Nesta terça-feira (20), foi o último dia de confrontos da primeira fase do Mundial de Hockey no Gelo que está sendo realizado em Minsk, na Bielorússia. Evgeni Malkin que chegou segunda-feira (19) em Minsk jogou sua primeira partida pela seleção Russa contra os donos da casa. A Bielorússia queria vencer para se classificar em segundo no Grupo B, mas a invicta Rússia, apesar de não marcar no primeiro período, fez logo dois gols no início do segundo com Sergei Plotnikov e Vadim Shipachov. Os donos da casa descontaram no final com um gol de Vladmir Denisov, mas não havia muito tempo para empate. A Rússia venceu por 2 a 1 se mantendo invicta no campeonato.
O jogo
Antes da partida o foco era todo em cima de Evgeni Malkin e as perspectivas do confronto entre as seleções. Até Sergei Plotnikov assumir o controle da partida.
Evgeni Malkin, com a camisa #11 quase marcou
Plotnikov admitiu que seu desempenho não foi como no início da competição, “ambos os goleiros jogaram muito bem, mas às vezes estávamos desorganizados”, disse e completou, “mas a chance de ganhar e avançar para as quartas de final com sete vitórias em sete jogos foi motivador. Estamos orgulhosos e queremos ganhar, é por isso que estamos aqui".
Com dificuldade de vencer o goleiro bielorusso Vitali Koval, Plotnikov conseguiu marcar o primeiro gol russo no quarto Power Play da noite, após receber um passe de Vadim Shipachyov. Depois a jogada se inverteu e Plotnikov que fez a assistência para Shipachyov marcar.
Malkin jogou na segunda linha com Viktor Tikhonov e Nikolai Kulyomin e foi melhorando seu jogo gradualmente durante a partida. Malkin participou de uma grande jogada no início, fazendo um passe na linha de gol desviado pelo defensor Alexander Kutuzov. O puck chegou até Yevgeni Kuznetsov que chutou a gol, mas o disco bateu na almofada do goleiro Koval.
“O jogo hoje foi bem difícil para ser honesto. O primeiro período foi complicado, mas depois melhorou. Tenho bons parceiros e criamos chances, e é uma pena eu não ter conseguido marcar. Vou assistir alguns vídeos, analisar as jogadas e espero que eu jogue melhor na próxima vez”, disse Malkin. A Rússia pega a França nas quartas de final. O jogo acontece nesta quinta-feira (22).
Outras partidas do dia:
EUA 5 @ 4 Alemanha
Estados Unidos e Alemanha fizeram o primeiro jogo do dia e os americanos queriam a vitória para garantir o segundo lugar do grupo. A Alemanha só cumpria tabela e parecia que seria um jogo fácil. Parecia. Depois de um primeiro período sem gols, o segundo período foi elétrico: Justin Abdelkader abriu o placar para os americanos, mas Alexander Weiss empatou logo em seguida. Drew Shore marcou o segundo dos americanos, mas Kai Hospelt empatou de novo o jogo. Matt Donovan fez o terceiro gol americano e mais uma vez a Alemanha buscou o empate com Leon Draisaitl. O último período manteve a adrenalina lá no alto com com dois gols americanos: Jonnhy Gardreau e Abdelkader de novo. Tobias Rieder marcou mais um pra Alemanha, que tirou o goleiro no fim pra pressionar e marcar o gol de empate, mas terminou assim, Estados Unidos 5 a 4
Noruega 2 @ 3 Canadá
O segundo jogo do dia foi entre Noruega e Canadá, e os canadenses precisavam da vitória para se garantir em primeiro no seu grupo. A Noruega cumpria tabela, mas resolveu engrossar para os canadenses abrindo o placar no primeiro período com Anders Bastiansen. No segundo período, o Canadá reagiu e empatou com Joel Ward. Mads Hansen pôs a Noruega novamente na frente, mas o Canadá empatou de novo com Mark Scheifele. No último período, Ward novamente marcou e deu a vitória para o Canadá por 3 a 2.
Letônia 2 @ 3 Suíça
Letônia e Suiça fizeram o terceiro jogo do dia, com os letões precisando da vitória e a Suíça praticamente eliminada sonhava com o quase impossível, se classificar. Damien Brunner e Dominik Schlumpf fizeram logo no primeiro período dois gols para a Suiça. Os letões sentiram o golpe e Yannick Webber marcou o terceiro gol suiço no segundo período. Koba Jass diminuiu para a Letônia, que foi com tudo para o ataque.E o segundo gol letão surgiu no último período com Zemgus Girgensons. E ficou nisso 3 a 2 Suiça e as duas seleções foram eliminadas.
Dinamarca 3 @ 4 Eslováquia
Dinamarca e Eslováquia fizeram o quarto jogo do dia e só a Eslováquia podia sonhar com algo, mas tinha que ganhar bem e depender do resultado de França e República Tcheca. Tomas Tatar abriu logo o placar para os eslovacos no primeiro período, mas Mikel Boedker empatou para a Dinamarca no segundo período. No último período, Michel Miklik marcou o segundo eslovaco, mas Morten Green empatou o jogo novamente. Mas a Eslováquia conseguiu abrir uma vantagem de dois gols com Marek Viedensky e Tatar novamente. A Dinamarca ainda fez o terceiro gol Jenser Jensen, mas ficou por aí. Eslováquia 4 a 3
França 4 @ 5 República Tcheca
O Último jogo do dia foi ente França e República tcheca e foi o melhor jogo do dia.
Ex-Pittsburgh Penguins Jaromir Jagr (esquerda) marcou, garantindo a classificação da República Tcheca nas quartas
Quem perdesse no tempo normal podia estar eliminado. o jogo indo para a prorrogação os dois se classificariam, vencedor em terceiro e o perdedor em quarto. E o jogo começou com a França querendo logo se garantir em terceiro com três gols: Julien Desrosiers (2) e Laurent Meunier. Mas a República Tcheca conseguiu descontar com Vladmir Sobotka. No segundo período, veio a reação tcheca. Jiri Sekac, Jaromir Jagr e Martin Zatovic viram o jogo para os tchecos.
No último período, Antoine Rousell salvou a pátria francesa e o jogo foi para a prorrogação, classificando as duas equipes(quando o jogo vai para a prorrogação, o vencedor leva dois pontos e o perdedor leva um) Na prorrogação, Jan Kolar sela a vitória tcheca e deixou para França enfrentar a Rússia.
Amanhã será um dia de descanso no mundial, e na quinta feira teremos os confrontos das Quartas de final:
Rússia x França; Estados Unidos X República Tcheca; Suécia X Bielorrússia; Canadá X Finlândia.
Fonte: IIHF
Imagens HHOF-IIHF
Nos acompanhe no Facebook, clicando na Imagem:
LET’S GO PENS!