Os prospectos do Penguins foram até Ontário com muita confiança e uma meta: vencer todos os três jogos do "Rookie Tournament". Mas, a história foi completamente diferente e dos seis pontos possíveis os Pens conseguiram conquistar apenas um, realizando uma campanha muito abaixo das expectativas.
A equipe que foi convocada para representar a franquia em London (cidade da província de Ontário onde aconteceu o campeonato) contava com alguns nomes já conhecidos pelos torcedores. Pouliot, Maatta, Harrington, Jarry, Hartzell, Megna entre outros prospectos de grande futuro eram os grandes cotados para se tornarem destaques da competição.
Logo no primeiro jogo o Penguins entrou como favorito contra o Ottawa Senators. Em uma partida atípica e vexatória, o resultado final foi de 4 a 1 para os canadenses em uma apresentação que não foi nada boa para o goalie Eric Hartzell, um dos considerados culpados pela derrota.
A segunda partida mostrou uma grande melhora, mas não o suficiente para sair do gelo com a vitória. Os Pens fizeram um bom jogo diante do Maple Leafs, mas acabaram perdendo no SO.
Alguns jogadores se destacaram, em especial o forward Kuhnhackl que foi elogiado por Bill Guerin e fez o gol de empate a segundos do fim quando Eric Hartzell já estava fora do gelo dando lugar a um atacante extra.
O resultado final foi de 4 a 3 para o time de Toronto.
O último desafio era tentar ao menos uma vitória contra o time prospecto do atual campeão da liga, o Chicago Blackhawks. Embora a partida não tenha sido ruim, os Pens demonstraram nervosismo e acabaram perdendo justamente para uma equipe que foi superior durante todos os três períodos.
Kuhnhackl foi novamente o destaque e fez mais um gol importante, mas que não foi suficiente para evitar a derrota por 3 a 2.
Os prospectos voltaram do campeonato com um total de 1 ponto, 6 gols feitos e 11 gols sofridos em três partidas. O grande destaque da equipe foi o atacante Tom Kuhnhackl, um dos poucos que chegou até a competição como desconhecido da grande maioria dos torcedores.