TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

sábado, 4 de maio de 2013

Personalidades #4 - Michel Brière

Michel Briere Penguins.jpg

Michel Edouard Brière, nasceu em Malartic, uma cidade na província de Quebec, no Canadá. Michel ficou famoso após algumas boas exibições na NHL, mas em decorrência de um acidente automobilístico que lhe custou a vida, sua carreira foi interrompida muito precocemente.

A história de Brière no hóquei começou muito cedo, desde criança o menino de Malartic já gostava de jogar patinar... Quando adolescente, foi jogar no Shawinigan Bruins (atual Shawinigan Cataractes da QMJHL) e por lá despontou fazendo diversos pontos.

Em 1969, dois anos após a expansão da NHL, Brierè foi draftado como 26ª escolha pelo até então recém-nascido Pittsburgh Penguins. Ambos precisavam um do outro, por um lado a franquia necessitava de um grande jogador para se firmar em meio aos times denominados "Original Six", e por outro o próprio Michel precisava se afirmar na NHL após tanto fazer nas ligas juniores.

Briére não decepcionou! Em sua primeira temporada levou o Penguins até o segundo round dos playoffs e quase deu a franquia sua primeira Stanley Cup. Suas boas exibições fizeram com que a mídia passasse a considera-lo como uma das possíveis estrelas da liga, e o jogador também faturou o prêmio de novato do ano do Pittsburgh Penguins.
Muito se falava sobre o rendimento de Michel Brière na temporada 1970-1971, e alguns otimistas apostavam que o jovem jogador seria capaz de levar o Penguins ao título, sendo assim o primeiro time pós-expansão a conquistar a liga.

Por uma fatalidade, Brière nunca jogou a temporada 1970-1971. No dia 15 de Maio de 1970, a até então estrela dos Pens se envolveu em um acidente de carro enquanto voltava para Quebec. Na ocasião, Michel estaria retornando a sua província natal para casar-se com sua namorada de infância, com a qual tinha um filho.
O impacto causado pela batida fez com que Brière sofresse um traumatismo craniano e fosse hospitalizado em situação grave, poucos acreditavam em sua recuperação.
O Penguins por sua vez continuou com suas atividades normais, e viajou para realizar a pré-temporada (inclusive, chegou a levar os equipamentos de Michel caso o mesmo se recuperasse a tempo).
Dez meses depois, os Pens terminaram uma temporada pífia e não se classificaram para os playoffs. Nove dias depois, Brière faleceu, as 4:20 da manhã após ter permanecido 11 meses em coma.

Após sua morte as chances de Stanley Cup do Penguins passaram a cada vez diminuírem mais e a camisa de número 21 foi aposentada pelos membros da equipe. O retiramento formal do número veio apenas no ano de 2001...

Brière foi o primeiro grande jogador a patinar pelos Pens, por uma infelicidade acabou falecendo. Em sua opinião, se a vida tomasse outros rumos e Michel continuasse vivo, teríamos mais que 3 Stanley Cups?!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário