TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

terça-feira, 15 de abril de 2014

LENDAS DOS PENGUINS: Ken Wregget

Capa Wregget
A vida é cheia de surpresas, principalmente no mundo dos esportes. Muitos jogadores nascem para brilhar e serem lembrados eternamente, outras apenas fazem seu trabalho, lutando para sobreviver e tem apenas alguns grandes momentos, as vezes só um, o suficiente para marcar uma carreira, como a desse menino que participou deste velho comercial do Cereal Life, o Mikey.

Mikey era o apelido de Ken Wregget, que anos mais tarde veio a se tornar goleiro de hockey. Sua carreira teve três capítulos distintos na NHL.
4991-399Bk
O Início
Wregget nasceu na fábrica de goleiros em Brandon, Manitoba. Iniciou a carreira no LethBridge Broncos da Western Hockey League, onde ficou por três temporadas. Chegou a conquistar o Troféu Del Wilson como o melhor goleiro da WHL em 1984. Em 1983, ele jogou pelo St. Catharines Santos, filial do Toronto Maple Leafs na AHL, até finalmente estrear na NHL na temporada 1986/87.
30wregget
O Leafs na época estava muito ruim, realmente eram horríveis. Mas algumas esperanças surgiram naquela inconsistente equipe, com a chegada de Wregget e seu amigo, também goleiro Allan Bester. Em algumas noites eles foram espetaculares, em outras foram pendurados para secar.
O primeiro jogo de Wregget na NHL resume seus seis anos com o Leafs. Foi contra o Hatford, na temporada 1983/84, Wregget fez 48 defesas garantindo a vitória. Espetacular não? O problema é que ele deixou passar 6 gols. Felizmente o Toronto foi capaz de marcar 8. Bester acabou se tornando o melhor goleiro em Toronto e Wregget foi negociado com o Philadelphia Flyers em troca de duas escolhas na primeira rodada do draft, onde o Leafs selecionou Rob Pearson e Steve Bancroft. Nenhum deles se deu bem na carreira, enquanto Wregget foi um goleiro estável para o Flyers durante três temporadas.
A Glória com o Penguins
1991-92
Em 1992 ele foi para o Pittsburgh Penguins em troca de Mark Recchi, Brian Benning e uma escolha na primeira rodada no draft. Foi com o Penguins que Wregget teve suas melhores temporadas. No início foi reserva, e por muitas vezes substituiu o goleiro titular, Tom Barrasso. Wregget conquistou a sua única Copa Stanley em 1992. Em 1995 ele finalmente se tornou o goleiro principal, liderando o campeonato com 25 vitórias.
A Marca
wregget
O jogo mais marcante de sua carreira foi no Jogo 4 na Playoff de 1996 contra o Washington Capitals. O jogo já estava no 4º Tempo Extra, empatado em 2 a 2 quando surgiu uma cobrança de pênalti contra o Penguins. Joe Juneau que cobrou e Wregget defendeu, logo depois o Penguins marcou o gol da vitória por 3 a 2.
O Penguins venceu a série por 4 a 2, na segunda rodada enfrentou o New York Rangers vencendo por 4 a 1 e foi eliminado pelo Florida Panthers por 4 a 3 na terceira rodada.
Barrasso acabaria por retornar ao seu status de goleiro principal em 1998, quando Wregget saiu de Pittsburgh e jogou brevemente em Calgary e Detroit. Ele chegou a jogar pelo Moose Manitoba na HLI na temporada 2000/01, onde pendurou suas almofadas, com 37 anos.
Neste vídeo, os melhores momentos do jogo, com a defesa e entrevista com Ken Wregget:

wregget (1)
Wregget usou por um tempo a imagem do “Pinguim”, vilão do Batman, desenhada em sua máscara de goleiro. Em 575 jogos na NHL, Ken registrou 225-248-53, com 9 Shootouts (penalidades).
Teve uma média 3,63 Gols sofridos e 0,885 defesas por jogo. Não são grandes números, nem mesmo para sua época. Mas ele conquistou em sua carreira a reputação de ser um goleiro sólido, particularmente nos playoffs.
A última vez que viram o campeão da Stanley Cup de 1992 foi em 2007. Ele estava fumando um cigarro e bebendo cerveja em Cranberry, no subúrbio de Pittsburgh.

Acompanhe a série Lendas do Penguins. O primeiro foi Michel Briere. Clique AQUI para conhecer a história do primeiro jogador do Penguins que teve a camisa aposentada, a 21
Nos acompanhe no Facebook, clicando na Imagem:
Capa
LET’S GO PENS!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário