TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

30 Anos do 66

1_Lemieux

No dia 9 de Junho de 2014, comemorou-se o 30º aniversário do dia em que a lenda, Mario Lemieux tornou-se um Penguin e mudou o curso da história da franquia para sempre. Em 9 de junho de 1984, o Pittsburgh Penguins draftou o jogador de 18 anos, natural de Montreal, Quebec, na primeira escolha. Desde então, Lemieux salvou a franquia da extinção duas vezes, ganhou três Copas Stanley (duas como capitão, uma como proprietário), ganhou seis títulos na NHL, três Prêmios de MVP da Liga e dois Troféus Conn Smythe como MVP dos Playoffs. Fora que venceu todos os problemas de saúde e um linfoma de Hodkin, sendo reconhecido como um dos maiores jogadores de hóquei.

Abaixo, Dez momentos memoráveis da carreira de Lemieux:

1. O Nascimento da Lenda

O Pittsburgh Penguins terminou a temporada de 1983-84 registrando 16-58-6, a pior marca na NHL. Como resultado, o Pittsburgh recebeu a primeira escolha geral no Draft de 1984. A equipe entrou em falência em 1975 e com vacilantes números, estava lutando para sobreviver. Foi quando observou um prospecto que marcou 133 gols e 282 pontos em 70 jogos na Liga de Juniores de Quebec. Era o Messias.

O GM do Penguins na época, Eddie Johsnton foi abordado por muitas equipes, oferecendo-lhe mundos e fundos para ter aquele jovem. Rumores dizem que o Minnesota estava disposto a dar um dos seus prospectos em troca daquela escolha), mas ele recusou todas as propostas e fez a chamada histórica. Dez dias depois, Lemieux viajou para Pittsburgh pela primeira vez para assinar um contrato. A partir desse momento Mario adotou Pittsburgh como sua nova casa e a cidade o aceitou como um dos seus.

2. Estreia magnífica

Lemieux estreou na NHL de forma dramática em 11 de outubro de 1984, em Boston. Ele iria marcar seu primeiro gol na carreira e realizar a maior mudança de sua vida. Lemieux tocou o disco que passou pelo futuro Hall da Fama, o defensor Ray Bourque na zona defensiva e correu para ficar cara a cara com o goleiro Pete Peeters. O jovem não desperdiçou a chance e marcou.

No primeiro turno, no primeiro tiro, o primeiro gol. As pessoas perceberam o quão importante Lemieux seria e aquela era apenas uma demonstração do que estava por vir.

3. 5 gols, de 5 maneiras

Lemieux tem muitas realizações em sua carreira que nunca serão refeitas. Mas o que mais se destaca (além de ser a única pessoa a ter seu nome na Copa Stanley como jogador e proprietário) foi ter marcado cinco gols de cinco maneiras diferentes na véspera de ano novo, 31 de dezembro de 1988 contra o New Jersey Devils:

4. Gol icônico

Apesar de seu tamanho, Lemieux foi abençoado com boas mãos e inteligência. Resultado disso, foram muitos gols incríveis, como o marcado contra o Minnesota North Stars na final da Copa Stanley de 1991. Assista:

5. Stanley Cup

Quando Lemieux foi draftado em 1984, ele chegou com muitas expectativas em suas costas. Mas a sua chegada também inspirou a esperança de que o Penguins poderia chegar à Terra Prometida. Esse sonho tornou-se realidade em 1991, após o Penguins derrubar o Minnesota para conquistar a sua primeira Copa Stanley. Depois de 24 anos de franquia, a espera acabou e finalmente o Penguins sagrou-se campeão.

6. A Batalha de Hodkin

Lemieux fez o melhor início de temporada de sua carreira em 1992-93. Marcou 104 pntos em 40 jogos e estava a caminho de quebrar o recorde de Wayne Gretzky na NHL, 215 pontos. Em seguida, os médicos descobriram um caroço. Lemieux foi diagnosticado com a doença de Hodkin. Foi submetido a radioterapia para combater a doença e ficou fora do time por dois meses.

Lemieux recebeu seu tratamento final de radiação na manhã do dia 2 de março de 1993 e a noite voltou ao gelo contra o Flyers na Filadélfia. Recebeu uma ovação estrondosa do Flyers, geralmente fãs hostis. Lemieux marcou um gol e uma assistência no jogo.

Nesta temporada ele marcou 56 pontos em 20 jogos após seu retorno, vencendo o título de pontuação da NHL, apesar de ter jogado apenas 60 partidas.

7. Último Gol

Lemieux chocou a todos quando anunciou sua aposentadoria no final da temporada de 1996-97, com apenas 31 anos. Ele estava com muitos problemas de saúde: Hérnia de disco, Hodkin, Costas e problemas no quadril. Lemieux marcou seu último gol nos segundos finais do Jogo 4 da série dos playoffs contra o Philadelphia Flyers, em Pittsburgh. Mario recebeu um passe e entrou na zona ofensiva a toda a velocidade. Mandou o disco pra rede e olhou para o público que foi a loucura.

O Penguins perderia o Jogo 5 da série da Filadélfia.

8. O Chefe

Lemieux resgatou o Pittsburgh Penguins da péssima fase dos anos 80 e mal sabia ele que apenas alguns anos depois de se aposentar, ele iria resgatar a equipe mais uma vez da extinção. Em 13 de outubro de 1998, o Penguins pediu falência pela segunda vez na história da franquia. O futuro da organização estava em perigo.

Lemieux trabalhou nos bastidores para montar um grupo de proprietários para comprar a equipe. Em 24 de junho de 1999, Lemieux passou de ícone da franquia para proprietário dela. O Penguins trabalhou em um novo acordo que resultou na construção do Consol Energy Center, garantindo ao Penguins a permanência em Pittsburgh.

9. O Retorno

Após um hiato de dois anos e meio, Lemieux fez o impensável. Voltou ao gelo como jogador. Tornou-se o primeiro Jogador/Proprietário na NHL. Ele fez o retorno oficial em 27 de dezembro contra o Toronto. A bandeira do número aposentado de Lemieux, o 66, foi retirado. Na partida, Lemieux marcou um gol e três pontos, onde o Penguins venceu por 5-0.

10. Copa do Canadá

Lemieux marcou muitos grandes gols pela franquia do Penguins. Mas talvez o seu maior gol da carreira, representou muito para um país inteiro. Lemieux marcou 11 gols e 18 pontos em nove jogos durante a Copa Canadá em 1987, ajudando o Canadá a ganhar a medalha de ouro. No jogo final, entre Canadá e União Soviética, a partida estava empatada em 5-5, faltando 1:30 para o fim do terceiro período.

Lemieux recuperou o disco e passou para Gretzky, que depois passou novamente para Lemieux que mandou para o gol e garantiu a vitória.

Para saber mais sobre a História do Penguins e a influência que Lemieux teve na história da franquia, vale a pena acompanhar nosso Especial: Temporadas do Penguins

Parte 1 – Anos 60 a 80

Parte 2 – Anos 80 a 2000

Parte 3 – Anos 2000 a 2013

Nos acompanhe no Facebook, clicando na Imagem:

Capa

LET’S GO PENS!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário