TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

sábado, 8 de junho de 2013

Ares de renovação


A eliminação para o Bruins colocou em cheque diversos velhos problemas que estavam escondidos conforme os avanços. Alguns deles chegaram a "aparecer" durante os playoffs, mas foram rapidamente esquecidos e acobertados...

De todas as coisas ruins que podemos tirar da final da conferência, ao menos conseguimos encontrar uma boa, e ela se chama renovação. Muito provavelmente essa derrota colocará alguns pontos de interrogação na cabeça de Ray Shero e alguns nomes que estamos acostumados a lidar poderão estar fora do grupo da temporada 2013-2014.

Esse é o caso de Dan Bylsma. Não tenho dúvidas de que Dan foi importantíssimo na conquista de 2009, chegou em um momento muito conturbado e conseguiu arrumar a equipe, deu aos Pens o que faltava para conquistarem aquele título. Mas, já fazem 4 anos, certo?
Neste período pós-copa nunca mais presenciamos uma equipe como aquela que foi campeã. O time de 2013 era melhor no papel, mas faltava comando e espírito de grupo, muito disso se deve ao fato de que Bylsma está ultrapassado.
Eu realmente espero que essa eliminação seja o fim da era de Dan Bylsma nos Pens, e acredito que isso não vá de maneira nenhuma mudar o que ele fez pela franquia em 2009, mas seria o primeiro passo para uma renovação. Quem sabe um novo técnico, uma nova maneira de pensar, um novo jeito de entender hóquei? É algo que pode ser bom para o Penguins, para o grupo e até para o próprio Bylsma.

Outro caso que chegou a ser comentado durante os playoffs foi o de Marc-André Fleury. Alguns torcedores mais velhos devem se lembrar que Flower foi a primeira escolha no draft de 2003, portanto chegou para resolver os problemas com goalies que perseguiam o Penguins.
Algum tempo se passou e Fleury ganhou experiência atuando no WBS Penguins, em sua estreia na NHL foi muito bem e firmou-se como goalie titular da equipe. Com a titularidade vieram as falhas (final de 2008) e as glórias (final de 2009).
Mas, o que foi visto a partir de 2009 não é algo comum. Não me lembro de outro goalie que teve uma média tão ruim em playoffs... O que me parece é que a pós-temporada tem um poder de desestabilizar o Fleury de uma maneira inacreditável. Foi assim contra o Flyers ano passado e foi assim contra o Islanders esse ano...
Acredito que não seja a hora de Fluery ir embora, mesmo sendo um goleiro de alto salário. A torcida tem uma grande identificação com ele, e talvez uma renovação no modo de pensar de um futuro técnico possa fazê-lo bem. Mas, também não podemos esquecer que mesmo continuando no grupo, Fluery está em sobre uma "corda-bamba", uma vez que Vokoun vem atuando muito bem e Hartzell é considerado pela mídia o "novo Brodeur".

Um pouco mais badalado que Fleury e Vokoun foi o status de Jarome Iginla em sua chegada. O experiente jogador, que passou sua carreira no Calgary Flames e atuou por diversas vezes na seleção canadense, vestiria pela primeira vez uma camisa que não tinha a cor vermelha.
Iggy ficou entre as propostas de Bruins e Penguins, mas optou pelo time de Pittsburgh. Chegou aos Pens para solucionar o velho problema dos wingers, mas não conseguiu demonstrar bons resultados.
Jogou boa parte dos jogos na segunda linha por conta de seu nome, mas facilmente poderia estar na quarta linha pelo que vinha rendendo...
Ao fim da temporada, será UFA e poderá negociar com quem quiser... Acredito que não continuará no Penguins, levando em conta seu alto salário e as propostas que lhe aparecerão.

Alguns outros nomes também estão provavelmente de saída, entre eles dois campeões em 2009, Matt Cooke e Pascal Dupuis. O contrato de ambos acabará ao fim da temporada e com as novas regras de teto salarial e outras milhões de entrelinhas econômicas, provavelmente veremos os dois atuando por outras equipes.
Na minha opinião, se assim for o desejo deles, podem ir tranquilamente. Dupuis e Cooke desempenharam muito bem seus papéis, mas não são jogadores insubstituíveis

E que tal falarmos um pouco sobre um dos melhores defensores da temporada? Algumas fontes afirmam que Kris Letang demonstrou interesse de voltar à sua cidade natal (Montreal) e atuar pelo Canadiens. Alguns até arriscam a dizer que a pedido de sua família, ele esperará o fim de seu contrato para jogar pela franquia canadense.
Mas, se Letang for esperar até acabar o contrato, ao menos por mais um ano teremos seu nome nos lineups do Penguins. Não podemos esquecer que ele foi importantíssimo durante toda temporada regular, o que lhe valeu uma candidatura ao Norris Trophy.
A série contra Boston foi algo atípico, tanto para ele quanto para Sid, Geno e tantos outros... Eu não queimaria um grande jogador por conta de uma única série.

Malkin e Crosby que foram muito criticados após as performances na final da conferência estão quase certos para continuarem por mais um longo tempo no Penguins. O capitão que renovou seu contrato na temporada passada terá no mínimo 5 chances para levantar novamente a copa... Já o russo que encantou os olhos da torcida ao fazer gols inacreditáveis e com demonstrações de raça terá seu contrato provavelmente renovado.
Pelo menos pelo que deu a entender Ray Shero, a renovação contratual de Malkin é a preferência no momento. De nada valerá trocar Malkin e manter vários jogadores que pouco fizeram para a equipe...

Entre as peças que deverão figurar o elenco do ano que vem, alguns nomes já conhecidos terão melhores oportunidades. Despres e Bennett lideram os pedidos da torcida, ambos fizeram bons jogos na atual temporada e ganharam experiência.
É importante ressaltar que são dois "garotos", assim como Bortuzzo, Hartzell e outros nomes que atuam no WBS Penguins. Acho que seja bom coloca-los no lineups futuros, são jogadores jovens e com vontade de fazer história. Embora não tenham a experiência de muitos, eles tem um fator crucial para um time vencedor, a vontade de vencer.

Resumindo minhas ideias, Bylsma é o primeiro nome que deverá sair, junto a ele Dupuis, Cooke, Iginla e Murray. Morrow é um dos jogadores que eu tentaria uma renovação, mas é claro priorizando sempre a situação de Malkin. Não trocaria Fleury no momento e lhe daria mais um chance, mas deixando claro sempre que ele estaria na sombra de Vokoun e Hartzell que tem muito a oferecer... Finalizando com o caso de Letang, quer ir embora? Vá e seja feliz. Quer continuar e ajudar o Penguins? Será muito bem vindo pois é um excelente jogador.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário