O Philadelphia Flyers venceu os dois primeiros jogos nesta temporada contra o Pittsburgh Penguins. A mais recente foi na Wells Fargo Center, onde o capitão Claude Giroux marcou faltando 1:03 para o final da partida.
FLYERS
O defensor Luke Schenn provavelmente perderá o restante da temporada devido a uma lesão, mas o Flyers terá novamente o defensor Mark Streit, que viajou para a Suíça terça-feira para ficar com sua avó de 99 anos, que está doente.
O Flyers venceu seis jogos consecutivos contra o Penguins desde a temporada passada. “É um jogo bom. É difícil e muito físico. É óbvio que é divertido assistir e também é divertido jogar”, disse Claude Giroux. O goleiro Steve Mason iniciará a partida e disse que, “nós temos um registro muito bom contra eles, porém eles irão querer muito os dois pontos, e nós também”, disse Mason.
PENGUINS
O atacante Evgeni Malkin teve um dia de folga nesta terça-feira e não houve atualizações sobre o estado de saúde de Kris Letang e Christian Ehrhoff. Sem eles, Pittsburgh tem apenas cinco defensores saudáveis, e há a possibilidade de algum atacante vir jogar na defesa. “Todos os caras estão entusiasmados em dar um giro na posição”, disse o assistente técnico Gary Agnew. “Daniel Winnik está no topo da lista, Craig Adams, Nick Spaling também”, disse Gary.
Agnew e o assistente Rick Tocchet realizaram o treino enquanto o técnico Mike Johnston foi ao funeral de sua mamãe. Mesmo com o Flyers fora da disputa pelos Playoffs da Copa Stanley, o defensor Paul Martin disse que o Pens quer a vitória. “Não importa como o ano vai para nós ou para eles, é sempre uma grande rivalidade e jogos quentes, muita moção e intensidade”, disse Martin.
Em um final épico, o Pittsburgh Penguins conseguiu vencer o San Jose Sharks nos pênaltis por 3-2, em pleno Consol Energy Center. No Tempo Extra, o Pens levou uma penalidade e teve que permanecer por 3:49 minutos com apenas três jogadores na linha. Um dos momentos mais marcantes da temporada.
Depois de conseguirem matar as penalidades, o jogo foi para o shootout, onde Sidney Crosby e David Perron conseguiram marcar para o Pens e garantir a vitória. Durante o Power Play do final do tempo extra, quando Patric Hornqvist ficou na caixa por um hooking, o Sharks teve várias chances de marcar, mas não conseguiu passar por Marc-Andre Fleury.
“Tivemos um Penalty Kill muito longo contra uma equipe muito boa. Dou o crédito da vitória a equipe de Penalty kill. Eu não sabia se eles iam retirar o goleiro para ficar 5 contra 3, ficamos pensando nisso. E eles foram preparados”, disse o técnico Mike Johnston.
Perron retornou após ter perdido um jogo devido a uma doença, conseguiu marcar com um backhand o primeiro gol dos pênaltis. Crosby marcou o segundo e o jogador do Sharks, Logan Couture, acertou a trave, terminando o jogo.
Pittsburgh (42-23-11) é o Segundo na Divisão Metropolitana empatado com o New York Islanders, cada um com 95 pontos, porém Pittsburgh tem um jogo a menos. O Penguins venceu dois jogos em dois dias e estão nove pontos à frente do Ottawa Senators, que estão três pontos atrás do Boston Bruins para o Wild Card dos Playoffs da Conferência Leste.
O Sharks (37-30-9) conseguiu um ponto no final de uma viagem de sete jogos fora de casa. Estão seis pontos atrás do Calgary Flames, que estão em terceiro lugar na Divisão do Pacífico e sete pontos atrás do Winnipeg Jets, que estão no segundo lugar do Wild Card para os Playoffs da Conferência Oeste.
O Penguins marcou dois gols em 56 segundos e manteve uma liderança de 2-0 até o primeiro intervalo. Daniel Winnik pegou o puck atrás do gol do San Jose e passou para Hornqvist que disparou ao gol. O puck bateu nas almofadas do goleiro Stalock, mas o rebote voltou para Hornqvist que marcou de backhand aos 07:08 do primeiro período.
Hornqvist que voltou sábado após perder cinco partidas é o terceiro do Pens em número de gols, com 24, quatro gols atrás de Evgeni malkin e um atrás de Crosby. “Obviamente estamos no caminho certo. Estamos ganhando jogos. No mês passado perdemos alguns e voltar a vencer constroi uma confiança na equipe”, disse Hornqvist.
Chris Kunitz logo em seguida marcou o segundo do Pens. 2-0. Aproveitando o Power Play, Derrick Pouliot passou para Crosby que esta na parte superior do círculo direito. O capitão passou para Kunitz que estava à esquerda do gol, que disparou e marcou aos 8:04 do primeiro período. Kunitz não marcava desde 25 de fevereiro.
“Eu não sei se ele abriu um sorriso, mas acho que ficou mais aliviado. Depois de marcar o primeiro, com certeza ele marcará mais. Tirou um peso de seus ombros”, disse Crosby sobre Kunitz.
O Sharks marcou dois gols no segundo período. Bem Smith marcou aos 06:44. 2-1. Couture empatou o jogo aproveitando um Power Play aos 15:38. 2-2.
O San Jose Sharks derrotou o Pittsburgh Penguins no SAP Center por 2-1, dia 9 de março. Tommy Wingels garantiu a vitória do Sharks na oitava rodada dos pênaltis. O goleiro do San Jose, Antti Niemi fez 39 defesas e negou sete de oito cobranças no shootout.
SHARKS
San Jose está encerrando uma sequência de sete jogos fora de casa, registrando até agora 3-3-0. No sábado, venceram o Philadelphia Flyers nos pênaltis por 3-2. Niemi está previsto para iniciar a partida contra o Pens após o goleiro Alex Stalock ter jogado contra o Flyers e ter feito 16 defesas.
Provavelmente o Sharks não terá em seu lineup os defensores Marc-Edouard Vlasic e Scott Hannan, lesionados durante o jogo de sábado. O defensor Mirco Mueller não jogou contra o Flyers após ter bloqueado um tiro contra o Red Wings na quinta-feira. “Eles são muito importantes para nossa linha de fundo, especialmente Vlasic”, disse o defensor Brenden Dillon.
O Sharks está oito pontos atrás do Winnipeg Jets para o segundo lugar no Wild Card para os Playoffs da Conferência Oeste, faltando apenas sete partidas.
PENGUINS
Pittsbrugh está sem o defensor Kris Letang, levado ao hospital durante a partida contra o Arizona Coyotes, onde o Pens venceu por 3-2 neste sábado. Letang foi atingido pelo atacante Shane Doan e caiu para trás, onde sua cabeça se chocou com as placas. O Pens saberá mais informações sobre Letang domingo pela manhã. “Não importa com quem você está jogando ou se está assistindo, nunca mais quero ver algo assim”, disse o defensor do Pens Rob Scuderi.
O Penguins já está sem o defensor Christian Ehrhoff. Com a vitória de sábado, o Pens ultrapassa o New York Islanders e está em segundo lugar na Divisão Metropolitana, com um jogo a menos.
Pittsburgh marcou três gols neste sábado (29) no Consol Energy Center, os três com pontuação do capitão Sidney Crosby. Daniel Winnik, Steve Downie e Crosby garantiram a vitória do Pens sobre o Coyotes por 3-2.
O gol de Crosby veio aos 11:24 do terceiro período. “Nós não mudamos nossa maneira de jogar, mesmo após sofrer o primeiro gol e quando se consegue várias chances de marcar durante a partida, eu acho que se deve confiar e acreditar que iremos achar o fundo da rede”, disse Crosby.
Thomas Greiss fez 22 defesas para o Penguins (41-23-11) e Mike Smith fez 43 defesas para o Coyotes (23-45-8). Os goleiros se dirigiam para um shootout após dois períodos sem gols, quando os atacantes começaram a trabalhar. Klas Dahlbeck atirou ao gol e o puck foi desviado por McGinn que abriu o placar da partida aos 4:52. 1-0.
Winnik marcou para o Pens 2:24 minutos depois. Foi o primeiro gol de Winnik com a camisa do Pens. Crosby atirou ao gol, o puck bateu na almofada de Smith e Winnik aproveitou o rebote para marcar. 1-1. Downie recebeu um passe de Crosby e ampliou para o Pens aos 9:19 do terceiro período. Crosby garantiu a vitória aos 8:36. Ele lidera a NHL em número de pontos, com 78, dois à frente de Jakub Vorachek do Flyers.
Pittsburgh empatou com o New York Islanders em segundo na Divisão Metropolitana e tem seis pontos de vantagem sobre o Boston Bruins, que detem o segundo lugar no Wild Card dos Playoffs da Conferência Leste. O Pens tinha perdido seis de seus últimos sete jogos até este sábado.
O defensor do Penguins, Kris Letang deixou a partida após sofre uma lesão na parte superior do corpo faltando 4:45 para o final do segundo período. O treinador do Penguins, Mike Johnston disse que Letang foi levado ao hospital e terá uma avaliação sobre su asaúde domingo de manhã.
Letang é o terceiro em pontuação no Pens, com 54 pontos em 68 jogos, atrás de Crosby e Malkin. Letang jogou 37 jogos na última temporada por causa de várias lesões, incluindo um AVC em janeiro de 2014.
Malkin e Hornqvist voltaram nesta partida. Malkin perdeu seis partidas desde 14 de março e Hornqvist jogou pela última vez dia 15 de março, contra o Red Wings. David Perron não jogou contra o Arizona devido a uma doença não revelada.
O Pittsbrugh Penguins derrotou o Arizona Coyotes por 3-1 no último sábado no Gila River Arena. Sidney Crosby fez um gol e uma assistência e Tobias Rieder marcou para o Arizona.
COYOTES
Arizona irá tentar sua terceira vitória seguida em três partidas fora de casa, depois que foi derrotado pelo Detroit Red Wings na terça e pelo Buffalo Sabres na quinta-feira. “Quando se ganha é muito melhor e terminar a viagem com uma viagem seria muito bom”, dise o técnico do Coyotes Dave Tippett.
Eles não ganham três jogos consecutivos desde novembro. O goleiro Mike Smith fará seu quinto início seguido. Permitiu 11 gols em quatro jogos. O defensor Ekman-Larsson tem quatro gols e sete pontos em cinco jogos.
PENGUINS
O atacante Evgeni Malkin perdeu seis partidas com uma lesão mas pode votlar a jogar contra o Arizona. “Se não há nada ruim e eu não sentir dor, vou voltar na parte da manhã e ver se poderei jogar”, disse Malkin. O Pens perdeu cinco dos últimos sei sjogos (1-4-1), mas permanece em terceiro lugar na Divisão Metropolitana, um ponto a frente do Washington Capitals e a dois pontos do segundo colocado, o New York Islanders.
O retorno de Malkin reforçaria o ataque do Penguins que marcou nove gols em sete jogos. Malkin tem 68 pontos em 63 partidas e está em segundo no Pens na pontuação. Hornqvist pode retornar também. “Fiz todos os treinos, por isso vamos ver o que acontece para tomar uma decisão sábado e ver se jogo ou não”, disse Horn que perdeu cinco jogos seguidos.
O goleiro Thomas Greiss inicia a partida e Marc-Andre Fleury irá jogar domingo contra o San Jose Sharks. O treinador Mike Johnston disse que irá participar dos jogos, mesmo após o falecimento de sua mãe, Sheila Margaret na sexta-feira.
O Pittsburg Penguins Brasil presta nossos sentimentos ao Coach.
5-2. Foi o placar da vitória do Carolina Hurricanes sobre o Pittsburgh Penguins na PNC Arena nesta quinta-feira (27). Esta vitória encerrou uma sequência de quatro derrotas para o Hurricanes e foi a segunda derrota contsecutiva do Penguins. Eric Staal, capitão do Carolina fez um gol e duas assistências. Ele deu algumas palavras sinceras sobre a sexta temporada consecutiva que a equipe não irá conseguir chegar aos playoffs.
“Pra ser honesto, não é fácil. Tem sido difícil ao longo dos anos voltar a participar dos playoffs e este ano não é diferente. É decepcionante”, disse Staal. O Penguins (40-23-11) perdeu pela sexta vez em sete jogos e estão em terceiro lugar na Divisão Metropolitana com 91 pontos, dois a menos que o segundo colocado, o New York Islanders e um a mais que o Washington Capitals.
Brandon Sutter abriu o placar para o Pens aos 3:54 do primeiro período. Sidney Crosby passou por trás do gol e passou para Sutter que disparou por cima do goleiro Cam Ward. Foi o 17º gol de Sutter nesta temporada. 1-0. Interceptando um passe de Rob Scuderi atrás do gol de Pittsburgh, Jordan Staal passou para seu irmão, Eric, que marcou seu 20º gol na temporada aos 5:05 do primeiro período. 1-1.
Carolina aumentou a vantagem para 2-1 com o gol de Ryan Murphy aos 8:27 do primeiro período. No segundo período Jay McClemente fez 3-1 e Alexander Semin aos 14:56 ampliou para 4-1. Aproveitando o Power Play aos 13:14 do terceiro período, Andrej Nestrasil ampliou para 5-1 e Ian Cole diminuiu para o Penguins aos 15:55. 5-2.
Análise rápida:
Fleury permitiu cinco gols, mas a culpa não foi dele. Como nos outros jogos, o Penguins permite muita confusão na frente do gol, tornando a defesa um desastre. Parecia a defesa que perdeu a vantagem de quatro gols contra o Edmonton Oilers. Estavam totalmente perdidos contra uma equipe que não vem se dando bem durante toda a temporada.
Todo o crédito da vitória também vai para Cam Ward que fez um jogo fantástico. Ele fez uma grande defesa contra Perron e evitou o gol de Letang, que chegou a ficar sozinho na frente dele. Quando o Pens conseguiu criar alguma confusão na frente do gol, acabou resultando no gol de Sutter, mas dificilmente tiveram uma segunda chance.
Na ausência de Hornqvist e Malkin, literalmente ninguém tem intensificado seu jogo. Nos últimos anos, quando Malkin e Crosby se machucavam, toda a equipe se esforçava e começava a jogar na defesa e encontrar heróis inesperados para conseguir vencer as partidas. Mas agora, parece que ninguém está procurando este impulso extra para compensar a falta dos caras. Ninguém pode compensar a falta de Malkin e Horn, mas seria bom se alguém tentasse.
O Pens que iniciou a temporada com um Power-Play matador, agora parece que está totalmente desarticulado quando tem esta oportunidade. E este é um problema muito maior do que não conseguir marcar gols no cinco contra cinco.
Quem vem jogando muito mal é Rob Scuderi. Ele registrou -5 nos últimos 48 jogos e pasmem, ele fez -8 nos últimos 26. Com os playoffs se aproximando, isso é alarmante.
Voltando ao assunto Malkin e Hornqvist novamente e sendo chato. É decepcionante quando a equipe aceita a derrota. O próprio Crosby em entrevista se mostrou muito desanimado, “foi desesperador e muito decepcionante, especialmente no terceiro período”, disse o capitão. Não que os jogadores não estivessem se esforçando, mas Malkin e Horn aumentam o seu nível de jogo com as adversidades. E esta equipe precisa de jogadores como eles agora.
Não dá pra dizer que o Pens irá se comportar desta maneira nos Playoffs, mas com o Capitals a um ponto da equipe e faltando menos de 10 jogos para o final, é no mínimo preocupante.
O Pittsburgh Penguins venceu dois jogos contra o Carolina Hurricanes que venceu o Penguins no jogo da abertura da temporada. Chris Kunitz foi o artilheiro nesta série, com dois gols e quatro pontos.
PENGUINS
Evgeni Malkin e Patric Hornqvist continuam sem jogar devido a lesões. Eles patinaram nesta quarta-feira, mas ainda não estão prontos para voltar. “Eles não irão viajar conosco”, disse o técnico Mike Johnston, ressaltando também que eles não realizaram treinamento com contato.
O defensor Christian Ehrhoff jogou apenas dois turnos na vitória do Blues por 3-2 no Tempo Extra sobre o Pens, terça-feira. Ehrhoff que fazia um jogo retornando de lesão foi prensado nas placas e deixou a partida com pouco mais de cinco minutos. Johnston disse que está esperando um relatório dos médicos para saber a situação de Christian.
Johnston disse que está falando com o GM do Pens para trazer possíveis reforços do Wilkes-Barre/Scranton, time de base do Pens na AHL. O Pens está dois pontos atrás e um jogo a menos do New York Islanders que está no segundo lugar da Divisão Metropolitana e com um jogo a menos.
HURRICANES
O goleiro Cam Ward retorna após se recuperar de uma doença e irá iniciar a partida contra o Penguins, segundo o treinador Bill Peters. O goleiro Anton Khudobin jogou cinco partidas consecutivas enquanto Ward se recuperava.
Todos treinaram exceto os defensores Jack Hillen (concussão) e Rasmus Rissanen (joelho). O atacante Victor Rask marcou o único gol do Carolina na derrota por 3-1 segunda-feira para o Chicago Blackhawks e empatou na liderança por pontos dos Rookies da NHL, com 29 pontos.
Os ex-jogadores do Penguins resolveram fazer uma ótima partida com o St. Louis Blues. Robert Bortuzzo e Marcel Goc marcaram os dois primeiros gols do Blues e Zbynek Michalek fez a assistência para Alexander Steen marcar o gol da vitória de St. Louis na prorrogação, no Consol Energy Center.
Depois de um terceiro período sem gols, Steen marcou aos 35 segundos da prorrogação. Steen desviou o tiro disparado por Michalek que passou fácil pelo goleiro do Pens, Marc-Andre Fleury. St. Louis (46-21-7) lidera a Divisão Central com a diferença de um ponto para o segundo colocado, o Nashville Predators.
O Penguins (40-22-11) tem seis pontos de vantagem sobre o Ottawa Senators, que tem o segundo lugar no Wild Card para os Playoffs da Conferência Leste. Pittsburgh está dois pontos atrás do New York Islanders na Divisão Metropolitana.
Depois que Pittsburgh marcou os dois primeiros gols com uma diferença de apenas 17 segundos no segundo período, os ex-Penguins empataram a partida.
Blake Comeau marcou após uma assistência impressionante de Daniel Winnik, que passou o puck enquanto caia no gelo. 1-0. Enquanto o gol de Comeau estava sendo anunciado, Steve Downie marcou o segundo do Pens com uma assistência de Nick Spaling. Após receber o passe, Downie girou e disparou ao gol sem chances para o goleiro do St. Louis Jake Allen.
O Pens manteve a liderança por seis minutos até Bortuzzo aproveitar a sobra do puck após confusão na frente do gol de Fleury e disparar ao gol. Bortuzzo foi negociado em troca de Ian Cole no Trade Deadline deste ano.
Goc aproveitou que Fleury foi derrubado pelo atacante do St. Louis Ryan Reaves e conseguiu marcar o seu gol faltando 2:36 para o final do segundo período. Bortuzzo e Goc marcaram seis gols em 168 jogos disputados com o Penguins.
Após o Pens fazer dois gols, Craig Adams brigou com Ott, o que segundo alguns jogadores do Blues, levantou a moral do time e foi vital para a reação da equipe
O Pens foi superado durante o primeiro período, mas defesas impressionantes de Fleury mantiveram o jogo sem gols. Pittsburgh tinha apenas três tiros a gol, quando o defensor Christian Ehrhoff deixou o jogo após ser prensado nas placas pelo jogador do St. Louis Vladimir Tarasenko. Era um jogo de retorno de Ehrhoff após se recuperar de lesão. Ele jogou apenas 5:07 minutos do primeiro período.
Este jogo seguiu a tendência do mês de março para o Penguins. Mais um bom jogo, um bom esforço e uma derrota difícil. Apesar de não dominar em tiros a gol, o Pens teve uma vantagem em gols, muito difícil de manter, principalmente por estarem jogando com uma equipe muito forte (fisicamente e talentosa), que está entre os líderes da competição.
O Pens desempenhou um bom jogo, mas é impossível não se decepcionar após uma vantagem de dois gols. Ambos os gols sofridos aconteceram após o Blues fazer uma confusão na frente do gol de Fleury, o que causou um colapso defensivo que lhes custou o jogo. Nessas horas que o forte contra ataque de Malkin e Hornqvist fez falta. A equipe precisa “encontrar maneiras” para vencer os jogos, só assim terão sucesso nos playoffs.
No primeiro confronto entre as equipes nesta temporada, Blake Comeau marcou dois gols e fez uma assistência para ajudar o Pittsburgh Penguins a sair do Scottrade Center, dia 21 de fevereiro com uma vitória por 4-2 contra o St. Louis Blues.
Foi a primeira vitória do Pens no tempo regulamentar contra o Blues desde 1º de novembro de 2008. Patric Hornqvist marcou um gol no Power Play e Brandon Sutter marcou também. O goleiro Thomas Greiss fez 21 defesas.
É esperado o retorno do defensor Christian Ehrhoff para o confront entre Pittsburgh Penguins e St. Louis Blues nesta terça-feira (24) no Consol Energy Center. Ehrhoff não jogou na vitória do Pens sobre o Arizona Coyotes por 3-1 no sábado, por motivos não divulgados. Ele treinou na manhã de terça-feira.
Ehrhoff deixou a partida contra o Washington Capitals, dia 28 de janeiro com sintomas de concussão. Ele perdeu um mês antes de retornar contra o mesmo Washington dia 25 de fevereiro. Mesmo jogando por 18:34 minutos contra o Capitals, Ehrhoff ficou fora mais sete jogos e retornou contra o Boston Bruins dia 14 de março.
Com o status de Ehrhoff ainda não definido, o Penguins chamou novamente o defensor Derrick Pouliot. Mesmo com o retorno de Ehrhoff, Pouliot poderia jogar no ataque, pois o Penguins também está sem Evgeni Malkin. Jogar no ataque é algo que Pouliot já experimentou em seu ex-time da Hockey League Ocidental, o Portland Winterhawks, que na época tinha como treinador Mike Johnston, atual treinador do Penguins.
“Essa é uma vantagem de ser um cara jovem e estou aprendendo as coisas no tranco. Eles meio que me explicaram tudo. É algo que é preciso lidar e trabalhar que as coisas acabam funcionando”, disse Pouliot.
O defensor Ian Cole enfrentará sua antiga equipe, o St. Louis Blues pela primeira vez desde que foi negociado durante o Trade Deadline, em troca do defensor Robert Bortuzzo e uma escolha na sétima rodada do Draft de 2016. Bortuzzo jantou com alguns ex-colegas de time e visitou a casa de Beau Bennett na segunda-feira. “É um momento emocionante para mim. Eu irei jogar contra um time que me tratou muito bem e eu devo muito. Tenho muitos bons amigos lá”, disse Borts.
Malkin e Hornqvist chegaram a patinar pela manhã, mas não irão jogar. Crosby marcou três pontos em seus últimos dois jogos e é o líder em pontos da NHL.
Linhas projetadas para hoje:
BLUES
Ataque:
Alexander Steen - David Backes - T.J. Oshie
Jaden Schwartz - Jori Lehtera - Vladimir Tarasenko
Chris Porter - Paul Stastny - Patrik Berglund
Steve Ott - Marcel Goc - Ryan Reaves
Defesa:
Petteri Lindbohm- Alex Pietrangelo
Jay Bouwmeester - Zbynek Michalek
Barret Jackman - Robert Bortuzzo
Goleiros:
Jake Allen
Brian Elliott
Cortados:
Olli Jokinen, Dmitrij Jaskin, Chris Butler
Lesionados:
Carl Gunnarsson (parte superior do corpo), Kevin Shattenkirk (abdómen)
PENGUINS
Ataque:
Chris Kunitz - Sidney Crosby - David Perron
Blake Comeau - Brandon Sutter - Steve Downie
Daniel Winnik - Nick Spaling - Beau Bennett
Derrick Pouliot - Maxim Lapierre - Craig Adams
Defesa:
Paul Martin - Kris Letang
Christian Ehrhoff - Ben Lovejoy
Rob Scuderi - Ian Cole
Goleiros:
Marc-Andre Fleury
Thomas Greiss
Lesionados: Evgeni Malkin (parte inferior do corpo), Patric Hornqvist (não revelado) Pascal Dupuis (coágulo de sangue), Olli Määttä (parte superior do corpo)
Data de Nascimento: 7 de Agosto de 1987 (Idade 27)
Local de nascimento: COLE HARBOUR, NS, Canadá
Sidney Patrick Crosby, o capitão do Pittsburgh Penguins foi draftado logo na primeira escolha de 2005. Ele jogava na QMJHL (Liga de Juniores de Hockey de Quebec). Jogou sua carreira júnior no Rimouski Oceanic e ganhou duas vezes o prêmio de Jogador do Ano da CHL, levando seu clube à final da Memorial Cup de 2005. Apelidado de “The Next One” (O Próximo), ele foi uma das escolhas mais conceituadas da história do hóquei, sendo o foco das atenções do draft de 2005, que foi chamado de “A Loteria Sidney Crosby”.
Crosby nasceu em Halifax, Nova Escócia, filho de Troy e Trina Crosby. Seu número, o 87 tem a ver com o valor de seu contrato de 2007 (8,7 milhões de dólares por ano) e também sua data de nascimento 8/7/87 (Mês/Dia/Ano). Sidney cresceu nas proximidades de Cole Harbour e tem uma irmã mais nova, Taylor. Seu pai era goleiro do Verdun Junior Canadiens, time de hóquei júnior canadense que jogava na QMJHL. Troy venceu a Memorial Cup de 1985 e foi draftado na 240ª escolha do draft de 1984 pelo Montreal Canadiens, mas nunca chegou a jogar na NHL. Crosby cresceu admirando Steve Yzerman e como seu pai, era fã do Canadiens.
Ele começou a jogar hóquei por conta própria no porão de casa com dois anos de idade, disparando os discos contra a secadora de roupas da família. Ele começou a andar de patins aos três anos. De 12 a 15 anos Crosby jogou no colegial para o Astral Drive Junior High School.
No início de sua carreira júnior, Crosby começou a chamar a atenção da mídia e deu sua primeira entrevista aos sete anos para um jornal. Com 13 anos, o Conselho Júnior de Hockey da Nova Escócia não o permitiu jogar em uma categoria maior que a sua, para garotos de 17 anos. Sua família processou o conselho, mas perdeu. Crosby sofreu muito com casos de jogadores adversários que tentavam prejudica-lo, bem como o abuso verbal constante dos pais dentro e fora do gelo. Estes pais o ameaçavam tão duramente, que ele passou a não levar mais sua camisa entre os jogos do torneio até começar a jogar, para que não fosse reconhecido.
Devido a este tratamento, com 15 anos, foi transferido para a Shattuck-Saint Mary’s, em Faribault, Minnesota para jogar pelo programa de hóquei da escola. Enquanto jogava na QMJHL pelo Rimouski Océanic, Crosby se formou em 2005 na Harrison Trimble High School, em Moncton, New Brunswick. No dia 30 de julho de 2005 ele foi draftado pelo Pittsburgh Penguins na primeira escolha. Ele participou de um campeonato dos prospectos da NHL no mesmo ano, para se preparar para a NHL. Além de sua forma física e força, as equipes ficaram impressionadas com sua personalidade e auto-confiança. Na oportunidade, Wayne Gretzy foi perguntado se achava que alguém poderia quebrar seus recordes. Ele respondeu que poderia ser Crosby, acrescentando que ele foi o melhor jogador que tinha visto desde Mario Lemieux.
Uma das primeiras reportagens sobre Crosby ainda na infância
Em sua primeira temporada na NHL, Crosby terminou em sexto na pontuação com 102 pontos (39 gols, 63 assistências) e foi vice-campeão da Calder Memorial Trophy (vencida por Alexander Ovechkin). Em sua segunda temporada ele liderou a NHL com 120 pontos (36 gols, 84 assistências) vencendo o Art Ross Trophy e tronando-se o jogador mais jovem e o único adolescente a ganhar um título de pontuação em qualquer grande liga esportiva norte-americana. Nesta mesma temporada, Crosby venceu o Hart Memorial Trophy, escolhido pela Hockey Writers como o jogador mais valioso (MVP) e o Prêmio Lester B. tornando-se o sétimo jogador da história da NHL a ganhar todos os três prêmios em um ano.
Crosby começou a temporada de 2007-08 como capitão da equipe e, posteriormente levou o time para a final da Copa Stanley de 2008, quando foram derrotados pelo Detroit Red Wings em seis jogos. O Penguins no ano seguinte foi novamente para a final contra o Detroit e acabou vencendo a Stanley Cup em sete jogos. Crosby tornou-se o capitão mais jovem da história da NHL a vencer a Stanley Cup. Na temporada de 2009-10 marcou 51 gols, empatando com Steven Stamkos. Os dois dividiram o Troféu Rocket Richard como maiores goleadores da NHL.
Em 2010-11 Crosby sofreu uma concussão que o deixou fora do gelo por dez meses e meio. No entanto, depois de oito jogos na temporada 2011-12, os sintomas da concussão voltaram e ele não retornou até meados de março de 2012. Ele ficou um bom tempo sendo tratado por neurologistas até poder voltar.
Internacionalmente, Crosby já representou o Canadá em inúmeros torneios de juniores do Canadá. Depois de competir no Sub-18 da Copa do Mundo Júnior de 2003, ele representou o Canadá no Campeonato Mundial Sub-20, ganhando a prata em 2004 e ouro em 2005. Quatro anos depois Crosby foi nomeado capitão da equipe do Canadá nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver. Jogando contra os Estados Unidos na final do campeonato, Crosby marcou o gol da vitória na prorrogação. Ele também foi capitão da equipe que participou dos Jogos Olímpicos de Sochi, levando a equipe a ganhar o ouro sobre a Suécia.
Crosby viveu na casa de Mario Lemieux em Sewickley, Pensilvânia de 2005 até 2010, quando finalmente comprou sua própria residência na mesma área. Em julho de 2006, ele comprou uma casa em Grand Lake, em Halifax, Nova Escócia.
A carreira na NHL:
2005-06
Crosby fez sua estreia na NHL no dia 5 de outubro de 2005 contra o New Jersey Devils e fez uma assistência no primeiro gol da equipe na temporada, marcado por Mark Recchi em uma derrota por 5-1. Seu primeiro gol foi no dia 8 de outubro contra o goleiro Hannu Toivonen do Boston Bruins. Apesar de ter registrado duas assistências e três pontos, o Penguins foi derrotado por 7-6 na prorrogação. Crosby iniciou sua carreira no Penguins jogando ao lado do hall da Fama Mario Lemieux, que foi forçado a se aposentar devido a um batimento cardíaco irregular após 26 jogos na temporada.
No meio da temporada, o treinador do Penguins, Ed Olczyc foi demitido e substituído por Michel Therrien, dia 15 de dezembro de 2005. No dia seguinte, Therrien designou Crosby como capitão alternativo da equipe, o que atraiu críticas de alguns especialistas de hóquei, incluindo Don Cherry que alegou que Crosby não tinha experiência para o cargo. Ele afirmou: “Um garoto de 18 anos de idade, irá liderar, nos dar ideias? Com que experiência? Da QMJHL? Vamos lá. Isso é ridículo”. Embora com grandes esperanças Pittsburgh, e com as aquisições de Sergei Gonchar, Zigmund Palffy e Mark Recchi, o Penguins terminou com o pior recorde na Conferência Leste.
Para Crosby, foi um sucesso pessoal. Ele fez 63 assistências e marcou 102 pontos mesmo sendo um novato. Além disso, se tornou o jogador mais jovem na história da NHL a marcar 100 pontos em uma única temporada. Ele terminou em sexto na corrida de pontos da NHL e sétimo em número de assistências. Crosby ficou com a fama de mergulhar muito e reclamar demais com os funcionários da NHL. Ele se tornou o primeiro novato a ganhar 100 minutos de penalização e 100 pontos na mesma temporada. Chegou a ser comparado com Wayne Gretzy que tinha uma reputação semelhante como “chorão” em sua juventude.
2006-07
Em 28 de outubro de 2006, Crosby marcou sue primeiro hat-trick na NHL em uma vitória por 8-2 sobre o Philadelphia Flyers. Ele terminou a temporada com 36 gols e 84 assistências em 79 jogos se tornando o primeiro adolescente a liderar a NHL em pontos desde Wayne Gretzky em 1980. Com apenas 19 anos, ele se tornou o jogador mais jovem da história da NHL a ganhar o Troféu Art Ross e o mais jovem campeão em pontos em qualquer grande esporte profissional norte-americano.
Em sua segunda temporada, o Penguins também viu melhorias significativas para a franquia, com o surgimento do vencedor da Calder Trophy Evgeni Malkin e vice-campeão Jordan Staal, completando a linha ofensiva do time. O Penguins saltou de último lugar da Conferência Leste na temporada anterior para a quinta posição e a primeira aparição nos playoffs desde 2001.
Jogando contra o Ottawa Senators na primeira rodada, Crosby marcou um gol em sua estreia nos playoffs na derrota por 6-3. Ele terminou a série com 5 pontos em 5 jogos e o Ottawa foi vice-campeão da Stanley Cup. Após a derrota, Crosby foi nomeado capitão da equipe no dia 31 de maio de 2007, fazendo dele o mais jovem capitão de equipe na história da NHL, com apenas 19 anos, 9 meses e 24 dias.
Na premiação anual em junho de 2007, Crosby ganhou o Hart Memorial Trophy, o Lester B. e o Art Ross Trophy, se tornando o jogador mais jovem na história da NHL a ganhar os três prêmios em uma mesma temporada após Gretzky.
2007-08
O Penguins renova o contrato com Crosby no valor de 43,5 milhões de dólares por mais cinco anos. No meio da temporada, Crosby marca um Hat-Trick contra Gordie Howe do Boston Bruins, dia 20 de dezembro de 2007. Quase um mês depois, dia 18 de janeiro de 2008, ele sofre uma entorse no tornozelo quando bateu nas placas do rinque em um jogo contra o Tampa Bay Lightning. Depois de perder 21 jogos se recuperando, ele retornou dia 4 de março contra o Lightning e faz duas assistências.
Dois jogos após seu retorno ele sentiu novamente o tornozelo e decidiu que precisava dar mais um tempo para se curar. Ele perdeu mais sete jogos e retornou dia 27 de março, no jogo em que o Penguins perdeu para o New York Islanders por 3-1. Mesmo não sendo muito ativo na temporada devido à lesão, Crosby ainda marcou 72 pontos em apenas 53 jogos.
Sua ausência na equipe foi um trampolim para Evgeni Malkin, que em sua segunda temporada estava jogando muito e terminou em segundo lugar em número de pontos perdendo para Alexander Ovechkin, além de ser candidato ao Troféu Hart, que também perdeu para Ovechkin.
Com o retorno de Crosby no final da temporada regular e com a contratação de Marian Hossa do Atlanta Trashers, o Penguins fez uma boa campanha se classificando para os playoffs. Pittsburgh terminou a temporada regular como campeão da Divisão Atlântico. O Penguins enfrentou o Ottawa Senators na primeira rodada, mesmo time que havia enfrentado na temporada anterior. O Ottawa foi varrido por 4-0.
Em seguida o Penguins derrotou o New York Rangers e o odiado Philadelphia Flyers, cada um em cinco jogos, chegando à final da Stanley Cup pela primeira vez desde 1992 enfrentando o Detroit Red Wings. Depois de dois Shutout (partidas sem levar gol) no início da série, Crosby marcou os dois primeiros gols do jogo 3 na vitória por 3-2 do Penguins. Porém, o Pens perdeu os jogos seguintes e foi superado pelo Red Wings em seis jogos. Crosby terminou os playoffs com 27 pontos (6 gols, 21 assistências em 20 jogos) ganhando o Troféu Conn Smythe junto a Henriqk Zetterberg (13 gols, 14 assistências em 22 jogos).
2008-09
No início da temporada, Crosby marca um gol e três assistências chegando a 100 gols, 200 assistências e 300 pontos em sua carreira. No mesmo jogo em que Crosby marcou seu 300º ponto, Evgeni Malkin marcou o seu 200º e o treinador repartiu o disco da partida para os dois comemorarem.
Problemas de lesão fizeram Crosby perder cinco jogos no início da temporada. Ele marcou 33 gols e 70 assistências terminando em terceiro lugar em número de pontos na NHL. Malkin venceu seu primeiro Troféu Art Ross na carreira.
Nos playoffs de 2009, o Pittsburgh Penguins bateu o Philadelphia Flyers na primeira rodada e depois enfrentou o Washington Capitals. A série teve muita atenção da mídia, principalmente por ressaltar o confronto de Ovechkin contra Crosby e Malkin, que juntos acabaram como os três artilheiros da Liga nesta temporada. No segundo jogo da série, Crosby e Ovechkin marcaram Hat-Trick cada um, porém o Capitals venceu por 4-3. Apesar de estar perdendo por 2-0 a série, o Penguins superou o Capitals e venceu os três jogos seguintes, derrotando o Capitals no sétimo e decisivo jogo, onde Crosby marcou mais dois gols.
Na final da Conferência Leste, o Penguins varreu o Carolina Hurricanes. Crosby foi contra a tradição e pegou o troféu Prince of Wales, o qual não havia tocado no ano anterior. Pegar o troféu antes da final da Stanley Cup dá azar, segundo a lenda, mas Crosby explicou a mudança: “Ano passado não pegamos o troféu e não tivemos o resultado que queríamos. Mesmo não vencendo, ainda podemos nos divertir”, disse o capitão.
O Penguins enfrentou o Detroit Red Wings pelo segundo ano consecutivo na final da Stanley Cup. Com 21 anos, 10 meses e 5 dias, Crosby venceu sua primeira Stanley Cup na NHL em sete jogos e se tornou o mais jovem capitão da NHL a conseguir esse feito. No sétimo jogo e decisivo, Crosby foi obrigado a assistir a partida do banco, após sofrer uma lesão no joelho no meio do segundo período, devido a uma batida de Johan Franzen. Sidney foi criticado pelo atacante do Detroit Kris Draper por não apertar as mãos de alguns jogadores do Detroit, em especial do capitão Nicklas Lidstrom.
Draper disse, “Nick ficou esperando e Crosby não veio apertar sua mão. Isso é ridículo, especialmente como capitão”. Crosby responde depois, dizendo. “Eu venci a Copa Stanley. Acho que tenho o direito de festejar com meus companheiros de equipe. Sei que não é fácil ficar esperando... eu entendo. Mas não tive a intenção de não cumprimenta-los”.
2009-10
Na temporada 2009-10, Crosby ficou empatado na artilharia da NHL com o atacante do Tampa Bay Lightning Steven Stamkos, com 51 gols, e acabou vencendo o troféu Rocket Maurice Richard. Ele também fez 58 assistências e 109 pontos, bom o bastante para ficar atrás de Alex Ovechkin, que conseguiu 112.
Ele também venceu o Prêmio Mark Messier, pela liderança. Henrik Sedin disse na oportunidade: “Ele é um grande líder do esporte dando um exemplo positivo dentro e fora do gelo, motivando os membros da equipe e se dedicando à comunidade”. Foi a segunda vez que Crosby ganhou o prêmio, a primeira vez foi em 2007, na primeira edição do prêmio.
Pittsburgh foi derrotado na segunda rodada dos playoffs de 2010 pelo Montreal Canadiens, em sete jogos. Crosby fez 19 pontos em 13 jogos dos playoffs, embora que contra o Canadiens ele marcou apenas 1 gol e 4 assistências.
2010-11
Dia 27 de novembro de 2010, Crosby marcou seu 200º gol na NHL. Ele marcou pelo menos um ponto em 25 partidas consecutivas. A sequência começou dia 5 de novembro de 2010 contra o Anaheim Ducks e foi até 28 de dezembro de 2010 contra o New York Islanders. Durante este período ele marcou 27 gols (incluindo três hat-tricks), 24 assistências e 51 pontos. Esta sequência ficou entre as 11 melhores da história da NHL.
Em 3 de janeiro de 2011, Crosby foi selecionado para participar do All-Star Game, junto a Evgeni Malkin, Marc-Andre Fleury e Kris Letang. Mas nem Crosby nem Malkin puderam jogar devido a lesões.
Durante o Winter Classic do dia 1º de janeiro de 2011 contra o Washington Capitals e no jogo contra o Tampa Bay Lightning dia 5 de janeiro, Crosby levou pancadas na cabeça de Dave Steckel e Victor Hedman, respectivamente. Depois de apresentar alguns sintomas de concussão, Crosby não retornou a jogar durante a temporada regular e perdeu os Playoffs daquele ano.
O Pens também perdeu Evgeni Malkin que teve uma grave lesão nos ligamentos do joelho e ficou fora o restante da temporada. Apesar de Crosby ter perdido 41 jogos na temporada ele terminou como artilheiro do Penguins, marcou 66 pontos em 41 jogos, 16 pontos a frente do defensor Kris Letang. Assim, ele estabeleceu um novo recorde na NHL, como o jogador com menor número de jogos disputados sendo líder em pontos de uma equipe na NHL.
2011-12
Crosby perdeu os 20 primeiros jogos da temporada devido a efeitos prolongados de sua concussão. Retornou dia 21 de novembro de 2011 contra o New York Islanders, marcando dois gols e duas assistências em uma vitória por 5-0. No entanto, após sete jogos, conseguindo marcar 12 pontos em 8 jogos, os sintomas da concussão voltaram em dezembro de 2011 após Crosby ter levado uma cotovelada de David Krejci. Crosby decidiu então não retornar ao gelo até se sentir perfeitamente bem.
Ele conseguiu retornar dia 15 de março, marcando uma assistência durante a vitória por 5-2 contra o New York Rangers. Apesar de só ter jogado 22 partidas, Crosby fez 29 assistências, 8 gols e 37 pontos, incluindo seu 600º na carreira.
O retorno de Crosby antes dos playoffs fez com que vários especialistas dissessem que o Penguins iria vencer sua segunda Stanley Cup em quatro anos. Na primeira rodada o Pens enfrentou o Philadelphia Flyers, que venceu os três primeiros jogos. O terceiro jogo teve 158 minutos de penalização e o Pens foi derrotado por 8-4. Crosby foi amplamente criticado por sua conduta durante a partida que acabou ganhando notoriedade após sua entrevista após o jogo.
Quando perguntado sobre um incidente com o atacante do Flyers Jakub Vorachek, onde Crosby afasta a luva de Vorachek que estava no gelo e foi empurrado por Crosby que disse: “Eu não gosto de nenhum indivíduo daquela equipe. A luva estava perto de mim, e empurrei mesmo. Eu não gosto deles”.
O Pens viria a ganhar os dois jogos seguintes, mas perdeu a série no jogo 6. Crosby terminou com 3 gols e 5 assistências em 6 jogos dos playoffs.
No dia 28 de junho de 2012, o Penguins anunciou que havia renovado o contrato de Crosby em 12 anos por U$ 104.4 Milhões, que o manterá em Pittsburgh até 2024-25.
2012-13
O início da temporada de 2012-13 foi adiada para janeiro de 2013 devido ao LockOut, um bloqueio dos jogadores que queriam negociar um novo acordo coletivo de trabalho. Durante este tempo, Crosby participou regularmente de reuniões com a NHLPA e os proprietários da NHL. O bloqueio iniciou dia 15 de setembro de 2012 e foi até dia 6 de janeiro de 2013, levando 119 dias. A temporada iniciou somente dia 19 de janeiro.
Crosby foi questionado muitas vezes sobre o que faria se o bloqueio continuasse e ele chegou a cogitar jogar em Ligas Europeias (o que muitos jogadores acabaram fazendo para se manter em forma até o bloqueio ser cancelado). Crosby continuou a treinar e participou de vários jogos de exibição ao público durante este período.
Com o início da temporada, Crosby marcou 31 pontos (9 gols, 22 assistências) durante os 21 primeiros jogos. Ele acumulou mais 25 pontos até março (6 gols, 19 assistências) e o Penguins permaneceu invicto durante este período. Mas sua temporada regular chegou ao fim dia 30 de março contra o New York Islanders.
O seu companheiro de equipe, Brooks Orpik disparou um slapshot que acertou Crosby na boca, fazendo com que perdesse vários dentes. Crosby ficou no gelo durante vários minutos até que a equipe médica conseguisse ajuda-lo a ir para o vestiário segurando uma toalha sobre o rosto. Inicialmente o diagnóstico não foi grave, mas descobriu-se mais tarde que Crosby havia quebrado a mandíbula e isso exigira várias cirurgias reconstrutivas. Ele perdeu os 12 jogos finais da temporada e terminou em quarto lugar na pontuação da Liga.
Crosby voltou dia 5 de maio na segunda partida da série contra o New York Islanders nos playoffs, ironicamente contra a mesma equipe que Crosby acabou lesionado. Apesar do Penguins ter marcado dois gols com Crosby, o Pens perdeu por 3-2, empatando a série. Mas o Pens acabou vencendo a série por 4-2, com Crosby marcando 9 pontos (3 gols, 6 assistências) nos próximos cinco jogos.
O Penguins enfrentou o Ottawa Senators na rodada seguinte. Crosby marcou um hat-trick no jogo 2 e o Pens acabou vencendo rapidamente o Senators por 4-1 na série. Crosby registrou 4 gols e 2 assistências em 6 partidas.
Nas finais da Conferência Leste o Penguins enfrentou o Boston Bruins que tinha o goleiro Tuuka Rask em ótima fase, permitindo apenas dois gols na série. Crosby não conseguiu pontuar e o Bruins varreu o Penguins em quatro jogos consecutivos.
2013-14
Corsby realizou uma temporada saudável e produtiva. Participou de 80 jogos pela primeira vez desde a temporada 2009-10. Terminou a temporada com 36 gols e 68 assistências. Foi a primeira vez em sua carreira que liderou a liga em assistências. Ele também registrou 104 pontos, vencendo o Troféu Art Ross pela segunda vez em sua carreira.
Crosby e o Penguins terminaram em segundo lugar na Conferência Leste, atrás do Bruins e enfrentou o Columbus Blue Jackets na primeira rodada dos playoffs. Apesar de não ter sido uma boa rodada, onde Crosby não marcou gols, o Penguins venceu em seis jogos avançando para enfrentar o New York Rangers, onde perderam em sete jogos.
Crosby acabou com uma seca de gols em playoffs, onde não marcava desde o confronto com o Bruins no ano anterior. No segundo jogo, com um gol de Crosby, o Pens empatou a série em 1-1, e conseguiu vencer o Rangers no Madison Square Garden nos jogos 3 e 4. Porém o New York dominou o Pens nos jogos 5 e 6, forçando um jogo 7 em Pittsburgh, onde o Pens foi derrotado.
Vídeo que Crosby fez para a Go Pro mostrando um pouco da habilidade de nosso capitão, que não é ídolo apenas por seus gols, títulos, etc. mas também por ser uma boa pessoa, atenta com os fãs e com noção da importância que tem para o Hockey.
Conferência: Leste Divisão: Atlântico Fundação: 5 de Junho de 1967 História: Pittsburgh Penguins 1967-presente Arena: Consol Energy Center (18.087) Sede: Pittsburgh, Pennsylvania Cores: Black, Vegas Gold and White General Manager: Jim Rutherford Técnico: Mike Johnston Capitão: Sidney Crosby Afiliados (minor leagues): Wilkers-Barre/Scranton Penguins (AHL) Wheeling Nailers (ECHL) Stanley Cups:1990-91, 1991-92, 2008-09 Títulos de Conferência (Prince of Wales Trophy): 1990-91, 1991-92, 2007-08, 2008-09 Presidents' Trophy: 1992-1993 Título de Divisão: 1990-91, 1991-92, 1993-94, 1995-96, 1997-98, 2007-08, 2012-13 e 2013-14.