Nunca é cedo demais para prever o primeiro confronto nos playoffs, quando sua equipe está 15 pontos acima do segundo colocado na divisão e com menos de um mês para acabar a temporada regular.
O site Sports Club projetou uma estatística dizendo que se o Pens fizer 3-10-2 nos últimos 15 jogos da temporada, ainda tem um percentual de 93% de chances de ganhar a divisão. Dentro dos 15 jogos, já temos uma vitória, contra o Dallas Stars, então, não temos muito que temer. Fazendo 6-9-0 então, é 100% de certeza de o Penguins ser campeão da Divisão Metropolitana.
Tabela de classificação. 19/03/2014 – 17 horas
Com o título da divisão praticamente garantido, vamos dar uma olhada mais a frente, para os playoffs. O Penguins e o Boston Bruins estão disputando o título da Conferência Leste, porém o Bruins na noite desta terça-feira (18) chegou a 10 vitórias seguidas, e já abriram uma vantagem sobre o Pens de 5 pontos. Provavelmente serão vencedores da Conferência, pegando o 2º Wild Card.
Isso significa que o Penguins jogarão com o 1º Wildcard na primeira rodada dos Playoffs. De acordo com a Sports Club Stats, podem ser um dos seguintes times:
Toronto - 32,2%
32,2% é uma grande chance. O Maple Leafs estão perto da classificação, atrás do Tampa Bay e Montreal, mas tem menor número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate. E que grande confronto seria. Toronto vs. Pittsburgh, prato cheio para a mídia e um jogão para os fãs de hockey.
O jogo parece ser favorável para o Penguins. Toronto permite uma incrível marca de 36,3 disparos a gol, por jogo. O seu PK é o 28º na Liga e seus gols sofridos é o 26º. Eles tomam 3 gols por jogo. O maior entre os possíveis times que irão para os Playoffs.
É uma equipe com uma defesa razoável, pobre no Penalty Kill, provavelmente um oponente para o Penguins fazer a festa.
Montreal - 18,1%
Esta série não seria nada curta. Com o ex-treinador do Penguins Michel Therrien querendo vingar-se da equipe que o abandonou, e em seguida ganhou a Copa Stanley. Além do duelo entre os medalhistas olímpicos Carey Price e Sidney Crosby, enfrentando-se em Montreal, sob as luzes enlouquecidas da mídia.
Montreal é a partida menos favorável para o Pittsburgh. São o 4º em Penalty Kill e top 10 em gols na liga. Com o goleiro Price fazendo a diferença, e os vilões P.K. Subban e o assassino de Penguins Daniel Briere e Brian Gionta. Já me dá azia só de pensar em um potencial confronto desse.
Apesar dessa provável dor de cabeça, um ataque rápido e ofensivo do Pittsburgh tem muitas chances de vencer a defesa do Montreal. Price pode retardar o placar para o Penguins, mas em uma série Melhor de Sete, o Pens tem a capacidade de “romper” essa barreira, da mesma forma que fez com Craig Anderson e o Ottawa Senators na última temporada.
Detroit - 12,2%
Oh-Oh. O Detroit Red Wings não é mais a equipe que nos lembramos em um passado recente. Com várias lesões semelhantes às que o Pittsburgh teve que lidar, o Detroit teve muito trabalho nesta temporada. Se Henrik Zetterberg e Pavel Datsyuk não estiverem com força total, podem não ser problema, mas se estiverem... complica.
Outros possíveis adversários: NY Rangers (8,7%), Philadelphia (6,7%) , Columbus (6,6%) , New Jersey (5,4%)
Caras, qualquer um destes confrontos é uma potencial bomba. O Rangers e o Blue Jackets oferecem goleiros capazes de roubar a série, o Flyers tem sido a kryptonita para o Penguins e o Devils sempre confundem o grande ataque do Pens.
Dependendo de como este mês irá se desenrolar, há outras possibilidades surgindo. Mas o quadro dos playoffs está cada vez mais definido a cada dia que passa e em breve saberemos de certeza quem o Pens irá enfrentar rumo a Copa Stanley de 2014.
LET’S GO PENS!