TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Personalidades #10 - Scotty Bowman


William Scott Bowman, ou simplesmente Scotty Bowman, nasceu no dia 18 de setembro de 1933 em Montreal, cidade da província canadense de Quebec. Atualmente, Bowman é aposentado e considerado um dos melhores treinadores da história do hóquei mundial!

Seu interesse por hóquei despertou logo quando criança. Assistir as partidas do Canadiens e jogar hóquei no gelo eram os principais hobbies de Bowman na infância.
Mas, um acidente acabou mudando para sempre sua história com o esporte. Enquanto jogava por uma equipe amadora, Scotty teve uma fratura craniana que encerrou sua breve carreira e fez com que seu sonho de se tornar jogador acabasse.

Sem nenhuma perspectiva de tornar-se um grande jogador, Scotty Bowman precisou encontrar uma nova maneira de continuar no mundo do hóquei. Sua visão de jogo e conhecimento do esporte facilitaram seu caminho para o ínicio da carreira de técnico.
Seu primeiro time foi o Ottawa Junior Canadiens (QJHL) na temporada de 1956. Com apenas dois anos de trabalho, seus comandados venceram a Memorial Cup de 1958 e coroaram o trabalho do treinador que se despediu deixando um grande legado.

Após deixar a franquia de Ottawa, Bowman passou a trabalhar com as franquias associadas ao Montreal Canadiens. Com o cenário da NHL consolidado, dificilmente o espaço em uma grande equipe apareceria sem que a liga mudasse drasticamente.

Foram alguns anos até que a mudança enfim aconteceu, novos times estariam entrando na liga e um deles interessou-se pelo trabalho de Bowman.
Sua carreira na NHL começou no St.Louis Blues como assistente técnico e posteriormente técnico principal após a demissão de Lynn Patrick.
As campanhas no time de St.Louis foram excepcionais, fazendo com que a nova franquia chegasse a três finais de Stanley Cup seguidas nos três primeiros anos da franquia. Mas, mesmo com o alto desempenho, uma briga com o dono do Blues fez com que Bowman deixasse o comando da equipe.

Scotty saiu do St.Louis Blues e logo apareceram novas propostas. O Montreal Canadiens foi quem acabou conquistando o treinador e fazendo com que o mesmo aceitasse a proposta de treinar a equipe pela qual torceu na infância. Seu alto conhecimento de inglês e francês facilitaram a escolha por parte da até então maior franquia da liga.
Seus anos em Montreal foram marcados por boas temporadas, eliminações traumáticas e cinco Stanley Cups, conquistadas em 1973, 1976, 1977, 1978 e 1979. Seu sucesso lhe garantiu o status de segundo treinador a conquistar mais vitórias pelo Canadiens.
Porém, seu reinado canadense acabou após uma discussão com os donos da franquia. Junto a ele, vários jogadores importantes deixaram a equipe e, rapidamente, a dinastia dos Habs acabou.

O sucesso do Canadiens projetou Bowman para um novo desafio, assumir o Buffalo Sabres e tentar conquistar a primeira Stanley Cup da franquia nova-iorquina.
Apesar de todo seu esforço, o título não foi conquistado, mas Scotty saiu do time tendo a marca de técnico que mais venceu no comando do Buffalo Sabres. Porém, foi com essa mesma equipe que Bowman sentiu pela única vez o gosto amargo de não ir aos playoffs.

Após o insucesso parcial na equipe de Nova Iorque, Scotty Bowman foi convidado para dirigir o plantel de jogadores do Pittsburgh Penguins. Ao aceitar a proposta, Scott mal sabia que voltaria a ser técnico em breve.
Com a morte de Bob Johnson em 1991, Bowman assumiu o comando da equipe provisoriamente e conquistou mais uma Stanley Cup como técnico. Seu título foi ofuscado pelas homenagens prestadas à Johnson, porém seu comando refletiu muito bem na equipe que não perdeu o foco após a morte de seu ex-treinador.
Bowman deixou o Penguins em 1993. Pelos Pens ele conseguiu uma Stanley Cup e o recorde de vitórias seguidas em uma temporada regular (1993).

Desde a saída de Pittsburgh, Scotty tornou-se treinador do Red Wings, e após alguns insucessos, conquistou três Stanley Cups (1997,1998 e 2002).
As excelentes campanhas feitas em Detroit fizeram com que seu nome fosse consolidado no cenário mundial do hóquei.
Em 2002, Bowman decidiu aposentar-se após o título conquistado. Ele terminou a carreira como segundo maior vencedor no comando do Detroit Red Wings.

Seu legado ficou para o esporte e o nome de Scotty Bowman é muito reverenciado em St.Louis, Montreal, Buffalo, Pittsburgh e Detroit.
Além das equipes nas quais fez história, ele também foi treinador da seleção canadense em três competições, tendo vencido uma delas e conquistado o vice-campeonato nas outras duas.

Em Pittsburgh o nome William Scott Bowman sempre será lembrado como o grande mentor da melhor equipe do Penguins de todos os tempos. Mesmo sem ter conquistado a Stanley Cup, seus comandados de 1993 entraram para a história como uma das melhores equipes de todos os tempos, além de é claro, conquistarem a liga no ano de 1992.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário