TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Letang de saída?


Ainda não há nada confirmado, mas especulações fortes levam a crer que Kris Letang pode ter realizado seus últimos jogos com o Penguins.
O jogador que chegou aos Pens em 2005 após ser escolhido no terceiro round do draft (62ª escolha geral), realizou diversos jogos e foi peça importante na conquista do título de 2009.

Sem dúvidas, Letang foi um dos defensores de maior destaque na liga nos últimos anos. Entre suas principais características estão a forte presença ofensiva, o que o leva a pontuar por diversas vezes, e raça inigualável.
Sua boas apresentações possivelmente lhe renderão uma convocação para os jogos olímpicos de inverno de 2014, lembrando que se for confirmado o defensor jogará na maior seleção de hóquei do mundo, a time nacional do Canadá.

Mas, o que poderia estar fazendo com que Ray Shero pensasse em trocar um dos nomes de maior destaque da atual equipe? As más atuações contra o Boston Bruins, ao contrário do que muitos pensam, não é um fator determinante para tal fato.
A possível saída de Tanger (como foi apelidado por boa parte da torcida) é por motivos econômicos e prováveis renovações que o Penguins terá de fazer em um curto período.

Atualmente Letang tem mais um ano de contrato até se tornar UFA, o mesmo período que Malkin também se tornaria. Como já ficou claro, a preferência do Penguins é de realizar a renovação com Geno, que provavelmente não sairá barato aos cofres da franquia.

O salário médio de Malkin "gira" entorno de 9.000.000 doláres, com um "cap hit" de 8.700.000. Provavelmente, a renovação com Geno aumentará seu salário para um valor parecido com o de Crosby, o que custaria aproximadamente 12.000.000 aos cofres dos Pens.
Além de aumento salarial, o "cap hit" também tem uma tendência a crescer... Mas nada que cause grandes problemas.

Já Letang tem um salário de aproximadamente 3.500.000 doláres com um "cap hit" de mesmo valor. Se analisarmos os salários e "cap hits" de jogadores considerados semelhantes ou inferiores, nos depararemos com uma situação estranha.
Karlsson tem um salário e um "cap hit" de 6.500.000 ao patrimônio do Senators, já com Suter os valores chegam até 7.500.000 de "cap hit", com salário de 12.000.000 doláres.
Isso nos leva a crer que Tanger não renovará por menos do que é oferecido aos seus adversários na disputa de melhor defensor da liga.

O alto custo de uma possível renovação, tanto salarial quanto no aumento do "cap hit" podem significar problemas para o Penguins. Muitos jogadores que também tem papel importante poderiam ficar de fora do elenco por falta de espaço monetário.
Entre esses casos destacam-se Neal, Kunitz e Sutter...

O buraco fica até mais fundo quando analisamos outro prisma de uma possível renovação. O Penguins tem muitos prospectos defensivos de alto nível, que possivelmente darão bons resultados na NHL.
Além de Despres e Bortuzzo que já fizeram suas estreias na NHL, Maata e Pouliot esperam ansiosamente por chances no "profissional".
É claro que muitos deles já tem a vaga garantida com as saídas eminentes de Murray e Niskanen, mas isso não impede que a vaga de Letang entre em questão.

Em resumo, Letang poderá ser trocado e os possíveis interessados são Avalanche e Canadiens. Se a troca for benéfica aos Pens, não vejo grandes problemas em realiza-la... Mas Shero terá que pensar muito bem antes de se desfazer de um grande defensor para colocar no gelo algumas promessas que ainda não se consolidaram no cenário profissional.


Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim independente dos nomes que viriam a negociação não é uma boa para os Penguins. Além de ser meu jogador favorito, Letang é a alma da defesa dos Pens, sinceramente não consigo imaginar o time sem ele, a queda de rendimento, tando ofensiva quanto defensiva seria gigantesca. Ainda mais com as saídas de Niskanen e Murray, que seriam os outros pilares da defesa, junto com Orpik. Não sei se envolvi muito o lado do fanatismo, afinal foi por causa de Tanger que decidi jogar hockey e ser um defensor, mas tentando deixar esse fator de lado eu ainda não consigo ver uma troca dessas com vantagem para os Pens. Eu realmente não sei se abrir mão de um jogador como Kunitz ou Sutter seria tão ruim assim para manter nosso defensor...

Unknown disse...

Anônimo,

O problema é que temos vários prospects que podem vingar e substituir o Tanger, mas não temos nenhum que possa substituir Sutter, Kunitz ou Neal à altura... É realmente uma situação complicada.

Anônimo disse...

Verdade, mas mesmo assim... é muito complicado ver Tanger saindo assim...

Unknown disse...

Prefiro que o Letang seja trocado por algo util e o Penguins manter o Douglas Murray.
Peguei raiva do Letang por causa da serie com o Bruins, para mim foi 50% culpa dele a eliminação, os outros 50% divididos pelo resto do time.
Aproveita que ele é Norris Trophy Finalist e consegue um bom trade por ele, e a vida segue.

Unknown disse...

Miqdonio,

O problema de manter o Murray é que se recontratarmos ele perderemos a 2nd round pick do draft 2014 se avançarmos aos playoffs. É uma das cláusulas do contrato com o San Jose Sharks.

Postar um comentário