Local: Prudential Center - Newark,NJ.
Dia: 30 de junho (domingo).
1st pick: Colorado Avalanche.
O draft funciona em um sistema de 7 rounds e cada equipe tem direito à uma escolha por round com base em sua classificação na temporada e ordem no sorteio entre os não classificados aos playoffs (Draft Lottery). As ordens entre as equipes que não jogaram a pós-temporada é variável conforme a passagem dos rounds...
Os jogadores escolhidos são de ligas "juvenis" tal como OHL, WHL, QMJHL entre outras. Os escolhidos assinam contrato com a equipe e podem tanto jogar na NHL quanto serem colocados para atuar em times afiliados de ligas menores, como por exemplo as equipes da AHL.
A importância do draft é que ele é uma das poucas saídas para equipes que vivem um mal momento, além de ser uma medida de equilíbrio da liga para que a NHL não esteja em constante dominância de uma franquia.
• Os dois capitães de maior destaque do Penguins foram draftados! Lemieux foi a primeira escolha de 1984 e Crosby a primeira escolha de 2005.
• Dois dos melhores jogadores estrangeiros que estão atualmente na liga foram draftados no mesmo ano. Ovechkin foi a primeira escolha de 2004 e seu compatriota Malkin foi a segunda do mesmo ano.
• Entre os jogadores principais do Penguins atualmente a maioria chegou à Pittsburgh por meio do draft. Entre eles estão Crosby, Fleury, Malkin e Letang.
• Em 2005, devido ao locaute, um sorteio determinaria a equipe que teria o direito à primeira escolha geral e, consequentemente, a opção de escolher Sidney Crosby. O Penguins ganhou o sorteio e acabou confirmando as expectativas escolhendo o até então jovem prospecto canadense.
• O Penguins teve a oportunidade de escolher o atual capitão do Blackhawks, Jonathan Toews. Na ocasião os Pens tinham a segunda escolha geral e acabaram escolhendo Jordan Staal, enquanto os Hawks tinham a terceira escolha geral e escolherem Toews.
• O Draft ocorreu em Pittsburgh em duas ocasiões. Em 1997 e em 2012!
3º Round: 77ª escolha (troca com o Stars envolvendo Morrow) e 89ª escolha.
4º Round: 199ª escolha.
5º Round: Não tem escolhas (troca com o Stars envolvendo Morrow).
6º Round: 179ª escolha.
7º Round: 194ª escolha (troca com o Jets envolvendo Tangradi) e 209ª escolha.
• No primeiro, segundo e quinto round o Penguins não tem nenhuma escolha pois elas foram envolvidas em trocas durante a trade deadline.
• No terceiro round o Penguins tem direito à duas escolhas pois uma delas foi recebida do Dallas Stars como parte da contratação de Brenden Morrow.
• No sétimo round o Penguins tem direito à duas escolhas pois uma delas foi recebida do Winnipeg Jets como parte da negociação de Eric Tangradi.
Meu comentário: O Penguins terá algumas escolhas que não animam muito. As duas primeiras foram cedidas à outras equipes durante as negociações na trade deadline, portanto o draft só começará para os Pens no terceiro round.
Apesar de algumas surpresas já terem acontecido e alguns jogadores que se consolidaram na liga tenham sido escolhidos em rounds finais, é muito otimismo pensar em algum jovem prospecto que venha a ser um grande jogador e esteja "perdido" dentre as escolhas de numeração alta.
Ray Shero poderá optar por duas tendências. Uma delas seguiria o mesmo padrão do draft de 2012 em que os Pens optaram por prospectos defensivos, já a outra seria visando wingers que poderiam ser úteis em alguns anos com as saídas de Kunitz, Neal entre outros que dificilmente continuarão em Pittsburgh.
Minha aposta: Escolhas focadas no sistema defensivo e sem grande brilho, alguns nomes podem vir a despontar em alguns anos, mas acredito que todos os escolhidos passaram obrigatoriamente pelo WBS Penguins.
A cobertura do draft será feita pelo twitter @PPenguinsBr e as postagens sobre o evento e sobre os prospectos draftados serão feitas após a ocorrência do draft. LET'S GO PENS.