No começo da temporada, Bylsma surpreendeu muitos torcedores ao barrar Despres e colocar Maatta nos lineups após a lesão de Letang. Para muitos, a decisão do treinador parecia loucura tendo visto a experiência do jovem defensor finlandês.
O tempo passou, alguns jogos foram realizados e as atuações de Maatta deixaram bem claro que a opção de Dan Bylsma foi extremamente correta. O jovem defensor desbancou até mesmo seu parceiro de linha Robert Bortuzzo e para muitos vinha sendo o destaque defensivo do início da temporada...
Aos poucos seu espaço na equipe parecia mais claro. Mais minutos no gelo foram cedidos ao garoto e mesmo tendo como principal objetivo defender, o defensor conseguiu também dar uma assistência e fazer um gol.
Passado este período de euforia, novamente o futuro de Maatta está em jogo. Isto porque se o jogador fizer 10 jogos pelo Penguins, seu entry-level-contract ira expirar. E se ele fizer 40 jogos, seu tempo para tornar-se um agente livre irrestrito diminui em um ano.
A diretoria do Penguins espera contar com o jogador por muito mais tempo e sem ter complicações contratuais, portanto a decisão de assina-lo novamente com seu time junior parece ser a mais adequada.
Sem falar que o jogador perderia espaço no time com a volta eminente de Letang. Certamente não será necessário continuar mantendo Maatta e a decisão do futuro do garoto (mesmo com as atuações muito boas) parece ser assina-lo novamente com o London Knights (lembrando que ele não pode atuar pelo WBS Penguins).
A veredito final será dado sexta-feira. E aí, o que você faria?