TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 17 de março de 2014

As 10 Melhores Linhas na história do Pittsburgh Penguins

mariojagr1
Alguns dos melhores jogadores da história da NHL compartilharam o gelo vestindo a camisa do Pittsburgh Penguins. Mario Lemieux, Jaromir Jagr e Ron Francis foram alguns deles. Dois, membros do Hall da Fama do Hóquei e o outro (Jagr), que vai chegar lá em breve. Os três formaram a linha chamada “The Great Line”, durante a temporada 1995-1996, quando chegaram a 100 pontos na temporada e Lemieux e Jagr marcaram mais de 60 gols.
Mas esta não foi a única combinação mortal de ataque formada em Pittsburgh ao longo da história. Alguns defensores também impressionaram. Abaixo uma lista das 10 melhores linhas que marcaram a franquia:

Evgeni Malkin, James Neal e Chris Kunitz (2011-12)

Linha 1

Conhecida como a “Linha de Fogo”, Evgeni Malkin, James Neal e Chris Kunitz compõem o que é atualmente a linha mais perigosa de ataque na NHL. Logo na primeira temporada de Neal em Pittsburgh, ele rapidamente se tornou um grande sucesso. Aos 25 anos de idade, terminou a temporada 2011-12 com 40 gols e 82 pontos.
Malkin não fez menos na temporada, marcando 100 pontos. E quando Neal se juntou a ele, o russo chegou a marca de 50 gols. Ambos, Malkin e Neal terminaram a temporada dentro do top 5 da NHL em gols. Até mesmo Kunitz, mais um defensor do que um goleador terminou a temporada com 26 gols e 61 pontos.

Mario Lemieux, Jaromir Jagr e Kevin Stevens (1992-93)

Linha 2

Quando Kevin Stevens substituiu Ron Francis na linha que tinha Jagr e Lemieux, eles criaram a “A Linha do Céu” ou “The Line Sky”, no início dos anos 1990. Qualquer linha com Lemieux e Jagr na época estava destinada ao sucesso, mas Stevens ajudou a fazer alguns estragos também.

Durante a temporada de 1992-93, somando os três atacantes, chegaram a marca de 365 pontos. “São Mario” liderou o ataque com 69 gols e 160 pontos no total, enquanto Stevens marcou 55 gols. O que mais surpreende é que Stevens perdeu 10 jogos naquele ano e Lemieux 22. As melhores temporadas de Jagr vieram mais tarde em sua carreira, mas nesta temporada ele ainda marcou 34 vezes e terminou com 94 pontos em mais de 81 jogos.

 John Cullen, Mark Recchi e Kevin Stevens (1990-91)

Linha 3

Aqui está uma linha com um apelido interessante. Conhecida como “The Line Option” ou “Linha de opção”, porque todos os três jogadores estavam no último ano de seus contratos. John Cullen, Mark Recchi e Kevin Stevens arrebentaram naquela temporada de 1990-91.

Recchi e Stevens terminaram cada um com 40 gols. Cullen, que foi negociado antes da temporada terminar com o Carolina, marcou 94 pontos em apenas 65 jogos. Esta linha tinha como apoio Lemieux e Jagr e eram um pesadelo para os adversários, durante o curto período de tempo que jogaram juntos.

Syl Apps, Jr., Lowell MacDonald e Jean Pronovost (1973-75)

Linha 4

Vamos ter que ir lá atrás na história para conhecer a “Linha do Século”. Uma força dominante durante todo o início e meados da décda de 1970. Formada por Syl Apps, Jr., Lowell MacDonald e Jean Pronovost, esta linha não teve tanto sucesso em relação a vitórias, como as linhas do Penguins na década de 90, mas nem por isso ficam por baixo.
Sua melhor temporada juntos foi em 1973-75, quando Pronovost e MacDonald marcaram 40 gols cada e Apps Jr. fez 61 assistências.

Alexei Kovalev, Robert Lang e Martin Straka (2000-01)

Linha 5

"The Line KLS" desempenhou um papel importante na condução do Pittsburgh Penguins, durante o final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Alexei Kovalev, Robert Lang e Martin Straka a formavam. E a pontuação foi seu grande destaque.
O trio teve uma excelente campanha em 2000-01. Kovalev e Straka terminaram com 95 pontos cada, e Lang com 80. A direção do Penguins gostava tanto dessa linha que estavam dispostos a se livrar de Jagr, a fim de manter o trio junto.
Como em todas as linhas, eles não ficaram juntos por muito tempo. Mas certamente foram muito produtivos enquanto compartilharam o gelo.

Mario Lemieux, Jaromir Jagr e Ron Francis (1995-96)

Linha 6

Nós já falamos sobre esta linha no início. Jagr, fez sua melhor temporada na carreira quando jogou ao lado de Lemieux e Francis em 1995-96, quebrando a marca de 60 gols, além de realizar 87 assistências. Juntos, Lemieux e Francis terminaram com 92 assistências.

O trio só permaneceu junto por duas temporadas, o que é uma pena, já que é muito difícil ver novamente uma combinação de ataque melhor do que essa.

Paul Coffey e Larry Murphy (1990-91)

Linha 7 paul Coffey
No início dos anos 1990, esses dois caras compartilharam momentos memoráveis no gelo. Passando para a defesa, nada melhor do que começar com Paul Coffey e Larry Murphy.

É incrível pensar que duas das melhores defesas que a NHL já viu, permaneceram juntos por uma curta duração. Coffey e Murphy nunca sequer jogaram uma temporada inteira juntos, mas eles foram os principais contribuintes durante os playoffs da Copa Stanley que a equipe venceu em 1991 e 1992.

Murphy veio do Minnesota em 1990-91, para terminar o ano em Pittsburgh. Fez 28 pontos em 44 jogos durante a temporada regular, mas o que mais impressiona foram os 23 pontos em 23 jogos dos playoffs, naquele ano. Coffey era uma máquina de pontuação, que registrou 93 pontos em 76 jogos da temporada regular.

Dave Burrows e Ron Stackhouse (1975-76)

Linha 8 1
Linha 8 2

Dave Burrows é uma das principais defesas da história da NHL, e Ron Stackhouse não fica tão atrás dele. Burrows foi um especialista em bloquear chutes e um dos skatistas mais suaves de sua época. Infelizmente, a falta de produção ofensiva, fez com que ele começasse a ficar praticamente despercebido na história do hóquei. Mas Burrows foi um dos melhores, se não o melhor defensor da NHL.

Stackhouse conseguiu se destacar ofensivamente, registrando 60 pontos em 1974-75 e 71 em 1975-76. Ele marcou 26 gols durante estas duas temporadas, enquanto Burrows marcou apenas 29 em seus 724 jogos de sua carreira na NHL.

Brooks Orpik e Sergei Gonchar (2006-08)

RALEIGH, NC - MAY 23:  Sergei Gonchar #55 of the Pittsburgh Penguins skates against the Carolina Hurricanes during Game Three of the Eastern Conference Championship Round of the 2009 Stanley Cup Playoffs at RBC Center on May 23, 2009 in Raleigh, North Carolina.  (Photo by Jim McIsaac/Getty Images)

Brooks Orpik e Sergei Gonchar. Foi uma grande sorte os dois darem certo na defesa, porque tinham estilos completamente diferentes. Gonchar tinha finesse, se qualificando inclusive ofensivamente, enquanto Orpik faz sua presença ser conhecida fisicamente.

Orpik é de fato o parceiro perfeito para um jogador como Gonchar. Na temporada de 2006-08, Gonchar marcou 65 pontos, mas o fãs do Pens nunca irão esquecer de sua presença na Copa Stanley de 2009. Depois de ter faltado a maior parte da temporada regular com uma lesão no ombro, Gonhcar sofreu uma lesão no joelho, logo nas semifinais de Conferência contra o Washington.

Milagrosamente, ele voltou e jogou o jogo 7 das finais da Copa Stanley ainda lesionado e ajudou o Pittsburgh a ser campeão sobre o Detroit.

Mario Faubert e Randy Carlyle 

Penguins captain Randy Carlyle during the 1982-83 season. (Pittsburgh Penguins photo by Robert B. Shaver)  Original Filename: carlyle pens

A maioria das pessoas conhece Randy Carlyle como treinador, mas os fãs do Penguins o conhecem como um defensor dos infernos, em seus tempos como jogador.
Na verdade, Carlyle continua sendo o único Penguim que já ganhou o Norris Trophy (prêmio dado ao melhor defensor da temporada). Ele ganhou o prêmio na temporada de 1980-81, uma temporada em que Carlyle marcou 16 gols e terminou com 83 pontos.
Infelizmente, a temporada de 80-81 foi a única temporada completa de Mario Faubert na NHL, onde ele marcou 52 pontos em 74 jogos. Em 18 de novembro de 1981, ele sofreu uma lesão na perna, terminando sua carreira precocemente em um jogo contra o St. Louis.

Confira neste vídeo antigo quanto Faubert marca um gol enquanto está caindo no gelo:

 

LET'S GO PENS!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário