalidade e assim deixando o adversário com 5-3...
Para nossa sorte, Matt Cooke estava em um dia inspirado e foi o grande nome do PK, o período acabou, mas no terceiro o time de Nova Iorque estaria com 2 homens a mais por 1 minuto e meio.

Como se já não estivesse dramática demais a estreia de Iginla nos Pens, o que esperávamos para o terceiro período era que o PK funcionasse muito bem e matasse a penalidade, depois disso, quem sabe um gol? Uma das piores situações que os Pens passaram na temporada, sem Sid, Kunitz, Letang e Martin e 20 minutos para jogar, sendo uma parte deles com 2 homens a menos.
Felizmente, a penalidade foi matada com sucesso e os fans na Consol Energy Center não mediram esforços para ovacionar o time... Ainda estávamos sem Kunitz, Crosby, Letang e Martin, mas pelo menos estávamos com 5 jogadores no gelo e as chances de vencer o jogo continuavam vivas.
A empolgação foi tanta que Niskanen errou um passe fácil e deu a chance aos Isles em um breakaway, porém Vokoun salvou de maneira espetacular.
E quando tudo parecia estar mais calmo, Matt Cooke abriu o placar para o Penguins, explodindo a Consol Energy Center! Não há como resumir o que foi o gol, todo o stress passado durante a penalidade e a pressão feita pelo Islanders foram embora ali... 1 a 0 Pens, e um jogo perfeito de Cooke até o momento.
Para fechar o caixão, James Neal fez mais um e ampliou a vantagem logo em seguida, Vokoun fez alguns saves sensacionais que lhe garantiram mais um shutout e a sirene tocou anunciando mais uma vitória, dessa vez, heroica.

OBS1: Primeiro ponto de Murray como um pinguim, ele deu assistência juntamente a Malkin ao gol de Neal.
OBS2: Espera um pouco P.A, você está tentando me dizer que mesmo sem Sid, Letang, Martin e Kunitz, e ainda tendo sofrido com um major penalty sendo que 2 minutos dele foram em 5-3 por conta de um minor o Penguins venceu o jogo? Sim, exatamente.
OBS3: Iginla ficou apagado no jogo, mas não podemos culpa-lo, ainda está sem entrosamento e estreou em um jogo cheio de altos e baixos...
OBS4: O Penguins ainda me mata do coração!
OBS5: Vokoun com seu segundo shutout seguido, agora somados são 1 período + 2 jogos sem sofrer nenhum gol!

Sobre a lesão de Sid: Crosby já está bem e vai treinar normalmente amanhã, sua saída do jogo foi por questões de precaução, ele tem totais condições de jogar na próxima partida. Os únicos problemas apresentados são na dentição, a reparação foi feita imediatamente após sua saída!

Sobre Kunitz: Acredito que a NHL não vá ver o lance como maldoso e provavelmente não vão haver punições.

TROFÉU DO JOGO: Cooke! Que partida fantástica feita por ele hoje, tomou o domínio do jogo e foi o grande nome do PK que fez o Penguins sair de uma das piores situações desde o inicio da temporada. Como se não bastasse isso, fez o gol.
FOGUEIRA DO JOGO: Kunitz. Não estava jogando bem e para piorar cometeu um major penalty que por pouco não deu uma grande vantagem ao Islanders.

sexta-feira, 29 de março de 2013

O que nos espera? Análise dos jogos que faltam para o fim da temporada!


Restam alguns jogos para que a temporada regular acabe e os playoffs comecem, mas quais são os jogos que ainda vamos assistir até que comecem as séries de melhor de 7? A seguir listei as últimas partidas do Penguins na temporada regular, avaliando-as entre jogos tranquilos, normais e complicados.

Lembrando sempre que tudo pode se alterar conforme aconteçam as partidas, a minha opinião não é 100% correta e é também sujeita a refutações. Caso haja alguma má interpretação favor deixa-la nos comentários!

New York Islanders (Consol Energy Center): Adversário que joga sujo, historicamente costuma aprontar nos jogos contra o Penguins, mas não é complicado de ser vencido. Uma partida que não é nem fácil e nem difícil, depende de como os Pens vão jogar ela toma um caminho diferente...
Status: Jogo normal.

Buffalo Sabres (Consol Energy Center): Adversário muito dependente de alguns nomes como Vanek e o goalie Ryan Miller... Não tem uma equipe muito sólida e não figuram entre os que vão disputar os playoffs. É uma presa fácil para as linhas ofensivas dos Pens, mas para vencer é preciso não vacilar e torcer para que Miller não esteja em um bom dia.
Status: Jogo tranquilo...

New York Rangers (Madison Square Garden): O Rangers é uma equipe muito instável, alterna entre bons e maus momentos. Essa instabilidade pode custar ao time de Nova Iorque os playoffs, portanto na reta final a tendencia é que cada jogo se transforme em uma final para nosso adversário. Tem uma equipe de nível semelhante a nossa, porém muito menos entrosada e muito mais desmoralizada. Jogar em Nova Iorque não vai ser fácil, mas também não será impossível.
Status: Jogo complicado!

New York Rangers (Consol Energy Center): Idem do escrito acima, o que pode variar é a nosso favor por estarmos jogando em casa. Acredito que jogando na CEC a vitória seja mais facilmente obtida...
Status: Jogo normal.

Carolina Hurricanes (RBC Center): A única equipe que não vencemos de todo o leste. Não é uma das melhores, porém tem alguns bons jogadores que podem fazer a diferença... No dia do confronto espera-se que os Pens estejam bem encaminhados quanto aos playoffs e o Hurricanes brigando pelas últimas vagas entre os 8 melhores. Promessa de um jogo bom e muito complicado para ambos os lados.
Status: Jogo normal.

Tampa Bay Lightning (St.Pete Times Forfum): O último encontro com o time de Tampa na temporada não promete muito, o Penguins tem uma equipe muito superior e o Lighting já deverá estar praticamente fora dos playoffs. A vitória tende a não ser muito complicada, mas jogar na Flórida nunca é tão fácil quanto parece.
Status: Jogo tranquilo...

Florida Panthers (BankAtlantic Center): Grandes chances de ser um duelo entre o melhor e o pior time da liga... O Panthers não tem time para fazer frente ao Penguins, o único fator a favor do time da Flórida é estar jogando em casa, que para falar a verdade não faz tanta diferença nesse caso.
Status: Jogo tranquilo...

Montréal Canadiens (Consol Energy Center): É uma partida onde a probabilidade de tratarmos de um jogo entre os dois melhores times do leste não é pequena. Em qualquer que seja o aspecto, será uma partida duríssima pois o adversário é uma equipe forte que tem as mesmas ambições que o Penguins, chegar ao título da Stanley Cup e de preferência pelo caminho mais "fácil".
Status: Jogo complicado!

Boston Bruins (TD Garden): Sem dúvidas se trata de um adversário muito forte, que estará brigando pelas primeiras posições do leste. Já fizemos 2 jogos díficeis contra eles e ambos foram em Pittsburgh, jogar em Boston será mais complicado... É um dos últimos testes da equipe contra um time que facilmente será um dos melhores dos playoffs.
Status: Jogo complicado!

Buffalo Sabres (Consol Energy Center): Nesse momento espera-se que o Penguins já esteja classificado para os playoffs, e o Sabres com uma boa expectativa no draft. Jogando em casa, buscando a melhor colocação possível para facilitar o caminho até a Stanley Cup o Penguins tem todas as condições de dar um baile no Sabres.
Status: Jogo tranquilo...

Ottawa Senators (Scotiabank Place): É a última visita do Penguins até o Canadá na temporada regular, e como todas as vezes que vamos até a casa do Senators, o jogo promete ser muito complicado. Os motivos vão desde a qualidade do adversário até a premeditada situação que se encontrarão as duas equipes.
Status: Jogo complicado!

New Jersey Devils (Prudential Center): Espera-se que até esse jogo a divisão do atlântico já seja matematicamente do Penguins, portanto o jogo perde um pouco de seu brilho. O que poderá dar ânimos ao confronto será a pequena rivalidade e melhores posicionamentos na tabela para ambas as equipes... Lembrando sempre que o Devils é um adversário muito duro de ser batido!
Status: Jogo normal.

Carolina Hurricanes (Consol Energy Center): A última partida da temporada regular não empolga muito, tudo estará já previamente definido, o Hurricanes pode tentar aprontar algo caso sua classificação dependa da vitória. Fora isso, acredito em uma vitória tranquila dos Pens.
Status: Jogo tranquilo...
Ao todo, até o fim da temporada teremos:
• 4 Jogos normais. (6 pontos no mínimo seriam muito bons!).
• 5 Jogos tranquilos. (8 pontos no mínimo seriam muito bons!).
• 4 Jogos complicados (4 pontos no mínimo seriam muito bons!).
• 6 jogos em casa!
• 7 jogos fora de casa! (Newark, Boston, Nova Iorque, Ottawa, Tampa, Sunrise e Raleigh).

Preparados para as últimas batalhas da temporada regular? LET'S GO PENS!



quinta-feira, 28 de março de 2013

Pré Jogo - Penguins @ Islanders




O último jogo de março! Caso vencermos, terminaremos o mês sem nenhuma derrota, mas do outro lado há um time que está precisando vencer e já perdeu para o Penguins por diversas vezes nessa temporada. Sim, estou falando do New York Islanders.

Eu não me canso de lembrar que só acordamos para a temporada quando perdemos para o Islanders por 4 a 1 na CEC, dali em diante foram várias vitórias, algumas derrotas e um time que cresceu a cada jogo. Inclusive, a partir do 4 a 1 o Penguins chegou a enfrentar o Islanders por 3 vezes, tendo vencido todas (uma delas por 6 a 1).

Saindo do passado e voltando para o presente, atualmente continuamos dominando o leste e sem ver ninguém a nossa altura na divisão. A antiga briga com o Devils pela liderança já ficou para trás...
Já no Islanders a situação é a oposta, o momento é ruim e o time que começou a temporada jogando tão bem caiu de produção de maneira a deixar a franquia na mesma situação que acabaram a temporada passada, ou seja, entre os piores times do leste. Vira e mexe tenta uma vaga nos playoffs, mas parece uma missão difícil vê-los entre os 8 melhores no final da temporada.

Saindo do presente e indo ao futuro! O jogo tem a promessa de ser mais um dos confrontos onde os Pens terão o domínio, mas alguns requisitos básicos são necessários para que uma missão fácil não acabe sendo algo complicado... Marcar Tavares é um deles.
Além de neutralizar o principal homem do Islanders, é preciso aproveitar bem as chances no power-play que sem dúvidas é o ponto fraco do adversário.

Além de tudo que já citei, a partida tem um atrativo a mais... Contra o Islanders, Iginla vestirá pela primeira vez a jersey de número 12 e atuará pelo Pittsburgh Penguins. Não seria nada legal perder em sua estreia, não é Iggy?

O time provável segue o seguinte padrão, lembrando que alterações poderão ser feitas por Bylsma em caso de lesão em treinamentos ou mudanças táticas... As linhas não estão 100% corretas, porém são a tendencia! Fleury é uma das grandes dúvidas para a partida, Letang permanece fora e a partir da data da partida se contará uma semana no mínimo para sua volta! Paul Martin é outro desfalque, o jogador quebrou um osso e estará fora por 6 semanas devido a uma cirurgia.

KUNITZ - CROSBY - DUPUIS
IGINLA - MALKIN - NEAL
MORROW - SUTTER - COOKE
GLASS - ADAMS - KENNEDY

EATON - ORPIK
MURRAY - NISKANEN
DESPRES - ENGELLAND

VOKOUN
FLEURY (backup)


O jogo será realizado na Consol Energy Center, dia 30 de março, as 2 horas da tarde (horário de Brasília). Não há nenhum canal brasileiro de televisão que transmitirá a partida!
Link para assitir: http://www.firstrow1.eu/sport/ice-hockey.html (basta clicar no jogo 15 minutos antes e selecionar o link 1 que é melhor para se assistir, as propagandas e o player são realmente problemas complicados!).

Boa sorte a Iginla, que sua estreia, tanto quanto todos seus jogos como um pinguim sejam dignos de seu nome e sua carreira vitoriosa! LET'S GO PENS!

Pós Jogo - Penguins 4 @ 0 Jets



No dia em que os olhos da NHL fora do gelo estavam voltados para a contratação de Iginla que se juntou a nosso time, o Penguins também foi assunto dentro do gelo... Mais uma vitória, mais um show e cada vez mais favorito! A vítima da vez foi o Winnipeg Jets que se despediu dos Pens na conferência leste (a menos que aconteça um encontro nos playoffs).

O jogo marcou a primeira partida de Murray com a camisa do Penguins e também a volta de Malkin após uma lesão que o tirou de vários jogos. Ambos atuaram bem e mostraram que tanto o que chegou como o que voltou tem o objetivo de dar o máximo em busca da quarta Stanley Cup.

Em mais uma partida com o Consol Energy Center lotada, o primeiro período não deixou a desejar para os quase 18 mil torcedores que acompanharam o jogo de perto e nem para os outros milhares que assistiram a partida pela TV ou computador.
O gol demorou um pouco a sair, mas saiu quando Kunitz recebeu um lindo passe de Crosby e estufou as redes de Montoya... Logo em seguida foi a vez de Geno marcar e fazer com que a CEC explodisse, para quem mal conseguia patinar a uma semana, fazer um gol está de bom tamanho!

Se no primeiro período foram 2 gols, no segundo também foram, e o melhor, os dois gols tem o mesmo nome, Pascal Dupuis.
O primeiro saiu logo com 5 minutos colocando qualquer reação planejada no vestiário pelos Jets em "queda livre", o segundo demorou um pouco, mas chegou a 2 minutos do fim em um short-handed goal após uma penalidade de Paul Martin!

Já tendo dominado o primeiro e o segundo período, os Pens entraram para o terceiro com objetivo de deixar o tempo passar e concretizar a décima quarta vitória seguida. Dupuis estava em busca do hat-trick e todos vibravam quando ele estava no gelo... Se por um lado um buscava fazer 3 gols, o outro buscava não tomar nenhum.
Nem mesmo um 5-3 a favor do time de Winnipeg fez com que Vokoun tomasse gols, ele e todo o sistema defensivo estavam tão sólidos que fizeram parecer que as penalidade a favor do Jets fosse apenas uma pequena pressão. Enquanto isso, Dupuis continuava tentando seu terceiro gol...
Por fim, melhor para Vokoun que conseguiu seu objetivo e chegou ao quinquagésimo shutout de sua carreira! Dupuis não conseguiu o hat-trick, mas mesmo assim foi o principal nome da noite.

OBS1: Bem vindo de volta Geno!
OBS2: Bem vindo Murray!
OBS3: Os Jets não fizeram nenhuma penalidade no jogo inteiro, já os Pens fizeram 4 sendo que uma delas resultou em um short-handed goal e outras 2 em um 5-3.

TROFÉU DO JOGO: Dupuis! Jogou muito bem e fez 2 gols importantes no segundo período, um deles que matou qualquer chance dos Jets na penalidade...
FOGUEIRA DO JOGO: Morrow. Mas P.A, já vai queimar o jogador logo em seu segundo jogo? Não estou avaliando se ele tem ou não potencial, como ainda está fora de sintonia tende a ser a peça mais perdida nas partidas. Dessa vez seu baixo rendimento não atrapalhou, mas também não ajudou...

Iggy, Morrow e Murray - Os 3 mosqueteiros que chegam a Pittsburgh.


Ray Shero abriu os cofres, decidiu que dessa trade deadline não passava... Morrow foi o primeiro escolhido para integrar o grupo do Penguins, Murray veio logo em seguida. Fechando com chave de ouro, o top player Iginla resolveu reeditar a dupla campeã olímpica e veio jogar ao lado de Sidney Crosby.

Três contatações que tendem a aparecer muito nos próximos jogos do Penguins na temporada regular, e também nos playoffs. A seguir vai uma pequena análise sobre os 3 futuros jogadores que vestirão a camisa dos Pens.

Brenden Morrow (10): Um bom jogador! Foi capitão do Dallas Stars e tem experiência de sobra para agregar ao grupo... Já teve experiências com Niskanen e Neal quando os 3 faziam parte do time de Dallas.
Não fazia parte integralmente do grupo que conquistou a Stanley Cup para o Stars em 1999, mas já fazia parte do cotidiano da equipe e conhece os bastidores de uma final, tanto quanto dos playoffs.
Fatores que contribuem ao seu lado são a experiência e sua posição que estava sendo necessitada, principalmente para a terceira linha.

Douglas Murray (3): De todos que chegaram é o que menos anima, mas mesmo assim é um defensor que vem para compor o elenco! É muito bom no jogo físico e sabe utilizar muito bem seu tamanho... Ray Shero provavelmente pensou em contrata-lo para jogos onde serão necessários alguns hits a mais do que o normal!
Jogou no San Jose Sharks em toda sua carreira em nível de NHL e é o que tem menos experiência com jogadores que já estão no elenco do Penguins. Já disputou os playoffs por diversas vezes, porém nunca chegou a um final de Stanley Cup.
Ao seu favor temos seu forte jogo físico e possível dupla com outros bons defensores da equipe.

Jarome Iginla (12): A troca que possivelmente será a mais falada do ano! Jarome Iginla dispensa uma apresentação, pois a maioria dos que acompanham a NHL já o conhecem! Foi capitão do Calgary Flames e um dos maiores nomes da história da franquia.
Já teve experiências jogando ao lado de Crosby e Fleury, os três foram integrantes do time canadense campeão olímpico em 2010. Só para constar, o futuro winger do Penguins também já fez dupla com Mario Lemieux em 2002!
Já chegou a final da Stanley Cup em uma ocasião com o Flames, sendo o líder da equipe, mas acabou perdendo a final no sétimo jogo da série para o Tampa Bay Lightning. Também já foi a diversos playoffs e tem tranquilidade de sobra em momentos de decisão!
Ao seu favor temos sua habilidade fora de série, sendo excelente tanto nas assistências quanto nos gols e a sua capacidade de se encaixar em qualquer time se entrosando muito facilmente.

Em comum os novos três jogadores que chegam a equipe tem um sonho, marcar seu nome na Stanley Cup! Todos acreditam que o Penguins seja a melhor equipe para realizar seu desejo... Vontade pelo visto, não vai faltar! GO PENS!

Os dois lados do favoritismo!


Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim? Morrow, Murray e Iginla também...
Vamos ser francos, nenhum time se reforçou tão bem quanto o Penguins nessa trade deadline que está prestes a acabar... Sem dúvidas o foco da mídia ficou em cima das contratações feitas pelos Pens e a cada dia que se passava, cada jogador que se confirmava na equipe os rumores de favoritismo aumentavam.

O Penguins começou a temporada como uma dúvida, times como Rangers, Flyers, Kings, Bruins apareciam entre os favoritos a levantar a taça. O tempo foi passando e algumas outras equipes como Blackhawks, Ducks e Canadiens começaram a aparecer como possíveis favoritos...
Hoje já estamos com mais da metade da temporada completa! O Penguins é considerado favorito pelo que vem mostrando no gelo e também por suas grandes contratações... O status de dúvida já ficou para trás, agora a realidade é que a liga inteira está de olhos no time de Pittsburgh!

Favoritismo é como muitas das coisas do hóquei, é bom, mas não em excesso! Em alguns momentos o grande favoritismo pode mais atrapalhar que ajudar, já em outros dá uma moral a mais para a equipe em momentos difíceis...

Quando é positivo o favoritismo? O favoritismo é bom quando a equipe assimila o status como forma de se moralizar. Os jogadores gostam de saber que estão fazendo um bom trabalho, e além do mais tem noção do que os espera e a pressão que será feita em cima do time a partir de agora.
Só poderemos utilizar tudo isso a nosso favor se controlarmos a pressão e usarmos de nosso status para intimidar os adversários e não para entrar no jogo como quem já ganhou! Sempre lembrando, somos o time a ser vencido no momento, mas também precisamos vencer os nosso adversários!

Quando é negativo o favoritismo? Quando ele ocorre em tanto excesso que acaba fazendo com que a pressão tome conta do ambiente da equipe e os jogos passem a serem considerados fáceis, quando na verdade não são.
Combater esse excesso só depende de quem está dentro do Penguins, jogadores de experiência para deixarem os ânimos de todos no lugar não faltam, inclusive muitos dos que estão integrando o elenco já venceram ou chegaram a uma final de Stanley Cup.

De qualquer maneira, não sabemos o que vai acontecer daqui para frente. Como o time vai reagir ao favoritismo? Como Bylsma vai encaixar os 3 novos reforços na atual equipe sem prejudicar o entrosamento e a boa sequência de vitórias?
O que temos certeza é que a mídia estará de olho no Penguins até o fim da temporada, seja ela coroada com a Stanley Cup pela quarta vez ou não.

OBS1: Ray Shero, você é fantástico! Morrow e Iginla em uma semana... Murray para reforçar a defesa e ainda por cima tirar o doce da boca do Bruins! Por isso digo e continuo dizendo "In Shero we trust"!
OBS2: Para a foto que coloquei se repita, é preciso trabalho!

Iginla é dos Penguins!



Me perdoem aqueles que na postagem sobre Brenden Morrow leram que Iginla não viria para Pittsburgh a sério. Nem eu, nem mesmo uma grande parte da mídia especializada em NHL acreditava que após a chegada do capitão do Stars não sobraria espaço para Iginla na atual equipe...

Mas, todos nós que não acreditávamos mais na vinda de Iggy (e me incluo nesse grupo) esquecemos de um único detalhe. Top players sempre arrumam espaço e escolhem o time que querem jogar... Foi o que aconteceu, Iginla escolheu ao Penguins em meio a muitos outros e a troca com o Flames foi realizada.

Sobre o jogador, o que podemos falar? Um dos melhores wingers da liga inteira. Foi um dos principais nomes do Canadá em Vancouver 2010 e levou o time do Calgary Flames a uma final de Stanley Cup que por fim acabou sendo perdida...
No seu ex-time Iggy fez 525 gols e deu 570 assistências em 16 anos jogando no Flames... Com toda certeza vem para ser um dos maiores nomes do elenco.

A troca que foi feita consistiu em dar aos Flames uma primeira escolha no draft e 2 prospects (Hanowski e Kenny Agostino), em troca o time canadense nos mandou Jarome Iginla.
Na minha opinião não temos como contestar essa troca de maneira alguma, aliás está para nascer quem vá critica-la...

Peço mais uma vez desculpas por não ter levado fé na contratação! Iginla é do Penguins e agora é com toda certeza.


terça-feira, 26 de março de 2013

Pré Jogo - Penguins @ Jets


Direto ao ponto! Consol Energy Center, as 20h de Brasília do dia 28/03, o Penguins vai enfrentar o Jets em busca da décima quarta vitória seguida.
O que eu acho da partida? O jogo não será fácil, mas também não é nada impossível...

Essa pode ser a última vez que os Pens enfrentam o Jets sendo as duas equipes presentes na conferência leste. Na atual temporada essa é a última partida que faremos contra o time de Winnipeg na temporada regular...

Jogos como esse são os que me deixam mais apreensivos. Aparentemente fáceis, mas todas as vezes que eu considerei um jogo fácil minha teoria foi por água abaixo (inclusive contra o Jets em nosso primeiro encontro de 2013).
Sendo assim, prefiro dizer que tudo será complicado, é muito difícil nessa reta final estando os dois times brigando por playoffs, assistir uma partida que seja fácil...

Mas, mesmo difícil não é impossível! Canadiens, Flyers, Capitals na atual fase, Bruins e diversos outros times que jogamos em um passado não tão distante tem teoricamente um time muito melhor que o Jets. O segredo é não deixar a fragilidade do adversário subir a cabeça.
Joguem como Penguins e vencerão como Penguins, certo?!

O time provável é com Vokoun iniciando no gol e as linhas iguais a do jogo passado contra o Canadiens. Malkin provavelmente poderá voltar, mas todas as vezes que chegamos a esse ponto nos decepcionamos! Letang e Fleury estão fora devido as lesões contra os Habs.

Meu palpite é: Penguins 4 @ 1 Jets.

Pós Jogo - Penguins 1 @ 0 Canadiens


Treze... Eu já estou até me acostumando a começar os pós-jogos comentando sobre o aumento de uma sequência sensacional de vitórias. Não bastava ter se confirmado como time "mais quente" da liga, agora o objetivo dos Pens passa a ser a tranquilidade na divisão da conferência e uma possível chance de obter o troféu dos presidentes.

E há chances de desbancar o Blackhaws que começou a temporada invencível? Sim, e aliás, o Penguins já ultrapassou temporariamente o time de Chicago! Ou seja, pode comemorar, mesmo que discretamente... SOMOS O MELHOR TIME DA LIGA NA TABELA!

Pois bem, a vitória de hoje além de confirmar uma excelente fase contribuiu muito para que os Pens tivessem  mais tranquilidade na liderança da conferência. O Canadiens era um adversário direto na busca pela posto de número 1, continuam sendo, porém agora obtemos uma pequena vantagem que poderá ser levada adiante até o fim da temporada regular!

Mas, como vencemos o Canadiens hoje? Difícil saber, deve ser a pergunta está na cabeça de todos os torcedores do Habs. Verdade seja dita, o time do Canadá esteve melhor na partida até sofrer gol, mas como o que interessa é puck nas redes, melhor para nós!

No primeiro período o Penguins foi completamente dominado! O Canadiens efetuou muito mais shots e teve muito o puck muito mais em sua posse... Parecia que o time estava assutado com o adversário! Mas, com calma e algumas boas defesas de Fluery, a pressão dos canadenses foi passando e o jogo começou a entrar em maior equilíbrio.
De interessante tivemos logo no começo a briga entre Kennedy e Dumont (é realmente muito estranho ver o Kennedy brigando!) e só...

Após 20 minutos onde fomos dominados, o esperado era que fizéssemos 20 minutos dominando... Não foi bem o que aconteceu! A volta para o segundo período foi da mesma maneira que terminou-se o 1 período, o jogo um pouco mais equilibrado, porém ainda com o adversário melhor na partida.
E quando tudo parecia que iria dar errado, apareceu o jogador que com certeza é a peça fundamental das 13 vitórias seguidas e da incrível campanha do Penguins... Sidney Crosby! Mais um gol de nosso capitão, dessa vez para fazer com que toda a pressão do Canadiens fosse por água abaixo. Gol no momento certo, do jogador certo!
A partir do gol, o Canadiens tentava seguir dominando, mas o time canadense claramente sentiu muito o gol e deu uma pequena desestabilizada.

O terceiro e último período foi marcado por uma longa espera... Todos que estavam torcendo para o Penguins esperaram ansiosamente pelo fim do jogo.
Mesmo com o jogo equilibrado, em alguns momentos estando até mais propício aos Pens, as chances criadas não levavam muito perigo e o melhor a acontecer era garantir logo mais 2 pontos da maneira mais rápida.
Foi só segurar o puck, tentar alguns lances e conter o desesperado Canadiens, no final mesmo jogando pior, é mais uma vitória para o cartel...

OBS1: Malkin não jogou! Mesmo treinando ainda há alguns problemas e parece que sua volta não está tão perto quanto parece.
OBS2: Esse jogo foi a antítese do penúltimo realizado, onde o placar foi 7 a 6 no OT.
OBS3: Nossa sequência teve ínicio em um jogo contra o Canadiens!
OBS4: Primeiro jogo de Morrow! Não deu para avalia-lo, mas mesmo assim, que seja bem vindo!

Sobre Fleury: A lesão não aparenta nada grave, ainda não há uma confirmação do que é, mas parece que foi apenas uma medida de segurança para não haver nada mais grave!

TROFÉU DO JOGO: Crosby! Mais uma vez nosso capitão decidiu, fez o gol no momento certo e impediu que os Habs voltassem a ter o domínio completo da partida. Está jogando muito, até mesmo quando a equipe como coletivo não faz uma boa partida...
FOGUEIRA DO JOGO: Cooke. Quanto tempo vamos ainda aguentar as penalidades bobas que podem prejudicar o time? Todos sabem que Cooke não é um exemplo de cabeça-fria, mas também não precisa ser tão explosivo a ponto de prejudicar os Pens.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Murray é anunciado como segundo reforço dos Penguins.


Um dia após anunciar a contratação de Brenden Morrow, os Pens contrataram seu segundo reforço na janela de transferências. Em uma troca um pouco desfavorável, o mais novo jogador da franquia é Douglas Murray que estava no San Jose Sharks.

Murray é popularmente conhecido como "armário" (191 de altura e 109 kg), o jogador atuava pelo San Jose Sharks, único time que teve passagem na NHL em toda sua carreira. O defensor sueco nunca teve muito destaque atuando pelo time da Califórnia.
Internacionalmente sua maior experiência foram os jogos olímpicos de inverno, em Vancouver, 2010. Na competição, Murray representou seu país (a Suécia) que no final acabou perdendo nas quartas-de-final.

A proposta que trouxe o jogador a Pittsburgh envolveu a ida de segundas escolhas no draft 2013 e 2014 para o Sharks em troca do defensor.
A troca pode ser entendida de diversas maneiras, porém ao meu ver, o Penguins saiu perdendo uma vez que Murray não é nenhum grande jogador e não vale o que foi pago em cima dele.... Mas, vale confiar em Ray Shero.

Fica claro que as contratações e mudanças que vem ocorrendo mostram a clara movimentação nos bastidores para que a Stanley Cup volte logo para Pittsburgh... Tanto Morrow quanto Murray agregam em experiência e podem dar o toque que faltava a equipe, assim como podem deixar a desejar.

OBS1: Só para constar, o primeiro gol de Murray na NHL foi em cima do Flyers. Bom sinal?

domingo, 24 de março de 2013

Pré Jogo - Penguins @ Canadiens


Nada como vencer 12 partidas seguidas e liderar a conferência. Mas, há um time que não está nada satisfeito com isso, que também vem buscando assumir a primeira colocação do leste... E esse time é nosso próximo adversário.

Montreal Canadiens vs Pittsburgh Penguins, um dos confrontos mais esperados da liga no momento, é a disputa de um time que busca voltar ao topo da conferência contra o outro que vive um momento sensacional e quer continuar invicto no mês de março.
Quem vai levar a melhor? Só vamos descobrir após os 60 minutos de jogo na terça-feira.

A nosso favor temos diversos fatores, um deles é a torcida que vem lotando a CEC e sendo o sétimo jogador em muitos momentos. A sequência de 12 jogos sem perder e a última vitória sobre o Flyers de maneira espetacular também podem trazer mais motivação aos Pens...
O time canadense também não vem desmotivado, faz uma campanha acima da média e vem sendo uma das surpresas até o momento, superando inclusive o Boston Bruins que dominou a divisão do nordeste por muito tempo.

Minha aposta para a partida é em Neal. Faz tempo que não vem fazendo bons jogos como antigamente, mas com a possível volta de Malkin ele tende a voltar a jogar como no começo da temporada... A primeira linha também nunca pode ficar de fora dos possíveis destaques do jogo!

O time provável para a partida começa com Fluery no gol mesmo tendo jogado no domingo. As linhas voltam as originais com a possível volta de Letang e Malkin que já estão treinando normalmente, o que provavelmente nos levaria a o esquema a seguir:

KUNITZ - CROSBY - DUPUIS
BENNETT - MALKIN - NEAL
COOKE - SUTTER - KENNEDY
GLASS - JEFFREY - ADAMS

MARTIN - ORPIK
LETANG - NISKANEN
DESPRES - ENGELLAND

FLEURY
VOKOUN (Backup).

Lembrando a todos que as linhas podem sofrer alterações conforme a vontade do Sr. Byslma!

OBS1: Quem tiver o pacote HD poderá acompanhar o jogo pela ESPN+ a partir das 8:30 da noite.

Meu palpite é: Penguins 5 @ 3 Canadiens.

Pós Jogo - Penguins 2 @ 1 Flyers (OT)


No primeiro dia de Brenden Morrow como um pinguim, o futuro jogador da franquia tem muito o que comemorar, seus futuros parceiros venceram a décima segunda partida seguida sobre o maior rival, o Philadelphia Flyers!

Hoje a Consol Energy Center estava simplesmente lotada! 18,662 pessoas assistindo a partida, o que inclusive passa o limite considerado máximo de 18,387 fans... O maior público de nossa "nova" casa em que mandamos as partidas desde 2010...
Aos poucos, conforme o horário da partida de aproximava, nossa casa se transformou em um "caldeirão" de  torcedores esperando a décima segunda vitória seguida, esperando ver o time se tornar o "mais quente" da liga justamente em cima do maior rival, o Flyers.
E mesmo com toda a apreensão, o sofrimento e os momentos em que o Penguins parecia não conseguir fazer o gol, no final tudo valeu apena, não só para quem estava lá... Mas para quem estava em qualquer lugar torcendo pelos Pens!

Foi a última partida entre Penguins e Flyers na temporada regular de 2013, somados foram 4 jogos sendo 3 vitórias a nosso favor e apenas 1 derrota. A única chance das duas equipes voltarem a se enfrentar é possivelmente nos playoffs e caso isso não vier à acontecer fecharemos a temporada sem saber o que é perder na Wells Fargo Center.
Enfim, vamos ao que interessa, ao resumo da partida...

O primeiro período foi algo que podemos chamar de atípico em um Penguins vs Flyers. Apenas uma penalidade, poucas chances claras, poucos hits e poucos shots on goal (9 para os Pens e 6 para o Flyers).
De qualquer maneira o Penguins dominou os primeiros 20 minutos, chegou perto de marcar com Dupuis que acertou a trave e a única penalidade que aconteceu na partida (a nosso favor) foi desperdiçada. O Flyers teve algumas poucas chances, mas Fleury esteve bem e defendeu todos os disparos ao gol.
Por fim, 0 a 0 mesmo dominando o jogo...

No segundo período tivemos uma pequena melhora no que diz respeito a emoções, os Pens continuavam melhores na partida e tudo apontava para que o gol saísse naturalmente.
O tempo passou, muitas chances e nada de balançar as redes... Paul Martin então acabou cometendo a primeira penalidade contra o Penguins no jogo. Em um power-play goal, Giroux colocou o Flyers na frente... Injustiça? Quem foi que disse que hóquei é algo justo?
Agora já não existia mais a antiga calma, e o discurso de que "o gol vai sair naturalmente" foi trocado por "o gol precisa sair urgentemente".
Infelizmente, não foi no segundo período, os Pens iriam para o último intervalo estando com a desvantagem de 1 gol no placar.

Nesse momento que se pensa, na temporada inteira o Penguins não ficou 1 jogo se quer sem fazer gols. Seria justamente contra o Flyers que proporcionaríamos um shutout para o goalie adversário?
Era justamente o que confortava os torcedores que faziam uma linda festa na CEC... Os Pens pareciam jogar em um power-play infinito que não resultava em gols, e o Flyers se defendia de todas as maneiras possíveis acreditando em um possível contra-ataque.
Bryzgalov parecia que estava realmente determinado em passar o jogo sem tomar nem um gol, o goalie dos laranjinhas continuava realizando uma série de boas defesas. Foi necessário um 5 on 3 para que o gol saísse, mas finalmente saiu, Crosby empatou o jogo em um lindo one timer shot!
A partir dai, ambos os lados tiveram chances claras e o jogo finalmente ficou com cara de batalha da Pensilvânia... Fluery e Bryzgalov não deixavam que nenhum dos dois lados tomasse a frente do placar apesar de pressão pelos dois lados. E por fim, acabaram-se 60 minutos com o placar empatado.

Restavam mais 5 minutos no OT para que a partida fosse decidida, caso contrário teríamos SO... O Flyers teve uma chance clara, mas Fleury novamente apareceu bem e salvou os Pens da derrota.
Em seguida, assistimos uma explosão... Os 18 mil fans que lotaram a CEC puderam finalmente soltar o grito do último gol da partida, o gol da vitória! Tyler Kennedy fechou o caixão e determinou assim a décima segunda vitória seguida para o time com maior sequência de vitórias no ano de 2013!

OBS1: Tomar um gol de Giroux é ruim, mas assistir o Crosby fazer um gol no Flyers apaga qualquer mal que tenha sido feito anteriormente!
OBS2: 4 penalidades no jogo inteiro e 2 PPG.
OBS3: Kennedy, mesmo com seus maus jogos, muito obrigado pelo gol que nos deu a vitória!

TROFÉU DO JOGO: Fleury! O gol que tomou não foi sua culpa e no resto defendeu tudo, salvou o Penguins diversas vezes e deu a tranquilidade necessária para empatar e posteriormente virar.
FOGUEIRA DO JOGO: Glass. Foi em uma pequena falha dele que fez com que Giroux fizesse o gol do Flyers.

Brenden Morrow é o mais novo pinguim!


Não foi dessa vez que Iginla (nome mai esperado entre os torcedores) acertou com o Penguins. O destino do winger da seleção canadense que atualmente joga no Calgary Flames ainda é incerto, mas a única certeza é que sua futura casa não será em Pittsburgh.

E qual o motivo? O Penguins acaba de anunciar a contratação de Brenden Morrow (left winger que atuava no Dallas Stars, sendo inclusive o capitão do time). Em troca o Stars ficará com Joshep Morrow (prospect dos Pens) e uma quinta escolha no draft de 2013.

Aos que se decepcionaram com o anúncio pois estavam esperando um jogador com o nome de Iginla, não há motivos para se desesperar. O jogador que virá para os Pens é de muita qualidade, tendo jogado na seleção canadense por diversas vezes e foi draftado em 1997 pelo Dallas Stars onde é considerado um ídolo.

A aposta de muitos e inclusive minha é que o jogador venha para compor a segunda linha, fazendo assim com que Bennett vá para a terceira linha. Caso o rendimento seja acima do esperado, não há problemas em vê-lo atuando na primeira linha também...

Os motivos que Dallas teve para trocar seu capitão por tão pouco são desconhecidos (mesmo considerando Joseph Morow um elite prospect!), mas aparentemente o jogador não apresenta nenhuma grave lesão (apesar de ter sofrido com várias nos últimos 2 anos) e não vive um momento tão ruim a ponto de ser colocado para troca tão facilmente.
Resta salientar a todos que os Pens também adquiriram uma terceira escolha do Stars no draft!

Resta esperar agora e torcer para que Morrow faça história nos Pens e honre a jersey que vestirá no futuro.

sábado, 23 de março de 2013

Um pouco de matemática e um pouco de especulação...


A temporada vai caminhando para seu fim. Parece ontem todos nós comemorávamos o inicio de uma temporada encurtada que pois fim ao locaute... De qualquer forma, passaram-se os dias e hoje a realidade é outra, nem todos comemoram mais e algumas projeções tanto especulatórias quanto matemáticas estão sendo feitas...

No campo da matemática temos a seguinte conta:

O New York Rangers atualmente é o nono colocado com 32 pontos e 18 jogos restantes, matematicamente falando, se o time de Nova Iorque vencer todas as partidas que lhe resta a pontuação máxima atingida seria 68 pontos.
O Penguins atualmente tem 48 pontos, podendo chegar a 80 caso vença todos os próximos 16 jogos, sendo nesse momento o líder da conferência e da divisão.
Portanto, com mais 20 pontos (ou 10 vitórias) o Penguins estará matematicamente classificado para os playoffs, sem nenhuma chance de ficar de fora do grupo dos 8.

No que diz respeito a divisão do atlântico, o Devils (segundo colocado) tem 34 pontos e 17 jogos por fazer, podendo chegar aos mesmos 68 pontos do Rangers... Portanto, para que o Penguins garanta matematicamente a divisão do atlântico, faltam 20 pontos (ou 10 vitórias)!

No campo da especulação, que ao contrário da matemática, não dá certeza, temos o seguinte:

Devils em uma boa fase vencerá provavelmente 12 de seus 17 jogos, e o Rangers também em boa fase vencerá provavelmente 13 de seus 18 jogos.
Se ambos estiverem em uma fase ruim, respectivamente vencerão de 5 a 7 jogos cada um...

Sendo qualquer uma das maneiras, o Penguins poderia ficar seguro caso vencesse mais 8 jogos... Nessa conta a especulação nos leva a crer que os dois times rivais, tanto em conferência quanto em divisão não venceriam 100% de seus compromissos.

Outra especulação é sobre o adversário nos playoffs, caso classificarmos em 1 lugar da conferência há grandes chances de enfrentarmos algum time de nossa divisão (colocaria Flyers, Devils e Rangers como possíveis) na primeira rodada.
Outros possíveis adversários em minha opinião seriam o Capitals, Maple Leafs e Hurricanes.

Caso classificarmos na terceira ou segunda colocação os adversários prováveis não iriam variar muito, apenas em caso de mudança drástica no panorama geral da liga. O Senators apareceria também como possível adversário em caso de terceira colocação.

O mais importante é lembrar que tudo pode mudar a qualquer momento dependendo de fases vividas por cada um dos times e o calendário de jogos daqui para a frente. Lembrem sempre, a matemática está 100% correta enquanto a especulação gera dúvidas e más interpretações.

Branco, preto ou azul? As três camisas mais lindas do hóquei.


Existem três, apenas três camisas na NHL que podemos citar como as mais bonitas. De fato, existem outras que também chamam a atenção por sua beleza, mas não chegam a fazer nem se quer sombra as que citarei agora.
Suas cores são branco, preto e azul... Todas tem suas tradições, seus detalhes específicos e podem até mesmo variar de modelos e tamanhos. Em comum, elas carregam uma característica que as faz se tornarem ainda mais belas, o símbolo do Pittsburgh Penguins.

De preto (com detalhes em amarelo, modelo 1991) vencemos nossa primeira Stanley Cup.
Naquele memorável dia 25 de Maio de 1991, Mario Lemieux gravou seu nome pela primeira vez em uma Stanley Cup como capitão do Penguins após vencer o jogo 6 contra o extinto Minnesota North Stars.
Um ano depois, novamente de preto, os Pens venceram pela segunda vez a liga mais disputada de hóquei do mundo. Uma varrida sobre o Blackhawks eternizou um time que nunca sairá da memória de quem teve o privilégio de assisti-lo...

Se o preto significou dois títulos na década de 90, a camisa branca também teve seus dias de glórias e se eternizou como a que quebrou o jejum de 17 anos sem a Stanley Cup.
No dia 12 de Junho de 2009, os Pens trouxeram a taça novamente a Pittsburgh após vencer o Red Wings com dois gols de Max Talbot. Crosby levantou pela primeira vez uma Stanley Cup e se tornou o capitão mais jovem a levantar a taça...

Antes mesmo de preto ou branco, a cor "trouxe" o Penguins para a NHL foi a azul. Vestindo uma camisa azul clara, Briere encantou os olhos dos admiradores de hóquei que pouco conseguiram vê-lo jogar, apenas 1 ano após sua estreia um acidente trágico lhe tirou a vida!
Mais recentemente, a camisa azul também foi utilizada como meio de relembrar as origens e virou o uniforme alternativo dos Pens, sendo reestreada no Winter Classic realizado no Heinz Field, em Pittsburgh.

Azul, preto, branco... Todas são camisas de muita tradição, cada uma com seu momento especial que ficou marcado na memória do torcedor.
De preto se eternizou Lemieux com 2 Stanley Cups seguidas... De branco foi a vez de Crosby levantar a taça e caminhar rumo a sua consolidação no cenário do hóquei mundial. Vestindo azul, Briere, mesmo jogado pouco e tendo sua carreira interrompida por forças maiores encantou aos olhos de muitos e criou a identidade do Penguins com a cidade de Pittsburgh.

Talvez, seja difícil escolher entre qual é a mais bonita, qual é com maior tradição e qual simboliza mais o Pittsburgh Penguins. O que é muito fácil é lembrar os momentos marcantes de cada uma, tal como gols, jogos e títulos...
Agora restam a vocês leitores, responderem, qual é a camisa mais bonita? Com mais tradição? Que simboliza mais os Pens? E qual seu momento marcante com alguma delas?

OBS1: Atualmente estamos jogando com a preta para jogos feitos em casa, branca para jogos realizados fora e azul em alguns jogos em casa.
OBS2: As perguntas são independentes do modelo.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Pré Jogo - Penguins @ Flyers


Chegou! Nosso quarto encontro com o Flyers no ano é a próxima partida. Estão preparados para mais uma Batalha da Pênsilvania? Na verdade, nenhum dos lados nunca estão até que o puck comece a deslizar e se inicie mais um capítulo na história de uma das maiores rivalidades do hóquei norte-americano.

O jogo de domingo vai ser na Consol Energy Center, ou seja, teremos nossa torcida a nosso favor e além disso o fato de que estamos como o time "mais quente" da liga no momento pode servir como agente motivador. São 11 vitórias em sequência, passamos inclusive de uma mão cheia!
Pelo lado dos laranjas a busca desesperada por uma vaga entre os 8 que vão aos playoffs pode ser algo muito motivador para a partida. Vencer o Penguins daria ao nosso rival uma moral extra para seguir caminho até uma possível classificação, que atualmente não está fácil de ser atingida.

Estamos em momentos completamente diferentes na tabela, o que não significa que o Penguins entrará no jogo com uma vantagem maior. Batalha da Pensilvânia é algo totalmente diferente dos outros jogos, nunca pode-se prever o que vai acontecer e nem mesmo duvidar de algo.
No último confronto isso ficou bem claro, o Penguins virou uma partida cuja estava sendo perdida por 4 a 1, e ainda por cima sendo realizada na casa de nosso rival.

Até agora são 3 jogos, duas vitórias a nosso favor e uma a favor deles. O que me preocupa é que a única a favor dos laranjas foi exatamente no palco do confronto de domingo... Mas, em algum momento precisamos dar o prazer a nossa torcida de vencer o Flyers jogando em casa certo? E quem sabe essa hora chegou?!

O time provável que vai enfrentar os insetos começa com Fleury no gol, e as linhas originais com a possível volta dos 3 jogadores que desfalcaram os Pens na última partida. O único que permanece como uma dúvida maior é Malkin que poderá ou não voltar, depende de Byslma.
Letang e Kennedy tem 75% de chances de estarem presentes no gelo para a partida...

Minha aposta do jogo fica na conta de Crosby! Estou motivado em vê-lo decidir mais uma partida e dessa vez contra nosso maior rival. Que minha motivação sirva de inspiração a realidade, certo?

Meu palpite é: Penguins 5 @ 3 Flyers.

COMO ESTAMOS NA TEMPORADA? - GUIA DO PITTSBURGH PENGUINS! #2

Pela segunda vez chegou a hora de fazer o guia dos preguiçosos que não leem pós jogos e estão esperando os playoffs, ou daqueles que não tem tempo para acompanhar o time de perto.
Já foram quase 75% dos jogos realizados e como prometido chegado o dia 22 é a hora de dar um panorama dos Pens para a torcida que acompanha o blog!

Atualmente estamos na primeira colocação da divisão do atlântico (com certa folga sobre o segundo colocado), primeira colocação da conferência leste e terceira colocação geral na liga. De fato, estamos nos consolidando como melhor time do leste...
O título da divisão está em nossas mãos, nos 16 jogos que faltam se ganharmos 10 estaremos com o título assegurado. Já na conferência a briga tende a ser boa, tanto com o Canadiens quanto com o Bruins que também brigam entre si pela divisão nordeste.
Se a temporada terminasse hoje nosso adversários nos playoffs seria o Carolina Hurricanes.


A artilharia dos Penguins está atualmente nas mãos de Kunitz (19 gols), na segunda colocação aparece James Neal (17 gols). O jogador com mais assistências e também mais pontos é Sidney Crosby, ao todo são 39 assitências e 52 pontos.
Entre os defensores Letang e Martin são os que melhores estão classificados nos quesitos de pontuação em partidas!

Até o momento o destaque do Penguins é o capitão Sidney Crosby. Além de principal nome do time na temporada, Sid é um dos principais candidatos a concorrer ao prêmio de jogador mais valioso da temporada (MVP)!
Segundo algumas projeções feitas por diversos veículos de mídia, os dois nomes que aparecem como favoritos são o de Stamkos (Lightning) e o de Crosby.
Muito de seu destaque vem principalmente da objetividade e número de pontos atingidos em sequências de jogos... Tudo aponta que nosso capitão finalmente voltou após sofrer com uma série de problemas fora do gelo.

Malkin e Neal abaixaram suas produções durante o período entre um guia e o outro devido as 2 lesões sofridas por Malkin (que o tiraram de 6 jogos até o momento). Com isso, o poder ofensivo da segunda linha cai muito fazendo com que Neal acabe tendo mais dificuldades em render bem.
Acredito que com a recuperação de Geno e a volta das linhas originais, Neal também volte ao seu melhor hóquei possível e continue na briga saudável pela artilharia.



PROJEÇÕES DO GUIA 1:
Pontos projetados: 22
Pontos conquistados: 24
Status: Acima da média.

Até o próximo guia teremos 16 jogos sendo 9 deles em casa e 7 fora de nossos domínios. O guia 3 sai no dia 28/04.
Pontos projetados: 20
Pontos possíveis: 32
Abaixo da média: 15 pontos para menos.

Pós Jogo - Penguins 4 @ 2 Islanders.


2 pontos, de novo, dessa vez conquistados em cima do Islanders jogando na cidade de Nova Iorque. Mesmo não jogando tão bem os Pens não tiveram tantas dificuldades e até que tiveram em alguns momentos a dominância do jogo, mesmo esse sendo contra um adversário "sujo" e "encardido".

Alguns nomes desfalcaram o time que seria o perfeito para o confronto. Letang, Kennedy e Malkin não jogaram e acabaram por fazer falta em determinados momentos, mas quem quer ser líder da divisão e da conferência tem de ter elenco certo? E o Penguins tem!

Sem mais enrolações e conversas furadas de pós jogo, vamos ao que interessa a quem veio até aqui ler, segue então a cronologia dos períodos em resumo do que aconteceu na partida que marcou nossa décima primeira vitória seguida.

O primeiro período não foi bom! Os Pens pareciam não estarem jogando como uma equipe que vem embalada na competição... Seja pelo jogo pesado dos Islanders ou pela falta de vontade, o Penguins acabou por fazer 20 minutos apáticos que resultaram em uma vantagem ao adversário.
Streit inaugurou o marcador e deixou o time da casa com 1 a 0, na verdade de chance clara de ambos os lados, só houve essa e mais alguns shots dos Isles que foram facilmente defendidos por Vokoun.
O mais emocionante do período foi a briga entre Adams e Martin (podem se acalmar, não é o Paul Martin e sim o Matt Martin, jogador do Islanders).

No segundo período tudo começou a mudar, Bylsma provavelmente deve ter acordado a equipe no vestiário e os Pens voltaram para a partida com um novo ânimo. De qualquer forma, mesmo com uma nova cara, o Islanders também fazia uma boa partida e alguns desfalques acabavam por pesar para nosso lado em algumas situações.
Em resumo, o jogo estava equilibrado e Vitale contribuiu para manter o equilíbrio empatando a partida em 1 a 1.
Josh Bailey se aproveitou da falha de Engelland que o deixou sem marcação nenhuma e recolocou o time de Nova Iorque na frente no placar... Para dizer bem a verdade, foi de fato algo justo pelo que os Isles apresentavam no jogo.
Kunitz bem no final do segundo período fez o seu e acabou fazendo com que o terceiro período começasse com 2 a 2.

O jogo estava em aberto, foi quando Sutter apareceu logo aos 2 minutos e desempatou a partida deixando o Penguins na frente do placar pela primeira vez.
Teria o Islanders condições, tanto técnicas quanto morais para empatar a partida e forçar o overtime, ou até mesmo virar o jogo? Perguntas que foram se arrastando a medida que o tempo passava e a vantagem parecia se consolidando.
Quando as esperanças do time da casa já estavam acabadas, Dupuis em um empty-net goal faltando 1 segundo aumentou nosso saldo de gols e deixou a vitória um pouco mais larga a nosso favor. Nada que alterasse muito o que foi a partida.

OBS1: 11 vitórias seguidas.
OBS2: Engelland bobeou demais no segundo gol do Islanders.
OBS3: Crosby deu mais 2 assistências e continua pontuando em quase todos os jogos.

TROFÉU DO JOGO: Kunitz! Jogou muito bem e deu o toque que precisava na primeira linha... Se nos outros jogos não havia sido tão decisivo, hoje voltou a ser o jogador que vem chamando muita atenção na temporada. Mais um gol em sua conta!
FOGUEIRA DO JOGO: Engelland. Falhou feio no segundo gol, era claramente o homem que deveria estar fazendo a cobertura de Bailey.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pré Jogo - Penguins @ Islanders


Após uma série sensacional de vitórias atingida (e com isso, recorde quebrado!) chegou a hora de manter o ritmo e continuar buscando o maior número de pontos possíveis para se classificar em uma boa colocação na hora dos playoffs.

O adversário do próximo jogo já é bem conhecido, o New York Islanders... Em nosso último confronto aplicamos um "chocolate" de 6 a 1 sobre eles, e fatalmente agora teremos que enfrenta-los jogando fora de nossos domínios.
E sabe o que isso muda? Nada, exatamente nada!

O Islanders não é um time que podemos falar que "torcida pesa", mesmo que possa as vezes parecer estranho, não me parece que jogaremos fora de nossos domínios! O Penguins tem mais time, vem com muita moral de uma boa série de vitórias e enfrenta um Islanders que não vive um bom momento.

A receita para vencer é simples, pode ser que não funcione na prática, mas acho difícil o jogo seguir outro caminho senão esse: Islanders tentando impor seu jogo físico e procurando Tavares com a referência e Crosby sofrerá uma marcação pesada, mas não impossível de vence-la (isso ele acaba tendo que fazer todo jogo!).
Ou seja, basta fazer um sistema que deixe a única referência do time de Nova Iorque isolada e aproveitar muito nossas boas linhas de ataque, tanto quanto os defensores que tem potencial ofensivo (Martin, Letang e Niskanen).

Mas, quem decide sobre esquemas é o senhor Dan Byslma.
Meu trabalho aqui é somente fazer um pré-jogo e informar certas coisas como que Letang provavelmente voltará para essa partida, Malkin já não é mais dúvida e com quase absoluta certeza vai para o jogo e devemos iniciar a partida com Fluery no gol. De resto, mesmas linhas que já são conhecidas por todos...

Meu palpite é: Penguins 5 @ 2 Islanders.



Nota 10!


1 é bom, 2 é melhor ainda, 3 é muito melhor e 10 é Pittsburgh Penguins!O triunfo sobre o Capitals ontem foi a  décima vitória seguida na temporada 2012-2013, o que nos leva a um recorde curioso: O Pittsburgh Penguins é o primeiro time da história da NHL a obter 10 vitórias seguidas (no mínimo) em 3 temporadas seguidas!

Como uma "homenagem" a sequência de 10 triunfos, decidi fazer uma postagem no blog com os dados e pequenos resumos do que aconteceu durante a dezena de partidas mais importante dos Pens na temporada 2013!

Jogo 1: Penguins 7 @ 6 Canadiens.
Partida complicada no Canadá, mas Sutter no OT trouxe 2 pontos muito importantes para entrarmos de vez na briga pela liderança da conferência.

Jogo 2: Penguins 4 @ 3 Lightning.
Jogando em casa a segunda vitória da sequência foi um pouco apertada, mesmo com alguns erros de Fleury o bom jogo coletivo fez a diferença e os Pens venceram os Bolts!

Jogo 3: Penguins 5 @ 4 Flyers.
Uma virada sensacional em cima de nosso maior rival, estando perdendo por 4 a 1 no primeiro período, os Pens reagiram e venceram fora de casa do Flyers.

Jogo 4: Penguins 5 @ 4 Maple Leafs (SO).
Sidney Crosby liderou os Pens que venceram o Leafs mesmo após tomar certo susto ao ver uma vantagem de 3 a 1 ir por água a baixo! No SO coube a nosso capitão definir tudo e voltar do Canadá com a vitória!

Jogo 5: Penguins 6 @ 1 Islanders.
Chocolate nos Isles, o placar só não foi maior pois o time colocou o pé no freio! Jogamos uma das melhores partidas do ano...

Jogo 6: Penguins 3 @ 2 Bruins.
Uma virada para ficar marcada para sempre na história da temporada 2012-2013 do Penguins. Após ficar 55 minutos perdendo por 2 a 0, Kunitz e Sutter (2x) trataram de virar o jogo e mostrar aos Bruins que em terra de pinguim, urso não pisa.

Jogo 7: Penguins 3 @ 1 Leafs.
Mais uma virada no terceiro período, mais uma vitória sobre o Leafs e a sequência cada vez aumentava mais.

Jogo 8: Penguins 3 @ 0 Rangers.
Fleury chegou a marca de maior acumulador de shutouts pelos Penguins e liderou o time a uma vitória de 3 a 0 sobre os antigos favoritos da temporada!

Jogo 9: Penguins 2 @ 1 Bruins.
Tudo resolvido nos 20 primeiros minutos, após o placar feito foi a hora de assistir ao show de Vokoun...

Jogo 10: Penguins 2 @ 1 Capitals.
Partida difícil, mas no final mais uma virada foi concretizada e Ovechkin e sua turma voltaram pra Washington sem somar um ponto sequer.

Durante o período das 10 vitórias foram:
• 39 gols marcados (um dos gols contra o Leafs não conta pois é a contagem do SO).
• 23 gols sofridos.
• 5 viradas aplicadas sobre os adversários.
• 20 pontos somados.
• 2 pontos cedidos a adversários.

terça-feira, 19 de março de 2013

Pós Jogo - Penguins 2 @ 1 Capitals



Dez... Agora são 10 vitórias seguidas! O troféu dos presidentes que antes parecia tão longe, agora começa a se tornar uma realidade que talvez seja próxima. E quanto a divisão? Só erros grotescos nos tiram o título do atlântico em 2013.

O décimo time seguido que sentiu o gosto de perder para os Pens foi o Capitals, que atualmente vive uma má fase, mas ainda tem grandes jogadores e um time que sempre complica nossa vida. Muitos comentaristas diziam antigamente que Pens vs Caps era um jogo de duas franquias emergentes... Hoje a situação é diferente, o Penguins já se firmou como potência e o Capitals deixou seus dias de ouro.

Mesmo com tudo o que foi falado, nunca esperei e acredito que ninguém que lê esse blog ou assiste hóquei esperava um jogo fácil. O placar poderia ser elástico, Crosby poderia fazer um hat-trick, mas o jogo não seria de maneira nenhuma fácil... E não foi!

No primeiro período tivemos poucas emoções, algumas chances para ambos os lados como de costume, porém nada de gols. A Consol Energy Center lotada parecia que estava fazendo pouco efeito sobre os jogadores, um pouco de sono de mais e hóquei de menos...

Mas, no segundo período tudo poderia mudar certo? E o melhor caminho para uma mudança é que algo de errado aconteça para percebermos nosso erro. Ovechkin (sim, é triste dizer, mas foi ele mesmo) fez 1 a 0 para os Capitals em um power-play (penalidade cometida por Kunitz).
E então, como já havia dito e repito, começou a mudança de postura na equipe. Em um PP (que tardou a funcionar!), Paul Martin empatou a partida...
A partir do empate, o jogo voltou a um ritmo lento, os Caps até estavam melhores na partida e tinham mais chances de gol.

O empate não duraria por muito tempo, no terceiro período tudo seria definido, ou no mais tardar um OT ou SO. Mas, realmente, não eram necessários mais do que 20 minutos para fazer um gol e mandar o Capitals de volta para Washington sem nenhum ponto sequer!
O jogo quase foi por água abaixo quando Cooke cometeu 2 penalidades que somadas deram 4 minutos de power-play ao Capitals (não sei ao certo se foram 2 penalidades ou um double minor). De fato não achei que fosse para tanto, mas como foi marcado, o que restava era torcer pelo nosso PK e esperar longos 4 minutos...
Nesse momento uma das cenas mais lindas da temporada aconteceu! A torcida inteira que lotou a Consol Energy Center gritava LET'S GO PENS incentivando o time a matar a penalidade. O resultado? Penalidade terminada e em seguida sai o gol da virada.
Isso mesmo, segundos após matar a penalidade, Niskanen recebe um lindo passe de Cooke e coloca os Pens na frente. A CEC inteira explodiu... Emocionante de ver!
Do gol até o fim o panorama foi segurar a pressão e comemorar mais uma vitória... A décima seguida!

OBS2: Quem não viu, procure ver a torcida gritando logo após o fim da penalidade até o momento do gol!
OBS3: Ovechkin marcou, mas Sid fez 2 pontos, portanto continuou na frente, tanto na tabela quanto no jogo.
OBS4: Líder da conferência!

TROFÉU DO JOGO: Crosby. Duas assistências e um jogo semi-perfeito, fez uma excelente partida e vem se consolidando como MVP da temporada.
FOGUEIRA DO JOGO: Cooke. Quase que sua penalidade acaba com nossa sequência de vitórias.

domingo, 17 de março de 2013

Realinhamento - Hurricanes, Capitals e Blue Jackets?



É o realinhamento chegou de vez aos assuntos mais falados da NHL. Parece que já foi aprovada a proposta de realinhar os times da liga, de qualquer forma, não há nada formal que possa fazer com que demos 100% de certeza cujo novo formato.

O que venho adiantar é sobre algumas mudanças que aconteceriam com o Penguins com o novo realinhamento, e também responder algumas dúvidas frequentes sobre o novo formato que será colocado em vigor a partir da próxima temporada (no mais tardar na temporada 2014-2015).

P.A quais são as chances do realinhamento acontecer? Eu diria que 100%, os rumores estão muito grandes e muitos jornalistas e especuladores da grande mídia canadense e americana que acompanham os bastidores da NHL já dizem que é questão de tempo para que haja um pronunciamento formal sobre a aceitação do novo formato.

Se não acontecer, posso reclamar aqui no blog? Sim! Mas acho difícil que não aconteça, de qualquer forma, pode reclamar até mesmo se acontecer tardiamente ou já tiver acontecido enquanto escrevo isso!

Respondidas as perguntas inicias, vamos a uma breve análise de como a nova divisão do Penguins ficará após o realinhamento.
Os integrantes serão: New York Rangers, New York Islanders, Philadelphia Flyers, New Jersey Devils, Pittsburgh Penguins, Carolina Hurricanes, Colombus Blue Jackets e Washington Capitals.

O novo formato fará com que os jogos contra Hurricanes, Blue Jackets e Capitals aumentem, portanto enfrentaremos mais esses times do que antigamente, quanto ao resto tudo tende a permanecer igual já que eles já integravam a mesma divisão que o Penguins.
Ao meu ver nenhum desses novos integrantes entra na divisão como franco favorito a dominar, com isso acredito que os 4 melhores continuarão sendo Penguins, Devils, Flyers e Rangers. Capitals e Hurricanes podem figurar em algumas temporadas posições melhores, mas não acredito que sejam potências dentro da divisão.
Quanto ao Islanders e o Blue Jackets, só bons anos de draft e alguma sorte para fazerem alguma sombra aos outros times...

O realinhamento fora do contexto de nossa divisão nos proporcionará também:
• Mais jogos contra o Red Wings que fará parte da conferência leste (integrando a outra divisão).
• Menos jogos contra o Jets, que mudou de conferência e agora fará parte do lado oeste da NHL.
• Uma dificuldade maior em classificar para os Playoffs (sério, olhem nossa divisão e as outras e comparem!).
• Chances 0 de reeditar a final de 2008 e 2009 entre Penguins e Red Wings na final da Stanley Cup.

Caso haja alguma dúvida no sistema de playoffs, favor consultar o texto da coluna de Thiago Simões (comentarista da ESPN e ESPN+): http://espn.estadao.com.br/post/313178_entenda-a-proposta-de-realinhamento-da-nhl

Conspirações sobre o novo formato: Somente para acrescentar algo que pode ser curioso! Perceberam que há duas divisões com 7 times e as outras duas com 6? Alguns comentaristas da grande mídia envolvida no hóquei acreditam que esse espaço seja apenas uma lacuna para que Bettman force a entrada de duas novas franquias na liga. Assim ficariam 4 divisões com 7 times cada uma...
Verdade ou não, é de se fazer pensar, mas no caso de Quebec ser uma das cidades um novo realinhamento seria feito levando os Red Wings de volta para o lado oeste? Resta esperar...

Pré Jogo - Penguins @ Capitals


Após a falta de 3 pré jogos, vim me redimir e fazer um dos pré jogos que mais gosto. O adversário da vez é o Capitals que vai de mal a pior na tabela e está tentando fazer com que a temporada não seja tão melancólica...

A nossa vaga nos playoffs está praticamente garantida, a partir de agora é só levar tudo com certa normalidade que a vaga será nossa e provavelmente em uma boa colocação. Dá para pensar em troféu dos presidentes e título da divisão? Sim, mas primeiramente o foco é classificar entre os 8 melhores.

A situação do Capitals é a oposta, a presença deles fora da lista dos 8 melhores da conferência leste é quase que uma previsão certeira. Atualmente o time de Washington está com 23 pontos, são 21 a menos que os Pens. Ou seja, para chegar aonde estamos os Caps teriam que dobrar a temporada que vem fazendo até o momento.

Mas, cada jogo é um jogo e não podemos nos basear nesses dados para dar a vitória como certa. Não estamos tratando de um time ruim, apenas de uma equipe que vive um mal momento... É preciso continuar jogando o que os Pens apresentaram nas últimas partidas e encarar o jogo como uma partida complicada.

A nosso favor está o fato de jogarmos em casa, e provavelmente teremos a lotação máxima na Consol Energy Center! Além de que, como já disse, o momento do Capitals não é bom o que facilita as coisas para o lado do Penguins... Não se pode cair no jogo desesperado do time da capital, uma das virtudes dos Pens até agora é a tranquilidade e essa será extremamente importante para esse jogo.

Atenção em Crosby e Sutter que provavelmente serão os principais nomes no gelo na armação de jogadas, Neal, Bennett, Kunitz e Dupuis (em geral todos os wingers) também apareceram com certa frequência... Não se esqueçam que o sistema defensivo do Capitals é um de seus pontos fracos, assim como o goalie.

O time provável é o que enfrentou o Bruins, a única mudança é a entrada de Fleury no gol (primeira partida como goalie com mais shutouts da franquia!). Malkin não tem previsão de retorno para essa partida, algumas fontes apontam que ele só voltará contra os Flyers e outros apontam que a volta será apenas em Abril, resta esperar informações concretas...

Meu palpite é: Penguins 7 @ 3 Capitals. (Vão buscar essa 10 vitória seguida Pens!)

Pós Jogo - Penguins 2 @ 1 Bruins



São 9! Como diriam as crianças, falta um para ser uma "mão cheia" de vitórias para o Penguins... 9 vitórias seguidas e contra adversários de alto nível. A vítima da vez foi o Boston Bruins, time que havíamos enfrentado a poucos dias atrás e vencido em um jogo dramático.

Com a vitória somos os líderes da conferência e disparados na divisão com 12 pontos de vantagem sobre o Devils... Quem será que vai parar o Penguins? Espero que demore para que isso aconteça, mas de qualquer forma a vantagem conquistada nos deixa praticamente dentro dos playoffs, a menos que uma série de maus resultados venham em sequência.

Mas, como a caminhada até esse ponto da tabela foi feita a partir de vitórias em jogos difíceis  que tal comentar sobre a nona vitória seguida? Penguins contra Bruins em uma manhã (sim, uma manhã) de hóquei nos EUA...

O primeiro período foi o que fez as coisas acontecerem... Mesmo com a forte marcação de Chara, que já era conhecida desde o último confronto, Crosby encontrou um espaço livre e recebeu um lindo passe de Kunitz para fazer o primeiro gol dos Pens.
Em seguida, Seguin empatou tudo em um gol que poderia ter sido evitado, o jogador dos Bruins estava totalmente desmarcado e contou com alguns desvios do puck para sobrar frente a frente com o gol. Vokoun pouco pode fazer...
Mas, o último gol da partida foi de Joe Vitale a poucos segundos do fim do primeiro período. Orpik (que agora joga de visor) e Adams deram as assistências...

Se na primeira etapa do jogo tudo aconteceu, na segunda quase nada empolgou... Vokoun fez diversos saves e o Bruins esteve muito perto de empatar a partida, mas tanto nosso goalie quanto nosso sistema defensivo apareceram muito bem
Os Pens tiveram algumas poucas chances que não foram muito efetivas, nenhuma trouxe muito perigo, somente uma tentativa de Dupuis que acabou efetuando uma tacada ruim ao gol.

No terceiro período o Bruins tentava de todas as maneiras empatar a partida, mas em seu caminho havia Tomas Vokoun... Seguin chegou muito perto de balançar as redes, mas o puck passou caprichosamente pela linha do gol e não entrou.
Os Pens tiveram algumas chances principalmente vindas de Sutter que atuava na segunda linha devido a lesão de Malkin...
Por fim foram 20 minutos onde Vokoun se sobressaiu e os Pens confirmaram mais uma vitória, a nona em seguida sendo assim o time com a maior sequência atual na liga!

OBS1: Isolando o lance do gol que foi uma falha generalizada, a defesa inteira está de parabéns pela partida.
OBS2: Não pensem que só Vokoun foi bem na partida, Rask também efetuou alguns bons saves pelo Bruins.
OBS3: Não adianta colocar o Chara em cima do Sid! Mais um ponto para a conta do capitão...

TROFÉU DO JOGO: Vokoun! São dois troféus seguidos para os 2 goalies, dessa vez Vokoun jogou muito bem e não permitiu que os Bruins empatassem a partida. O gol que tomou não foi de maneira alguma uma falha sua.
FOGUEIRA DO JOGO: Neal. Não apareceu em nenhuma jogada ofensiva, não participou bem do jogo e acabou ficando com um coadjuvante.

Pós Jogo - Penguins 3 @ 0 Rangers




Alguém ai já viu pinguim voando? Pois eu já, e na atual fase dos Pens parece até normal ver o time liderando a divisão com tanta facilidade.
Literalmente estamos "voando" acima de times que no papel são teoricamente "imbátiveis" e um deles foi o adversário de hoje.

O New York Rangers começou a temporada sendo a sensação, o time a ser vencido, o favorito... Hoje se forem aos playoffs já está de bom tamanho.
Já os Pens começaram como sendo uma incógnita, não se sabia ao certo como voltaria o capitão Sidney Crosby e nem se Fleury estaria intacto no gol mesmo com o fim de temporada passado sendo ruim. Hoje se o Penguins for campeão, não será surpresa para ninguém.

Os momentos desde o início do ano mudaram muito! O que não mudou foi o fato de que o Rangers continua sendo um freguês dos Pens...
Esse ano o time de Nova Iorque não sabe o que é vencer, já foram 3 vitórias a nosso favor e com vantagens ligeiramente grandes. Dessa vez não foi diferente...

No primeiro período Bennett abriu o placar para os Pens, um lindo gol que bastou para começar mais um show dos Pens!
A partir dai algumas chances para ambos os lados e nada de gols, Fleury fez algumas boas defesas e Lundqvist também se mostrou sólido...

No segundo período o jogo passou a ficar mais disputado, algumas chances para os Pens e outras para o Rangers. Por sorte, Marc-André Fleury vivia um dia espetacular e parava todos os shots que tentavam ameaçar o que se confirmaria mais tarde como o vigésimo terceio shutout de sua carreira.
Se por um lado não tomamos gols, por outro também não fizemos nenhum e o jogo continuou com o placar mínimo a nosso favor...

1 a 0 era um resultado em aberto, o terceiro período poderia ter diversos rumos. Talvez o Rangers empatasse a partida, talvez o jogo acabasse em 1 a 0, quem sabe um empate não levaria tudo ao OT?
O fato é que o rumo seguido foi o que nos levou a vitória... Alguns vão dizer que foi sorte, mas eu não, prefiro chamar de competência. Kennedy (que por sinal critiquei bastante por estar fazendo uma temporada ruim) fez o segundo gol em um power-play, e Dupuis selou a vitória com um gol que merece ser visto diversas vezes (simplesmente uma pintura).
E assim a sirene tocou pela última vez, alertando a todos presentes na Consol Energy Center de que o "ex favorito" tinha perdido para a "ex incógnita".

TROFEU DO JOGO: Fleury. É o goalie com mais shutouts pelos Pens devido a essa vitória sem tomar gols! Fez por merecer e defendeu tudo que cruzou seu caminho.
FOGUEIRA DO JOGO: Kunitz. Nesse jogo não se encontrou e rendeu abaixo de sua média.

Pós Jogo - Penguins 3 @ 1 Leafs


Mais uma virada, mais uma vitória e cada vez mais eu percebo que nosso time está com todos os requisitos para ser um cotado como campeão. Se isso vai acontecer, o que vai dizer é o tempo e os jogos que seguirão daqui até o fim da temporada que pode ser coroada com a Stanley Cup pela quarta vez.

Mas, vamos falar do que é concreto até o momento. Fomos até o Canadá para enfrentar o Maple Leafs, jogo difícil e muito físico, e a missão de trazer 2 pontos foi cumprida. Continuamos líderes e cada vez mais isolados...

No primeiro período nada de muito interessante aconteceu. Crosby tentou de diversas maneiras fazer o placar ficar a favor do Penguins, mas o resto da equipe não contribuiu.
Por fim, 20 minutos sem gols para nenhum dos lados!

O segundo período foi diferente do que aparentava que seria. O Leafs que pouco fez no primeiro, voltou para o jogo melhor e após algumas tentativas, abriu o placar.
1 a 0 para o time da casa e Crosby continuava tentando... Mas os demais jogadores não respondiam a altura, nem mesmo o PP funcionou com Kunitz e Neal.

Algo precisava mudar no terceiro período, a vitória não estava impossível e nem longe de ser alcançada. Faltava capricho, mais precisão e um pouco mais de vontade dos jogadores de vencer a sétima partida seguida...
Capricho e precisão vieram no primeiro gol dos Pens na noite, Crosby deu um passe sensacional para Dupuis empatar a partida...
Não vou iludir a todos e falar que a partir desse momento a vontade de vencer aumentou, de fato o Leafs continuou a jogar melhor (inclusive tendo uma chance clara em um breakaway cujo foi desperdiçado). Mas contra o destino não se pode fazer nada... Dupuis marcou seu segundo gol da noite e colocou o Penguins na frente faltando poucos minutos do fim.
Para selar a vitória em nosso último encontro com o Toronto na temporada regular, Adams foi tentar afastar o puck da zona defensiva e acabou dando a sorte de encontrar o gol vazio, empty net goal e mais uma vitória.

OBS1: Dupuis fez 2 gols e com certeza foi um dos nomes da partida.
OBS2: Fleury, obrigado por nos salvar no breakaway a 3 minutos do fim.

TROFÉU DO JOGO: Crosby. De fato, Dupuis também poderia estar recebendo o trófeu, mas dessa vez o prêmio é de Sid por ter sido a referência dos Pens no ataque e talvez o único que jogou muito bem nos 3 períodos.
FOGUEIRA DO JOGO: Letang. Não jogou bem e acabou cometendo alguns erros bobos ofensivamente, defensivamente foi na média...

terça-feira, 12 de março de 2013

Pré Jogo - Penguins @ Maple Leafs


Pela última vez na temporada regular o Penguins enfrenta o Maple Leafs. Nos confrontos esse ano há um empate, tendo o time canadense vencido a primeira partida e o Penguins vencido a última realizada a pouco menos de 1 semana.

O confronto será realizado no Air Canada Centre, portanto preparem os ouvidos para as reclamações da torcida do Leafs e as vaias quando Crosby estiver com o puck. Fora isso, historicamente os Pens costumam fazer bons jogos na casa do Maple Leafs.

Caso vencermos chegaremos a 7 jogos seguidos sem derrota, o que seriam 14 pontos somados sem nenhuma interrupção. Esse seria o recorde do time na atual temporada que atualmente é de 6 partidas sem derrota.

Minha aposta para o jogo é James Neal. No último confronto ficou claro que o jogo físico dos Leafs é muitas vezes desleal o que pode causar penalidades a nosso favor... Nesse ponto, Neal e Kunitz tem muita vantagem e podem aparecer muito bem.

O time provável começa com Vokoun no gol e as mesmas linhas que entraram jogando contra o Bruins. Malkin ainda não voltará para essa partida, a previsão continua de 2 semanas fora do gelo e 1 semana sem treinamentos com contato físico.

Meu palpite é: Penguins 5 @ 2 Maple Leafs.

Pós Jogo - Penguins 3 @ 2 Bruins



55 minutos de apreensão e 5 minutos de perfeição. Essa foi a partida contra o Bruins que marcou nossa sexta vitória seguida... Não é momento de cornetar a equipe, após uma vitória de virada como essa o que devemos fazer é comemorar.
Mas, também não podemos deixar de parabenizar o jogo perfeito que o Bruins fez até os 15 minutos do terceiro período. A partir dai, o Penguins mostrou sua força e fez com que o jogo do time de Boston fosse pelo ralo.

Mesmo com a vitória ficou clara a falta que Malkin faz na segunda linha, principalmente em jogos contra times de qualidade como é o caso do Bruins. Espero realmente que sua volta seja logo e que as 2 semanas que ele ficará fora passem muito rápido.

A vitória nos leva aos 38 pontos (mesmo número de pontos do Canadiens), portanto estamos empatados na liderança da conferência. Além disso, disparamos na liderança de nossa divisão abrindo 9 pontos de vantagem com relação ao Devils que é o segundo colocado.

O jogo de hoje mostrou novamente as características de um time campeão, de um time vencedor que tem tudo para chegar aos playoffs jogando um dos melhores hóqueis da liga. Vencemos um adversário muito difícil, que vai brigar até o fim pela liderança da conferência e com certeza estará nos playoffs. Mas, antes de pensar no que acontecerá, vamos comentar o que já aconteceu:

O primeiro período foi muito ruim para quem estava com saudades de ver os Pens na ESPN. O desempenho do time foi ruim em todos os sentidos, foram poucas chances, poucos shots, poucos faceoffs vencidos...
Como já tinham avisado os comentaristas da EPSN (e de todos os outros canais, brasileiros ou não que acompanham a NHL), Chara estava sendo a sombra de Crosby que pouco conseguia jogar. Nos poucos momentos onde Sid esteve no gelo sem o defensor "gigante" dos Bruins as chances fluíram melhor, mas nada de gols.
Com o desempenho muito abaixo da média das últimas partidas, restou ao Bruins abrir vantagem com certa facilidade, Chara e Seguin anotaram 1 gol cada um e colocaram o time de Boston com 2 a 0 sobre o Penguins.

O que esperávamos do segundo período? Que os Pens voltassem para o gelo totalmente diferente da maneira que entraram.
Bylsma até tentou pensar em uma maneira de cortar a intensa marcação de Chara sobre Crosby (chegamos a ter uma linha com Glass - Crosby - Kennedy no gelo!), mas parecia que nosso capitão não teria sossego até o fim dos 60 minutos.
De bom mesmo no período foi apenas o fato de que não tomamos gols, mas também não marcamos nenhum (mesmo tendo realizado vários shots ao gol). E em 20 minutos que chegaram até a dar sono o placar permaneceu igual.

Terceiro período? Matar ou morrer. Tudo poderia acontecer, desde um gol dos Pens para voltarmos de vez ao jogo ou um dos Bruins para praticamente decidir a partida...
Até os 15 minutos o que vimos foi o contrário disso. O Penguins tentava mas a forte marcação do time de Boston impedia que a criação de jogadas gerasse em gols, e quando a chance era clara, a sorte jogava a favor do adversário. Neal acertou a trave, Dupuis errou o puck, Kunitz quase fez mas parou no goalie do Bruins.
O tempo passava e o placar permanecia o mesmo...
Faltava pouco mais de 5 minutos e a vitória parecia ser do Bruins sem nenhuma sombra de dúvidas, mas hóquei é coisa de momento, e o jogo muda muito facilmente em poucos minutos.
Kunitz fez o primeiro que mais tinha cara de gol de honra, Sutter empatou a partida e fez a Consol Energy Center inteira voltar a acreditar na vitória, Sutter fez mais um e virou o jogo pelos Pens fazendo com que toda a torcida explodisse no grito de gol. Foram 5 minutos, 3 gols e 2 pontos na tabela... O Penguins virava o jogo e estava com 3 a 2, faltando 2 minutos para o fim da partida.
A partir dai foi aguentar a pressão e fazer com que o desespero dos Bruins aumentasse a velocidade dos ponteiros do relógio (que demoraram muito para andar por sinal), e por fim, em jogo de 2 times grandes, o maior saiu vitorioso.

OBS1: PP funcionou muito mal, tendo mesmo com vantagem númerica efetuado poucos tiros a gol... Tudo bem, sabemos que o PK do Bruins é o melhor da liga, mas mesmo assim não tira o demérito do ataque dos Pens.
OBS2: Malkin fez muita falta para aliviar um pouco a primeira linha e retirar um pouco da marcação de Crosby. (Muita falta mesmo!)
OBS3: Kunitz virou artilheiro dos Pens com o gol marcado.
OBS4: Virada fantástica e merecida, tentamos de tudo e o puck não entrava a partir do segundo período! Quando resolveu entrar, foi aberta a porteira!

TROFÉU DO JOGO: Sutter. O troféu não tem como ser dado a outro, foram 2 gols que trouxeram a vitória. A partida em si não foi boa, mas mudou toda sua trajetória de 55 minutos em 5. Decidiu a partida e ponto final.
FOGUEIRA DO JOGO: Kennedy. Não jogou nem um pouco bem e bobeou deixando Seguin sozinho no momento do segundo gol do Bruins.