TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Eric Hartzell - Problema ou solução?


Talvez muito dos torcedores do Penguins mal saibam quem é Eric Hartzell. O goalie de 24 anos chegou aos Pens em Abril e teve apenas uma oportunidade de vivenciar o ambiente de jogo, quando foi backup de Vokoun em uma partida da temporada regular em que Fleury estava afastado devido ao nascimento de sua filha.

Como poucos aqui sabem de quem estou falando, que tal uma breve apresentação?
Eric Hartzell é um goalie relativamente jovem e que se destacou muito no hóquei universitário. Seu ápice foi em 2013, ano em que levou os "Bobcats", da Universidade de Quinnipiac, ao Frozen Four (apelido dado as finais e semi-finais do campeonato de hóquei da NCAA).
Embora a equipe de sua universidade tenha perdido a final para o time de Yale (4-0), as boas exibições de Hartzell lhe valeram um contrato de 1 ano com o Penguins, além do prêmio de Jogador Universitário do Ano de 2013 (NCAA).

Embora ainda não tenha realizado nenhum jogo como profissional, Eric já é considerado uma das promessas  do futuro e tem sido tema de diversos debates.
A chegada de um goalie jovem e quem tem grandes chances de tornar-se um dos melhores da liga é um problema ou uma solução para os Pens?

Primeiramente, vamos lembrar que atualmente o Penguins tem 5 goalies à sua disposição.
Marc-André Fleury é considerado o número um da franquia atualmente, mesmo tendo retrospecto pífio nos playoffs. Tomas Vokoun é um backup de luxo, fez bons jogos durante os playoffs e divide a torcida quando o quesito levado em conta é a titularidade.
Fora os dois já conhecidos pela maioria dos torcedores, existem outros dois que atualmente defendem o WBS Penguins. Zatkoff se destacou muito durante a temporada regular da AHL, mas caiu de rendimento nos playoffs... Em seu lugar entrou Thiessen, que chegou até a realizar alguns jogos na NHL em temporadas passadas.
O quinto goalie em questão seria justamente Eric Harzell, que foi backup em apenas um jogo da NHL e nunca jogou nenhuma partida pelos Pens ou pelos Baby Pens (WBS Penguins).

Se olharmos pelo lado do alto número de goalies, Hartzell seria um problema. Mas, existe outro lado da questão que provavelmente faz com que o ex-goalie dos Bobcats passe a ser a esperança futura da franquia.
Fleury vem em uma descendente constante e mais alguns erros podem custar seu status na equipe.
Vokoun tem mais um ano de contrato, e tudo leva a crer que esse será seu último ano na NHL antes de uma provável aposentadoria.
Zatkoff, embora tenha muita qualidade, não passa segurança e vem desde já demonstrando que não é um goalie de alto desempenho em playoffs.
Thiessen já teve algumas chances na NHL e evidenciou claramente que seria no máximo um backup mediano.

É por essas e outras que a esperança está sendo depositada previamente sobre o jovem goalie que acabou de deixar sua equipe universitária.
Talvez seja cedo para cobrar dele altos desempenhos e uma titularidade garantida no Penguins, mas suas exibições agradam muito e fazem com que muitas pessoas passem à fazer projeções sobre sua futura carreira. Muitos até desejam que Bylsma dê algumas chances para Hartzell na temporada 2013-2014.
Mas todo cuidado é pouco neste momento... Qualquer erro no planejamento pode acabar "queimando" uma futura carreira gloriosa no Penguins por simples vontade de antecipar etapas naturais do desenvolvimento do jogador. Lembrando que até Fleury chegou a realizar jogos na AHL, mesmo tendo sido 1st pick no draft de 2003.

Na minha opinião e pelo que assisti do jogador, existem motivos de sobra para se animar quanto ao provável futuro goalie do Penguins. Mas, antes de qualquer euforia devemos sempre lembrar que NCAA é muito diferente de AHL, que também é muito diferente de NHL. Só teremos uma real noção do futuro de Eric Hartzell observando seus jogos em ligas maiores, contra adversários melhores e com uma pressão maior.
Eu defenderia a ideia de coloca-lo primeiramente para atuar no WBS Penguins, sendo starter na AHL. Dependendo de suas atuações, sua promoção para backup estaria praticamente garantida após a aposentadoria de Vokoun...

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Unknown disse...

Nunca que ele vai ser um problemas , com Vokoun aposentado talvez no fim da próxima Temporada ele têm tudo para ser o backup de Fleury ou até se o goalie principal barrando Fleury...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário