Não quero ser "corneteiro" e muitos de vocês que acompanham o blog sabem que eu não costumo ter este tipo de comportamento. Mas, é natural que após uma eliminação traumática, algumas verdades tenham que ser ditas... Mesmo que doam.
Já é a terceira vez seguida que a história se repete. O Penguins em determinado momento dos playoffs perde 3 jogos seguidos, e então começam as teorias conspiratórias e os iludidos (e me incluo nestes) que continuam acreditando em uma possível virada passam a buscar inspiração em feitos do passado.
O pior não é a forma como a eliminação se dá, e sim como time joga... As duas últimas séries foram muito parecidas, tanto contra Flyers quanto contra Bruins os Pens foram totalmente submissos.
E o que me leva à uma reflexão muito grande é o fato de que sempre estamos querendo achar uma falha, mas ela parece nunca ser encontrada.
Ano passado muitos afirmavam que a eliminação era em decorrência da falta de bons wingers e de um goalie.
O que Ray Shero fez? Trouxe Vokoun, Iginla e Morrow. Sem falar de Murray e Jokinen que só fortaleceriam o elenco!
E o que aconteceu? Eliminação. Agora os culpados parecem ser Crosby e Malkin... O que mais será preciso, que Mario Lemieux volte a jogar?!
O fato é que, desde 2009 a equipe não tem o mesmo espírito de grupo. Dan Bylsma já está ultrapassado no banco e mostrou ser uma boa hora para deixar o comando da equipe, talvez ares novos e maneiras novas de se pensar façam bem para o Penguins.
Não estão faltando jogadores, está faltando um grupo campeão. Aquele que não precisa ter somente estrelas, mas que quando entre nos playoffs dê a vida no gelo e honre a camisa.
Repito e enfatizo que em minha opinião o problema não é falta de jogadores... Eu claramente defendo a opinião de que está faltando sintonia, espírito de grupo e vontade de vencer.
Me digam, que equipe focada e determinada, com tantos bons jogadores, fica tão desatenta a ponto de perder um jogo em casa na final da conferência por 6 a 1? Tomando 4 gols no primeiro período...
Que equipe que realmente está em sintonia faz apenas dois gols em 4 jogos? Sendo que esses dois surgiram em jogadas completamente adversas ao que se esperava.
Grandes investimentos também podem gerar grandes decepções, e talvez por isso a maioria dos torcedores do Penguins esteja tão triste no dia de hoje. Sobravam bons jogadores, alguns deles chegaram a ficar de fora dos jogos por falta de espaço no elenco...
Talvez seja o momento de refletir, de decidir o futuro de alguns e dar chance à outros. Que essa eliminação decrete o fim do protecionismo aos campeões de 2009, o tempo deles já foi, assim com o espírito de grupo daquela equipe campeã também se foi.
Não digo que deve-se ser ingrato a ponto de esquecer o que eles fizeram pela equipe, mas já chegou a hora de avaliar quem realmente está bem e quem está na equipe por um pensamento retrógrado da diretoria que insiste nas mesmas peças do título de 2009.
Independente de tudo isso, outubro veremos o Penguins de novo no gelo, e nós estaremos torcendo novamente... É nos momentos difíceis que serão construídos futuros campeões.