Ainda não há nada confirmado, mas especulações fortes levam a crer que Kris Letang pode ter realizado seus últimos jogos com o Penguins.
O jogador que chegou aos Pens em 2005 após ser escolhido no terceiro round do draft (62ª escolha geral), realizou diversos jogos e foi peça importante na conquista do título de 2009.
Sem dúvidas, Letang foi um dos defensores de maior destaque na liga nos últimos anos. Entre suas principais características estão a forte presença ofensiva, o que o leva a pontuar por diversas vezes, e raça inigualável.
Sua boas apresentações possivelmente lhe renderão uma convocação para os jogos olímpicos de inverno de 2014, lembrando que se for confirmado o defensor jogará na maior seleção de hóquei do mundo, a time nacional do Canadá.
Mas, o que poderia estar fazendo com que Ray Shero pensasse em trocar um dos nomes de maior destaque da atual equipe? As más atuações contra o Boston Bruins, ao contrário do que muitos pensam, não é um fator determinante para tal fato.
A possível saída de Tanger (como foi apelidado por boa parte da torcida) é por motivos econômicos e prováveis renovações que o Penguins terá de fazer em um curto período.
Atualmente Letang tem mais um ano de contrato até se tornar UFA, o mesmo período que Malkin também se tornaria. Como já ficou claro, a preferência do Penguins é de realizar a renovação com Geno, que provavelmente não sairá barato aos cofres da franquia.
O salário médio de Malkin "gira" entorno de 9.000.000 doláres, com um "cap hit" de 8.700.000. Provavelmente, a renovação com Geno aumentará seu salário para um valor parecido com o de Crosby, o que custaria aproximadamente 12.000.000 aos cofres dos Pens.
Além de aumento salarial, o "cap hit" também tem uma tendência a crescer... Mas nada que cause grandes problemas.
Já Letang tem um salário de aproximadamente 3.500.000 doláres com um "cap hit" de mesmo valor. Se analisarmos os salários e "cap hits" de jogadores considerados semelhantes ou inferiores, nos depararemos com uma situação estranha.
Karlsson tem um salário e um "cap hit" de 6.500.000 ao patrimônio do Senators, já com Suter os valores chegam até 7.500.000 de "cap hit", com salário de 12.000.000 doláres.
Isso nos leva a crer que Tanger não renovará por menos do que é oferecido aos seus adversários na disputa de melhor defensor da liga.
O alto custo de uma possível renovação, tanto salarial quanto no aumento do "cap hit" podem significar problemas para o Penguins. Muitos jogadores que também tem papel importante poderiam ficar de fora do elenco por falta de espaço monetário.
Entre esses casos destacam-se Neal, Kunitz e Sutter...
O buraco fica até mais fundo quando analisamos outro prisma de uma possível renovação. O Penguins tem muitos prospectos defensivos de alto nível, que possivelmente darão bons resultados na NHL.
Além de Despres e Bortuzzo que já fizeram suas estreias na NHL, Maata e Pouliot esperam ansiosamente por chances no "profissional".
É claro que muitos deles já tem a vaga garantida com as saídas eminentes de Murray e Niskanen, mas isso não impede que a vaga de Letang entre em questão.
Em resumo, Letang poderá ser trocado e os possíveis interessados são Avalanche e Canadiens. Se a troca for benéfica aos Pens, não vejo grandes problemas em realiza-la... Mas Shero terá que pensar muito bem antes de se desfazer de um grande defensor para colocar no gelo algumas promessas que ainda não se consolidaram no cenário profissional.