A vingança é um prato que se come frio, e no hóquei é mais saboroso ainda. A Rússia derrotou, neste domingo, a Finlândia por 5 a 2 na final do Mundial de hóquei no gelo masculino, em Belarus, e conquistou o título mundial da modalidade pela quinta vez (27ª se contados os troféus da ex-União Soviética).
O triunfo serviu de revanche depois da eliminação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, em fevereiro. Ao terem levado a melhor por 3 a 1, a Finlândia foi a algoz da equipe russa, que atuava em casa, nas quartas de final. A Rússia chegou a final como favorita, e a Finlândia, como a seleção azarona nessa final.
O jogo começou e os russos partiram com tudo, como fazem todos os jogos. E logo abriram o placar com Sergei Shirokov. E o torcedor russo que pensou em goleada logo cedo, se frustrou ao ver o empate finlândes com Liro Pakkarinen. No segundo período, Olli Palola virou o jogo e uma ameaça de zebra pintava no ar. Mas logo em seguida, Alexander Ovechkin, o craque da Rússia, empatou o jogo e antes do fim do segundo período Yevgneni Malkin virou o jogo, para a alegria da torcida russa. No último período, Danis Zaripov marcou o quarto gol russo e Vitkor Tikhonov marcou o gol do título, fechou o placar por 5 a 2 para os russos.
Viktor Tikhonov foi eleito o melhor jogador da competição. Danis Zaripov foi o melhor passador da competição; Seth Jones foi o melhor defensor da competição e Sergei Bobrovski foi eleito o melhor goleiro da competição.
Na disputa do terceiro lugar, A Suécia venceu a República Tcheca por 3 a 0 e ficou com o bronze.
Jaromir Jagr anuncia aposentadoria da seleção tcheca de hóquei no gelo
Considerado por muitos o maior jogador da história da República Tcheca, Jaromir Jagr afirmou que o mundial de hóquei no gelo foi o seu último torneio pela República Tcheca. Com 42 anos, Jagr afirmou que ainda vai disputar mais uma temporada da NHL pelo New Jersey Devils para decidir se encerra definitivamente a sua carreira.
Jagr é bicampeão Mundial de Hóquei (2005 e 2010), um ouro olímpico em Nagano 98 e duas Stanley Cup em 91 e 92 pelo Pittsburgh Penguins. Jagr é um dos 25 jogadores a conseguir tal feito na história, chamado de 'triple gold'.
Fonte: IIHF
Nos acompanhe no Facebook, clicando na Imagem:
LET’S GO PENS!