TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Lendas do Penguins - Tom Barrasso

lets

barrasso_t_r

Tom Barrasso entrou na NHL na temporada 1983/84. Um jovem de 18 anos que veio direto da Escola Secundária. O Rookie do Buffalo Sabres não somente conseguiu o que é quase inédito, ele também virou um dos maiores jogadores da história da Liga.

Barrasso planejava jogar pelo Providence College, em Rhode Island, mas teve que encerrar sua temporada colegial para representar a equipe dos EUA no Campeonato Mundial. Esse impulso, deu confiança ao jovem a tentar uma carreira profissional. Em sua estreia na NHL, Barrasso ganhou o Troféu Vezina, entregue ao melhor goleiro e o Calder Trophy, entregue ao melhor novato, graças a um registro de 26-12-3 e uma média de 2,84% gols sofridos. Ele foi escalado para o primeiro time de All-Star.

tom-barrasso_display_image

Depois de uma temporada espetacular, Barrasso foi saudado como melhor goleiro do mundo por muitos. Ele confirmou seu status de elite, representando a equipe dos EUA na Copa do Canadá em 1984 e em seguida, jogou ainda melhor em sua segunda temporada na NHL, registrando 25-28-10 e uma média de 2,66% gols sofridos. Ele compartilhou o Troféu Jennings e foi escalado novamente para o time de Estrelas.

O brilho na curta, mas brilhante carreira de Barrasso começou a se desgastar na temporada de 1985/86. Barrasso disputou a vaga de goleiro do Sabres com Bob Sauve, durante duas temporadas. Mas o Sabres encerrou a controvérsia negociando Sauve e declarando Barrasso como goleiro titular. O tempo de jogo de Barrasso aumentou e seus números caíram. Em 60 jogos disputados, Barrasso registrou 3,61 gols sofridos e 24-29-5. O pior foi que o Sabres não conseguiu ir aos playoffs pela primeira vez desde a temporada 1973/74.

tombarrasso2jpg

A temporada 1986/87 não foi melhor. Barrasso teve um começo terrível e o Sabres não conseguiu se recuperar. O Sabres terminou em último na NHL. Em 1987/88 Barrasso se recuperou, registrando 25-18-8, levando o Sabres de volta aos playoffs. No início da temporada 1988/89, Barrasso foi negociado com o Pittsburgh Penguins. O ataque poderoso de Pittsburgh, liderado por Mario Lemieux e Paul Coffey, precisava de alguma ajuda na defesa. Barrasso provou ser essa ajuda, sendo parte importante da conquista das Stanley Cups de 1991 e 1992.

As defesas de Barrasso eram neste nível:

TB1_display_imageBarrasso se tornou o primeiro goleiro americano a ganhar 300 jogos na NHL. Nos anos 2000, Tom Barrasso encerrou sua carreira no Ottawa Senators, Carolina Hurricanes, Toronto Maple Leafs e St.louis Blues, em passagens muito curtas. Ele também foi escalado para a Seleção Americana de Hóquei que disputou os Jogos Olímpicos de 2002, ajudando a equipe a conquistar a medalha de prata.

Depois de se aposentar, ele trabalhou como treinador adjunto e responsável pelo desenvolvimento dos goleiros do Carolina Hurricanes por cinco anos. Em junho de 2012, junto ao ex-treinador do Hurricanes Paul Maurice, foi trabalha na comissão técnica no Metallurg Magnitogorsk da KHL – Kontinental Hockey League.

91404380-tom-barrasso

Por causa das espetaculares partidas com o Buffalo Sabres e a conquistas das Stanley Cup com o Pittsburgh Penguins, é provável que ele acabe no Hall da Fama do Hóquei.

Ele vive com sua esposa Megan, e suas três filhas, Ashley, Kelsey, e Mallory. Barrasso fundou a Barrasso Cancer Research Fund Ashley durante o início de 1990 depois que sua filha sobreviveu a um ataque com câncer de neuroblastoma.

 

Nos acompanhe no Facebook, clicando na Imagem:

Capa

LET’S GO PENS!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário