TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Especial Pittsburgh #6 - As tradições de Pittsburgh


A cidade de Pittsburgh carrega junto a sua história uma série de tradições que contribuem para que a cidade nunca perca sua identidade. Apesar da grande modernização sofrida a partir da década de 70, alguns costumes típicos dos moradores locais fizeram com que surgissem na cidade expressões e atos que passaram a se tornar rotineiros.

Como Pittsburgh é uma cidade muito esportiva, muitas dessas tradições tiveram início por parte de torcedores das franquias locais. Rapidamente esses costumes se difundiram e hoje fazem parte de todas as grandes ligas norte-americanas.
Além das heranças esportivas, a cidade do aço também tem outras peculiaridades que se espalharam pelos Estados Unidos. Que tal conhecer algumas delas?

As tradições de Pittsburgh

Terrible Towel: Uma tradição que atualmente faz parte de todas as grandes ligas norte-americanas teve origem em Pittsburgh! Mas afinal, o que é a Terrible Towel?
É o simples ato de girar "toalhas durante" o jogo... Seja antes da partida começar, durante o jogo, em um ponto feito pela equipe ou até mesmo ao fim caso o time seja da casa seja o vencedor.
A tradição começou com o Pittsburgh Steelers. Os torcedores da franquia da NFL giravam toalhas amarelas durante as partidas e o narrador Myron Cope foi o responsável por dar nome à prática.
Conforme o tempo passou, a Terrible Towel tornou-se símbolo das franquias de Pittsburgh e rapidamente passou a ser incorporada por equipes de outras cidades. Atualmente são inúmeros os times cujos torcedores realizam a prática.


"Da Burgh": Esta expressão nasceu da abreviação de "The Pittsburgh". Ela passou a ser comumente usada por pessoas nascidas na cidade para demonstrarem seu orgulho e sua maneira típica de apelidarem o local.
Atualmente é muito comum ouvir até mesmo em transmissões esportivas os narradores chamarem a cidade de "Burgh" e utilizarem a expressão "In da Burgh" para referirem-se as partidas em Pittsburgh ou até mesmo ao fato da cidade ser considerada o lar das franquias mais campeãs da história dos esportes americanos.


Primanti Brothers Sandwich: Pão italiano, carne grelhada, salada de repolho com molho especial, tomate e batatas fritas. Para muitos, é a tipica descrição de um sanduíche normal, mas para os moradores de Pittsburgh existe algo muito especial nesse lanche, principalmente se ele for feito na lanchonete Primanti Brothers.
O sanduíche virou a comida típica da cidade e o sucesso do empreendimento dos irmãos Primanti fez com que os lanches passassem a serem vendidos nos principais locais esportivos da cidade (Heinz Field, PNC Park e Consol Energy Center). Atualmente é uma tradição dos torcedores comerem um Primanti Brothers Sandwich enquanto esperam pelo inicio dos jogos das equipes de Pittsburgh.
A rede de lanches ficou tão conhecida que já abriu lojas na Flórida e estuda-se a possibilidade de uma filial ser colocada em Nova Iorque.


Referências ao ex-senador John Heinz: Em Pittsburgh é muito comum ver obras, ruas e fundações que levam o nome de John Heinz. O ex-senador americano nascido na cidade do aço teve uma grande importância política para o oeste da Pensilvânia e investiu boa parte de seu dinheiro em melhorias culturais para a cidade de Pittsburgh.
Em homenagem a John existe também uma fundação filantrópica de grande reconhecimento mundial que leva o nome do ex-senador. Curiosamente, o nome do Heinz Field (estádio do Steelers) não tem nada haver com esta tradição e sim com a marca de maionese que também se chama Heinz.


Referências ao empresário e filantropo Andrew Carnegie: Assim como John Heinz é reconhecido, Andrew Carnegie também recebeu diversas homenagens dos moradores de Pittsburgh. A utilização de seu nome em museus e sociedades filantrópicas tornou-se uma tradição dos moradores da cidade do aço...
Atualmente existem 3 museus que carregam seu nome, além de diversos grupos ligados a questões sociais que tem em Andrew Carnegie um exemplo de cidadão.



Preto, amarelo e dourado: Essas três cores são costumeiramente associadas à Pittsburgh, e não é por acaso!! Além da bandeira, as três principais times da cidade tem seus uniformes contendo essas cores desde a década de 80.
A simpatia pela combinação de preto, amarelo e dourado é tanta, que os moradores chegaram à pedir que a Univerisdade de Pittsburgh também adota-se estas cores para sua agremiação esportiva, o Panthers... Infelizmente o pedido não foi atendido.


Golden Triangle: O "triângulo dourado" é uma representação do centro da cidade de Pittsburgh que também se faz presente em uma série de ocasiões. O próprio logo dos Pens tem ao fundo a marca registrada da cidade...
O apelido pegou de tal maneira que muitos moradores de Pittsburgh recusam a chamar o centro da cidade de "Downtown" (expressão equilvalente em inglês) e se referem ao local somente como Golden Triangle! 
Estranho? Melhor não falar isso para um morador local.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns PA! Não lembro se já ta no cronograma das postagens, mas poderia fazer uma sobre as tradições dos jogadores né? Tipo o Crosby que não deixa ninguém tocar no taco depois de enfaixá-lo, e assim em diante!

Unknown disse...

Anônimo,

Já fiz uma postagem muito semelhante à essa, sobre as superstições de playoffs!! Nela cito alguns casos peculiares do Penguins, e outros um pouco mais genéricos.
http://pittsburghpenguinsbrasil.blogspot.com.br/2013/04/nao-facam-barba-e-muito-menos-toquem-na.html

Anônimo disse...

Não tinha visto essa! Valeu P.A! Mais uma vez sensacional!

Postar um comentário