TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Elenco 2014-15: Sidney Crosby #87

3c6c8eecca34401b2d15f49259cf4a68

Posição: Center

Número: 87

Altura: 1,80 mt

Peso: 90.72 kg

Mão: Esquerda

Data de Nascimento: 7 de Agosto de 1987 (Idade 27)

Local de nascimento: COLE HARBOUR, NS, Canadá

Sidney Patrick Crosby, o capitão do Pittsburgh Penguins foi draftado logo na primeira escolha de 2005. Ele jogava na QMJHL (Liga de Juniores de Hockey de Quebec). Jogou sua carreira júnior no Rimouski Oceanic e ganhou duas vezes o prêmio de Jogador do Ano da CHL, levando seu clube à final da Memorial Cup de 2005. Apelidado de “The Next One” (O Próximo), ele foi uma das escolhas mais conceituadas da história do hóquei, sendo o foco das atenções do draft de 2005, que foi chamado de “A Loteria Sidney Crosby”.

006

sidney-crosby-montreal-canadiens

Crosby nasceu em Halifax, Nova Escócia, filho de Troy e Trina Crosby. Seu número, o 87 tem a ver com o valor de seu contrato de 2007 (8,7 milhões de dólares por ano) e também sua data de nascimento 8/7/87 (Mês/Dia/Ano). Sidney cresceu nas proximidades de Cole Harbour e tem uma irmã mais nova, Taylor. Seu pai era goleiro do Verdun Junior Canadiens, time de hóquei júnior canadense que jogava na QMJHL. Troy venceu a Memorial Cup de 1985 e foi draftado na 240ª escolha do draft de 1984 pelo Montreal Canadiens, mas nunca chegou a jogar na NHL. Crosby cresceu admirando Steve Yzerman e como seu pai, era fã do Canadiens.

Ele começou a jogar hóquei por conta própria no porão de casa com dois anos de idade, disparando os discos contra a secadora de roupas da família. Ele começou a andar de patins aos três anos. De 12 a 15 anos Crosby jogou no colegial para o Astral Drive Junior High School.

14

No início de sua carreira júnior, Crosby começou a chamar a atenção da mídia e deu sua primeira entrevista aos sete anos para um jornal. Com 13 anos, o Conselho Júnior de Hockey da Nova Escócia não o permitiu jogar em uma categoria maior que a sua, para garotos de 17 anos. Sua família processou o conselho, mas perdeu. Crosby sofreu muito com casos de jogadores adversários que tentavam prejudica-lo, bem como o abuso verbal constante dos pais dentro e fora do gelo. Estes pais o ameaçavam tão duramente, que ele passou a não levar mais sua camisa entre os jogos do torneio até começar a jogar, para que não fosse reconhecido.

2007-crosby-02

Devido a este tratamento, com 15 anos, foi transferido para a Shattuck-Saint Mary’s, em Faribault, Minnesota para jogar pelo programa de hóquei da escola. Enquanto jogava na QMJHL pelo Rimouski Océanic, Crosby se formou em 2005 na Harrison Trimble High School, em Moncton, New Brunswick. No dia 30 de julho de 2005 ele foi draftado pelo Pittsburgh Penguins na primeira escolha. Ele participou de um campeonato dos prospectos da NHL no mesmo ano, para se preparar para a NHL. Além de sua forma física e força, as equipes ficaram impressionadas com sua personalidade e auto-confiança. Na oportunidade, Wayne Gretzy foi perguntado se achava que alguém poderia quebrar seus recordes. Ele respondeu que poderia ser Crosby, acrescentando que ele foi o melhor jogador que tinha visto desde Mario Lemieux.

Uma das primeiras reportagens sobre Crosby ainda na infância

Em sua primeira temporada na NHL, Crosby terminou em sexto na pontuação com 102 pontos (39 gols, 63 assistências) e foi vice-campeão da Calder Memorial Trophy (vencida por Alexander Ovechkin). Em sua segunda temporada ele liderou a NHL com 120 pontos (36 gols, 84 assistências) vencendo o Art Ross Trophy e tronando-se o jogador mais jovem e o único adolescente a ganhar um título de pontuação em qualquer grande liga esportiva norte-americana. Nesta mesma temporada, Crosby venceu o Hart Memorial Trophy, escolhido pela Hockey Writers como o jogador mais valioso (MVP) e o Prêmio Lester B. tornando-se o sétimo jogador da história da NHL a ganhar todos os três prêmios em um ano.

Sidney-Crosby-640x427

Crosby começou a temporada de 2007-08 como capitão da equipe e, posteriormente levou o time para a final da Copa Stanley de 2008, quando foram derrotados pelo Detroit Red Wings em seis jogos. O Penguins no ano seguinte foi novamente para a final contra o Detroit e acabou vencendo a Stanley Cup em sete jogos. Crosby tornou-se o capitão mais jovem da história da NHL a vencer a Stanley Cup. Na temporada de 2009-10 marcou 51 gols, empatando com Steven Stamkos. Os dois dividiram o Troféu Rocket Richard como maiores goleadores da NHL.

kids1

3617.crosby_gold_medal

Em 2010-11 Crosby sofreu uma concussão que o deixou fora do gelo por dez meses e meio. No entanto, depois de oito jogos na temporada 2011-12, os sintomas da concussão voltaram e ele não retornou até meados de março de 2012. Ele ficou um bom tempo sendo tratado por neurologistas até poder voltar.

Internacionalmente, Crosby já representou o Canadá em inúmeros torneios de juniores do Canadá. Depois de competir no Sub-18 da Copa do Mundo Júnior de 2003, ele representou o Canadá no Campeonato Mundial Sub-20, ganhando a prata em 2004 e ouro em 2005. Quatro anos depois Crosby foi nomeado capitão da equipe do Canadá nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver. Jogando contra os Estados Unidos na final do campeonato, Crosby marcou o gol da vitória na prorrogação. Ele também foi capitão da equipe que participou dos Jogos Olímpicos de Sochi, levando a equipe a ganhar o ouro sobre a Suécia.

Sidney-Crosby-Team-Canada-Hockey-2010-Olympics

Crosby viveu na casa de Mario Lemieux em Sewickley, Pensilvânia de 2005 até 2010, quando finalmente comprou sua própria residência na mesma área. Em julho de 2006, ele comprou uma casa em Grand Lake, em Halifax, Nova Escócia.

CrosbyOceanicPensBabyPicsTBT2014-Crosby1PensBabyPicsTBT2014-Sid2

A carreira na NHL:

2005-06

lemieux

Crosby fez sua estreia na NHL no dia 5 de outubro de 2005 contra o New Jersey Devils e fez uma assistência no primeiro gol da equipe na temporada, marcado por Mark Recchi em uma derrota por 5-1. Seu primeiro gol foi no dia 8 de outubro contra o goleiro Hannu Toivonen do Boston Bruins. Apesar de ter registrado duas assistências e três pontos, o Penguins foi derrotado por 7-6 na prorrogação. Crosby iniciou sua carreira no Penguins jogando ao lado do hall da Fama Mario Lemieux, que foi forçado a se aposentar devido a um batimento cardíaco irregular após 26 jogos na temporada.

Sidney-Crosby-sidney-crosby-130900_333_273

No meio da temporada, o treinador do Penguins, Ed Olczyc foi demitido e substituído por Michel Therrien, dia 15 de dezembro de 2005. No dia seguinte, Therrien designou Crosby como capitão alternativo da equipe, o que atraiu críticas de alguns especialistas de hóquei, incluindo Don Cherry que alegou que Crosby não tinha experiência para o cargo. Ele afirmou: “Um garoto de 18 anos de idade, irá liderar, nos dar ideias? Com que experiência? Da QMJHL? Vamos lá. Isso é ridículo”. Embora com grandes esperanças Pittsburgh, e com as aquisições de Sergei Gonchar, Zigmund Palffy e Mark Recchi, o Penguins terminou com o pior recorde na Conferência Leste.

Para Crosby, foi um sucesso pessoal. Ele fez 63 assistências e marcou 102 pontos mesmo sendo um novato. Além disso, se tornou o jogador mais jovem na história da NHL a marcar 100 pontos em uma única temporada. Ele terminou em sexto na corrida de pontos da NHL e sétimo em número de assistências. Crosby ficou com a fama de mergulhar muito e reclamar demais com os funcionários da NHL. Ele se tornou o primeiro novato a ganhar 100 minutos de penalização e 100 pontos na mesma temporada. Chegou a ser comparado com Wayne Gretzy que tinha uma reputação semelhante como “chorão” em sua juventude.

2006-07sidney_crosby_209

Em 28 de outubro de 2006, Crosby marcou sue primeiro hat-trick na NHL em uma vitória por 8-2 sobre o Philadelphia Flyers. Ele terminou a temporada com 36 gols e 84 assistências em 79 jogos se tornando o primeiro adolescente a liderar a NHL em pontos desde Wayne Gretzky em 1980. Com apenas 19 anos, ele se tornou o jogador mais jovem da história da NHL a ganhar o Troféu Art Ross e o mais jovem campeão em pontos em qualquer grande esporte profissional norte-americano.

Em sua segunda temporada, o Penguins também viu melhorias significativas para a franquia, com o surgimento do vencedor da Calder Trophy Evgeni Malkin e vice-campeão Jordan Staal, completando a linha ofensiva do time. O Penguins saltou de último lugar da Conferência Leste na temporada anterior para a quinta posição e a primeira aparição nos playoffs desde 2001.

Jogando contra o Ottawa Senators na primeira rodada, Crosby marcou um gol em sua estreia nos playoffs na derrota por 6-3. Ele terminou a série com 5 pontos em 5 jogos e o Ottawa foi vice-campeão da Stanley Cup. Após a derrota, Crosby foi nomeado capitão da equipe no dia 31 de maio de 2007, fazendo dele o mais jovem capitão de equipe na história da NHL, com apenas 19 anos, 9 meses e 24 dias.

Na premiação anual em junho de 2007, Crosby ganhou o Hart Memorial Trophy, o Lester B. e o Art Ross Trophy, se tornando o jogador mais jovem na história da NHL a ganhar os três prêmios em uma mesma temporada após Gretzky.

2007 NHL Awards Show 0p2POFpqxlcl

2007-08

O Penguins renova o contrato com Crosby no valor de 43,5 milhões de dólares por mais cinco anos. No meio da temporada, Crosby marca um Hat-Trick contra Gordie Howe do Boston Bruins, dia 20 de dezembro de 2007. Quase um mês depois, dia 18 de janeiro de 2008, ele sofre uma entorse no tornozelo quando bateu nas placas do rinque em um jogo contra o Tampa Bay Lightning. Depois de perder 21 jogos se recuperando, ele retornou dia 4 de março contra o Lightning e faz duas assistências.

evgeni-malkin-and-sidney-crosby-are-looking-for-another-stanley-cup-in-2013

Dois jogos após seu retorno ele sentiu novamente o tornozelo e decidiu que precisava dar mais um tempo para se curar. Ele perdeu mais sete jogos e retornou dia 27 de março, no jogo em que o Penguins perdeu para o New York Islanders por 3-1. Mesmo não sendo muito ativo na temporada devido à lesão, Crosby ainda marcou 72 pontos em apenas 53 jogos.

Sua ausência na equipe foi um trampolim para Evgeni Malkin, que em sua segunda temporada estava jogando muito e terminou em segundo lugar em número de pontos perdendo para Alexander Ovechkin, além de ser candidato ao Troféu Hart, que também perdeu para Ovechkin.

Com o retorno de Crosby no final da temporada regular e com a contratação de Marian Hossa do Atlanta Trashers, o Penguins fez uma boa campanha se classificando para os playoffs. Pittsburgh terminou a temporada regular como campeão da Divisão Atlântico. O Penguins enfrentou o Ottawa Senators na primeira rodada, mesmo time que havia enfrentado na temporada anterior. O Ottawa foi varrido por 4-0.

64956

Em seguida o Penguins derrotou o New York Rangers e o odiado Philadelphia Flyers, cada um em cinco jogos, chegando à final da Stanley Cup pela primeira vez desde 1992 enfrentando o Detroit Red Wings. Depois de dois Shutout (partidas sem levar gol) no início da série, Crosby marcou os dois primeiros gols do jogo 3 na vitória por 3-2 do Penguins. Porém, o Pens perdeu os jogos seguintes e foi superado pelo Red Wings em seis jogos. Crosby terminou os playoffs com 27 pontos (6 gols, 21 assistências em 20 jogos) ganhando o Troféu Conn Smythe junto a Henriqk Zetterberg (13 gols, 14 assistências em 22 jogos).

tumblr_lw7gz9JAGq1qm9rypo1_1280

2008-09

No início da temporada, Crosby marca um gol e três assistências chegando a 100 gols, 200 assistências e 300 pontos em sua carreira. No mesmo jogo em que Crosby marcou seu 300º ponto, Evgeni Malkin marcou o seu 200º e o treinador repartiu o disco da partida para os dois comemorarem.

Problemas de lesão fizeram Crosby perder cinco jogos no início da temporada. Ele marcou 33 gols e 70 assistências terminando em terceiro lugar em número de pontos na NHL. Malkin venceu seu primeiro Troféu Art Ross na carreira.

ap120415047022jpg-44a14ce7c83b0c7e

Nos playoffs de 2009, o Pittsburgh Penguins bateu o Philadelphia Flyers na primeira rodada e depois enfrentou o Washington Capitals. A série teve muita atenção da mídia, principalmente por ressaltar o confronto de Ovechkin contra Crosby e Malkin, que juntos acabaram como os três artilheiros da Liga nesta temporada. No segundo jogo da série, Crosby e Ovechkin marcaram Hat-Trick cada um, porém o Capitals venceu por 4-3. Apesar de estar perdendo por 2-0 a série, o Penguins superou o Capitals e venceu os três jogos seguintes, derrotando o Capitals no sétimo e decisivo jogo, onde Crosby marcou mais dois gols.

s090513_pens2

Na final da Conferência Leste, o Penguins varreu o Carolina Hurricanes. Crosby foi contra a tradição e pegou o troféu Prince of Wales, o qual não havia tocado no ano anterior. Pegar o troféu antes da final da Stanley Cup dá azar, segundo a lenda, mas Crosby explicou a mudança: “Ano passado não pegamos o troféu e não tivemos o resultado que queríamos. Mesmo não vencendo, ainda podemos nos divertir”, disse o capitão.

crosby-malkin

O Penguins enfrentou o Detroit Red Wings pelo segundo ano consecutivo na final da Stanley Cup. Com 21 anos, 10 meses e 5 dias, Crosby venceu sua primeira Stanley Cup na NHL em sete jogos e se tornou o mais jovem capitão da NHL a conseguir esse feito. No sétimo jogo e decisivo, Crosby foi obrigado a assistir a partida do banco, após sofrer uma lesão no joelho no meio do segundo período, devido a uma batida de Johan Franzen. Sidney foi criticado pelo atacante do Detroit Kris Draper por não apertar as mãos de alguns jogadores do Detroit, em especial do capitão Nicklas Lidstrom.

pittsburgh-penguins-sidney-crosby-stanley-cup-longest-active-postseason-streaks-pro-sports

Draper disse, “Nick ficou esperando e Crosby não veio apertar sua mão. Isso é ridículo, especialmente como capitão”. Crosby responde depois, dizendo. “Eu venci a Copa Stanley. Acho que tenho o direito de festejar com meus companheiros de equipe. Sei que não é fácil ficar esperando... eu entendo. Mas não tive a intenção de não cumprimenta-los”.

06-n090619-stanleycup

2009-10

Na temporada 2009-10, Crosby ficou empatado na artilharia da NHL com o atacante do Tampa Bay Lightning Steven Stamkos, com 51 gols, e acabou vencendo o troféu Rocket Maurice Richard. Ele também fez 58 assistências e 109 pontos, bom o bastante para ficar atrás de Alex Ovechkin, que conseguiu 112.

sidney-crosby-1

Ele também venceu o Prêmio Mark Messier, pela liderança. Henrik Sedin disse na oportunidade: “Ele é um grande líder do esporte dando um exemplo positivo dentro e fora do gelo, motivando os membros da equipe e se dedicando à comunidade”. Foi a segunda vez que Crosby ganhou o prêmio, a primeira vez foi em 2007, na primeira edição do prêmio.

Pittsburgh foi derrotado na segunda rodada dos playoffs de 2010 pelo Montreal Canadiens, em sete jogos. Crosby fez 19 pontos em 13 jogos dos playoffs, embora que contra o Canadiens ele marcou apenas 1 gol e 4 assistências.

7113892

2010-11

Dia 27 de novembro de 2010, Crosby marcou seu 200º gol na NHL. Ele marcou pelo menos um ponto em 25 partidas consecutivas. A sequência começou dia 5 de novembro de 2010 contra o Anaheim Ducks e foi até 28 de dezembro de 2010 contra o New York Islanders. Durante este período ele marcou 27 gols (incluindo três hat-tricks), 24 assistências e 51 pontos. Esta sequência ficou entre as 11 melhores da história da NHL.

Em 3 de janeiro de 2011, Crosby foi selecionado para participar do All-Star Game, junto a Evgeni Malkin, Marc-Andre Fleury e Kris Letang. Mas nem Crosby nem Malkin puderam jogar devido a lesões.

Crosby_Winning_WinterClassic08

Durante o Winter Classic do dia 1º de janeiro de 2011 contra o Washington Capitals e no jogo contra o Tampa Bay Lightning dia 5 de janeiro, Crosby levou pancadas na cabeça de Dave Steckel e Victor Hedman, respectivamente. Depois de apresentar alguns sintomas de concussão, Crosby não retornou a jogar durante a temporada regular e perdeu os Playoffs daquele ano.

O Pens também perdeu Evgeni Malkin que teve uma grave lesão nos ligamentos do joelho e ficou fora o restante da temporada. Apesar de Crosby ter perdido 41 jogos na temporada ele terminou como artilheiro do Penguins, marcou 66 pontos em 41 jogos, 16 pontos a frente do defensor Kris Letang. Assim, ele estabeleceu um novo recorde na NHL, como o jogador com menor número de jogos disputados sendo líder em pontos de uma equipe na NHL.

2011-12

Sidney-Crosby (1)

Crosby perdeu os 20 primeiros jogos da temporada devido a efeitos prolongados de sua concussão. Retornou dia 21 de novembro de 2011 contra o New York Islanders, marcando dois gols e duas assistências em uma vitória por 5-0. No entanto, após sete jogos, conseguindo marcar 12 pontos em 8 jogos, os sintomas da concussão voltaram em dezembro de 2011 após Crosby ter levado uma cotovelada de David Krejci. Crosby decidiu então não retornar ao gelo até se sentir perfeitamente bem.

Ele conseguiu retornar dia 15 de março, marcando uma assistência durante a vitória por 5-2 contra o New York Rangers. Apesar de só ter jogado 22 partidas, Crosby fez 29 assistências, 8 gols e 37 pontos, incluindo seu 600º na carreira.

142947046

O retorno de Crosby antes dos playoffs fez com que vários especialistas dissessem que o Penguins iria vencer sua segunda Stanley Cup em quatro anos. Na primeira rodada o Pens enfrentou o Philadelphia Flyers, que venceu os três primeiros jogos. O terceiro jogo teve 158 minutos de penalização e o Pens foi derrotado por 8-4. Crosby foi amplamente criticado por sua conduta durante a partida que acabou ganhando notoriedade após sua entrevista após o jogo.

Quando perguntado sobre um incidente com o atacante do Flyers Jakub Vorachek, onde Crosby afasta a luva de Vorachek que estava no gelo e foi empurrado por Crosby que disse: “Eu não gosto de nenhum indivíduo daquela equipe. A luva estava perto de mim, e empurrei mesmo. Eu não gosto deles”.

O Pens viria a ganhar os dois jogos seguintes, mas perdeu a série no jogo 6. Crosby terminou com 3 gols e 5 assistências em 6 jogos dos playoffs.

No dia 28 de junho de 2012, o Penguins anunciou que havia renovado o contrato de Crosby em 12 anos por U$ 104.4 Milhões, que o manterá em Pittsburgh até 2024-25.

2012-13

O início da temporada de 2012-13 foi adiada para janeiro de 2013 devido ao LockOut, um bloqueio dos jogadores que queriam negociar um novo acordo coletivo de trabalho. Durante este tempo, Crosby participou regularmente de reuniões com a NHLPA e os proprietários da NHL. O bloqueio iniciou dia 15 de setembro de 2012 e foi até dia 6 de janeiro de 2013, levando 119 dias. A temporada iniciou somente dia 19 de janeiro.

image

Crosby foi questionado muitas vezes sobre o que faria se o bloqueio continuasse e ele chegou a cogitar jogar em Ligas Europeias (o que muitos jogadores acabaram fazendo para se manter em forma até o bloqueio ser cancelado). Crosby continuou a treinar e participou de vários jogos de exibição ao público durante este período.

Com o início da temporada, Crosby marcou 31 pontos (9 gols, 22 assistências) durante os 21 primeiros jogos. Ele acumulou mais 25 pontos até março (6 gols, 19 assistências) e o Penguins permaneceu invicto durante este período. Mas sua temporada regular chegou ao fim dia 30 de março contra o New York Islanders.

O seu companheiro de equipe, Brooks Orpik disparou um slapshot que acertou Crosby na boca, fazendo com que perdesse vários dentes. Crosby ficou no gelo durante vários minutos até que a equipe médica conseguisse ajuda-lo a ir para o vestiário segurando uma toalha sobre o rosto. Inicialmente o diagnóstico não foi grave, mas descobriu-se mais tarde que Crosby havia quebrado a mandíbula e isso exigira várias cirurgias reconstrutivas. Ele perdeu os 12 jogos finais da temporada e terminou em quarto lugar na pontuação da Liga.

Crosby-slapshot-face

Crosby voltou dia 5 de maio na segunda partida da série contra o New York Islanders nos playoffs, ironicamente contra a mesma equipe que Crosby acabou lesionado. Apesar do Penguins ter marcado dois gols com Crosby, o Pens perdeu por 3-2, empatando a série. Mas o Pens acabou vencendo a série por 4-2, com Crosby marcando 9 pontos (3 gols, 6 assistências) nos próximos cinco jogos.

O Penguins enfrentou o Ottawa Senators na rodada seguinte. Crosby marcou um hat-trick no jogo 2 e o Pens acabou vencendo rapidamente o Senators por 4-1 na série. Crosby registrou 4 gols e 2 assistências em 6 partidas.

Nas finais da Conferência Leste o Penguins enfrentou o Boston Bruins que tinha o goleiro Tuuka Rask em ótima fase, permitindo apenas dois gols na série. Crosby não conseguiu pontuar e o Bruins varreu o Penguins em quatro jogos consecutivos.

8468287

2013-14

Corsby realizou uma temporada saudável e produtiva. Participou de 80 jogos pela primeira vez desde a temporada 2009-10. Terminou a temporada com 36 gols e 68 assistências. Foi a primeira vez em sua carreira que liderou a liga em assistências. Ele também registrou 104 pontos, vencendo o Troféu Art Ross pela segunda vez em sua carreira.

Sidney Crosby Pittsburgh Penguins v Edmonton -BTAq0bLy19l

Crosby e o Penguins terminaram em segundo lugar na Conferência Leste, atrás do Bruins e enfrentou o Columbus Blue Jackets na primeira rodada dos playoffs. Apesar de não ter sido uma boa rodada, onde Crosby não marcou gols, o Penguins venceu em seis jogos avançando para enfrentar o New York Rangers, onde perderam em sete jogos.spotlight_20132014penguins

Crosby acabou com uma seca de gols em playoffs, onde não marcava desde o confronto com o Bruins no ano anterior. No segundo jogo, com um gol de Crosby, o Pens empatou a série em 1-1, e conseguiu vencer o Rangers no Madison Square Garden nos jogos 3 e 4. Porém o New York dominou o Pens nos jogos 5 e 6, forçando um jogo 7 em Pittsburgh, onde o Pens foi derrotado.

451177222.0_cinema_1050.0

Vídeo que Crosby fez para a Go Pro mostrando um pouco da habilidade de nosso capitão, que não é ídolo apenas por seus gols, títulos, etc. mas também por ser uma boa pessoa, atenta com os fãs e com noção da importância que tem para o Hockey.

Conheça também:

Beau Bennett #19

Craig Adams #27

Blake Comeau #17

#LetsGoPens

Obrigado Por Ler.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário