Na quarta-feira (12), iniciaram-se os jogos de hóquei masculino nas Olímpiadas de Sochi, na Rússia, mas somente na quinta-feira os craques dos Penguins puderam defender as suas equipes. Todos os quatro times venceram e os jogadores do Penguins contribuíram bastante:
Jussi Jokinen : 1 gol , 1 assistência , 6 chutes
Olli Määttä : 1 gol , 3 chutes
Yevgeni Malkin : 1 gol , 2 assistências, 5 chutes
Paul Martin : 1 gol, 2 assistências, 1 chute
Brooks Orpik : plus -3
Sidney Crosby : 2 chutes
Chris Kunitz : 2 chutes
FINLÂNDIA (Jussi Jokinen e Olli Määttä) 8 , ÁUSTRIA 4
Em seu jogo de abertura, a Finlândia teve uma expressiva vitória por 8 a 4 contra a Áustria. No meio do primeiro período, a Áustria estava em vantagem no placar em 2 a 1, quando o Penguin Jussi Jokinen ajudou Sami Lepisto a empatar em 2 a 2. O defensor de 19 anos Olli Määttä marcou o terceiro, abrindo vantagem no placar.
Depois a Finlândia abriu 4 a 2, Jokinen deu seis chutes no jogo e marcou o seu primeiro gol nos Jogos Olímpicos, marcando o quinto gol da Finlândia.
Olli Jokinen abraçando Olli Määttä depois do gol na Finlândia
EUA (Dan Bylsma, Paul Martin, Brooks Orpik) 7 , Eslováquia 1
No jogo entre Eslováquia e Estados Unidos, tivemos uma estreia de gala dos americanos após um primeiro período morno, com apenas um gol americano de John Carlson. No início do segundo tempo, um susto com a Eslováquia empatando com Tomas Tatar. O gol acordou os americanos, que decidiram matar logo o jogo com uma atuação arrasadora no segundo período, com 6 gols, marcados por Ryan Kesler, Paul Statsny (2), David Backes, Phil Kessel e Dustin Brown. No último período, os Estados Unidos só administraram a partida e venceram o jogo por 7 a 1.
O defensor do Penguins Brooks Orpik teve uma boa atuação no jogo e Paul Martin chegou a acertar a trave.
RÚSSIA (Yevgeni Malkin) 5, Eslovênia 2
A Rússia estreou diante de sua torcida no jogo contra a Eslovênia e quis logo mostrar serviço. Ao fim do primeiro quarto, estava 2 a 0, com gols de Alexander Ovechin e Yevgeni Malkin. Ziga Jeglic buscou uma reação para os eslovenos com dois gols, mas logo os russos tomaram a dianteira com Ilya Kovachuk, Valeri Nichuskin e Anton Belov, finalizando o jogo por 5 a 2.
CANADÁ (Sidney Crosby, Chris Kunitz) 3 , Noruega 1
O último jogo do dia foi entre os atuais campeões olímpicos, o Canadá, contra a Noruega. E dos favoritos, os canadenses foram o que tiveram a vida mais difícil, pois só venceram de 3 a 1. O placar só foi aberto no segundo período, com Shia Weber e Jamie Benn fazendo 2 a 0 para o Canadá. Patrick Thorensen diminuiu para a Noruega, mas Drew Doughty fechou o placar.
Sidney Crosby deu dois chutes a gol, o mesmo que Kunitz que ficou também 2 minutos no penalty box.
Nesta sexta-feira (14), o Canadá pega a Áustria e a Finlândia joga contra a Noruega. E você pode acompanhar os jogos por aqui a partir das 15 horas.