TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Temporadas do Penguins – Parte 3: Anos 2000 a 2013

Capa Parte 3

Chegamos à terceira e última parte do Especial: Temporadas do Penguins. Na parte final, as temporadas de 2000 até 2013, onde o Pittsburgh Penguins foi salvo e reconstruído, se tornando a equipe que conhecemos hoje.

Leia também a Parte 1 e 2:

TEMPORADAS DO PENGUINS – PARTE 1: ANOS 60 AOS 80
TEMPORADAS DO PENGUINS – PARTE 2: ANOS 80 A 2000

Dica de música para o Post de hoje: Chain Gang of 1974 - Sleepwalking

2000/ 01

2000-01

A princípio, os rumores pareciam ser muito bons para ser verdade. O então proprietário do Penguins Mario Lemieux estava treinando com a equipe, com o objetivo de voltar ao gelo. Em 27 de dezembro, uma noite com muita neve em Pittsburgh, o Igloo estava lotado para ver o retorno de Super Mario.

return

No dia 27 de dezembro de 2000, Mário retorna de sua aposentadoria, depois de três anos. Lemieux jogou apenas 43 jogos nesta temporada, mesmo assim ainda marcou 76 pontos, terminando em 26º lugar na Liga. Na foto acima, seu filho de 4 anos, Austin Lemieux vendo a bandeira de seu pai sendo baixada.

hedberg

Era como se ele nunca tivesse se aposentado, quando marcou um gol e duas assistências, batendo o Toronto Maple Leafs por 5 a 0, em seu primeiro jogo da temporada. Em seus primeiros 15 jogos, o jogador que já estava no Hall da Fama iria marcar 16 gols e 14 assistências, dando esperanças à torcida do Penguins em conquistar uma terceira Copa Stanley.

Após trocar Tom Barrasso, vencedor de duas Copa Stanley com o Ottawa Senators e o goleiro Ton Tugnut sair como Agente Livre na off-season, o Penguins procurava um goleiro. Foi quando adquiriram Johan Hedberg (à direita) e Bobby Dollas do San Jose Sharks em troca de Jeff Norton. Hedberg ajudou o Pens a chegar à Final da Conferência Leste naquele ano. Ele ficou no Pens até 2003.

Mario terminou a temporada com 35 gols e 41 assistências em 43 jogos. Jaromir Jagr ganhou seu quarto título de pontuação levando o Penguins para um registro de 42-28-9-3, bom para o terceiro lugar na Divisão do Atlântico. Nos playoffs, o Penguins enfrentou o já familiar Washington Capitals, os vencendo em 6 jogos.

Na segunda rodada, o Penguins venceu os dois primeiros jogos sobre o Buffalo Sabres na estrada e perdeu os dois próximos jogos em casa. No jogo 5 foi derrotado na prorrogação. No jogo 6, o Penguins foi salvo mais uma vez por Mario Lemieux, marcando um gol faltando dois minutos para o fim do jogo, forçando o jogo 7.

mario-lemieux-cancer

O jogo 7 também foi para a prorrogação, e Darius Kasparatius marcou, levando o Penguins para as finais da Conferência Leste, com um gol aos 13 minutos da prorrogação. Nas finais, o Penguins foi derrotado pelo New Jersey Devils em cinco jogos.

2001/ 02

2001-02

Apesar da empolgação com o retorno de Mario Lemieux, chegando às finais da Conferência Leste na temporada passada, o Penguins ainda estava lutando financeiramente, e se viu forçado a trocar Jaromir Jagr por Kris Beech, Michal Sivek e Ross Lupaschuk do Washington Capitals.

Jaromir_Jagr

Sem Jagr, o Penguins bem que tentou, mas Lemieux se limitou a jogar apenas 24 jogos. O Penguins não conseguiu se classificar para os playoffs pela primeira vez desde 1990, terminando em sétimo lugar, registrando 28-41-8-5.

Jagr se despediu com um beijo. No Penguins ele fez 591 gols; 841 Assistências; 1432 Pontos e venceu 5 Troféus Art Ross

2002/03

O Penguins teve um começo sólido, com Mario Lemieux mais saudável, perdendo apenas dois de seus 11 primeiros jogos. No entanto, o Penguins ainda precisava de mais dinheiro, pois estava construindo sua nova Arena. As coisas só pioraram quando o time foi obrigado a trocar o artilheiro Alexei Kovalev para o New York Rangers por Mikael Samuelsson, Joel Bouchard e Rico Fata.

17689

Nesta temporada mudamos o uniforme, trocamos o amarelo pelo Dourado e o Logo também mudou

Após a saída de Kovalev, o Penguins desmoronou, ganhando apenas cinco de seus últimos 26 jogos, terminando em último lugar registrando 27-44-6. A frustração transbordou quando Mario Lemieux foi expulso de uma partida por brigar. Mesmo perdendo jogos no gelo e dinheiro fora dele, Mario teve mais uma temporada sólida, marcando 28 gols e 63 assistências.

CAP PENGUINS FLYERS16 10

No dia 10 de outubro de 2003, estreou no Penguins o nativo de Pittsburgh Ryan Malone contra o Los Angeles Kings. Malone foi o primeiro jogador de Pittsburgh a marcar um gol nos Jogos Olímpicos de 2010

2003/04

2003-04-pittsburgh-penguins

Não se esperava muito do Penguins nesta temporada, eles estavam apenas começando a construção da Mellon Arena, com recursos limitados e um orçamento restrito. No primeiro mês da temporada, a marca da equipe era o envelhecido Hall da Fama Mario Lemieux e o “Top Pick” do Draft Marc-Andre Fleury.

2003-04Marc-AndreFleuryStadiumGiveawaysNHLEntryDraft2003

Porém, uma lesão no quadril tirou Lemieux, que jogou apenas dez partidas. Um bombardeio de tiros acabou dando confiança ao jovem de apenas 18 anos, Fleury. Eventualmente, Fleury acabou voltando ao hóquei júnior para desenvolver mais o seu jogo, enquanto o Penguins ficava novamente com o último lugar, registrando o péssimo, 23-47-8-4.

2004/ 05

Temporada cancelada devido ao “Lock Out”.

2005/06

source_362_66986

Mario Lemieux continuou a ter problemas em obter financiamento para a construção da Mellon Arena e rumores diziam que o Penguins sairia de Pittsbugh. Mas as esperanças foram renovadas com a aquisição de Sidney Crosby, que entrou na NHL com apenas 18 anos, um dos novatos mais esperados desde Mario, que foi um tutor da jovem estrela, chegando a convidá-lo a viver em sua casa.

2005-sidney-crosby-mario-lemieux-draft-day

No dia 15 de julho de 2005, o Penguins ganhou na Loteria. Todos os clubes queriam o fenômeno de 17 anos dos juniores do Canadá, Sidney Crosby.

No entanto a empolgação durou pouco. O Penguins perdeu seus primeiros nove jogos, registrando 1-5-4 em outubro. O mau começo resultou na mudança de treinador. Saiu Ed Olczyk, entrou Michel Therrien.

A troca não ajudou muito, ainda mais com Zigmund Palfy anunciando sua aposentadoria devido a uma lesão no ombro. Um batimento cardíaco irregular forçou Lemieux a parar de jogar, depois de apenas 26 partidas. Isso deixou toda a responsabilidade nos ombros do jovem Crosby.

E ele não deixou a desejar, marcando 39 gols e 63 assistências, chegando a 102 pontos. Porém, mais uma vez o Penguins ficou em último lugar, registrando 22-46-14.

87-66

No dia 16 de dezembro de 2005, Mario Lemieux jogou seu último jogo pelo Penguins, contra o Buffalo Sabres. Foi sua 1022ª Partida e o primeiro jogo em que o novato Sidney Crosby atuou como Assistente de Capitão

2006/ 07

MalkinHits500Gallery7_slide

A jovem equipe do Penguins ficou ainda melhor com a aquisição de Evgeni Malkin e Jordan Staal. Na temporada de estreia, cada um contribuiu de imediato, marcando 33 gols e 29 respectivamente, sendo finalistas do Troféu Calder. Os dois na equipe, mais Crosby prometiam um futuro brilhante ao Penguins.

Mas, um possível acordo que transformava a Mellon Arena em Arena/Casino, foi rejeitado pelo conselho da cidade de Pittsburgh. A equipe então foi colocada à venda, com os grupos Hamilton e a cidade de Kansas querendo comprar. No entanto, a esperança de uma nova arena não morreu, enquanto o Penguins desafiava o New Jersey Devils para o título da divisão, um acordo estava sendo preparado em 11 horas para salvar o hóquei em Pittsburgh.

Foi quando finalmente, no dia 17 de março, um anúncio em conjunto com o governador da Pensilvânia Ed Rendell, o Executivo da Allegheny County Dan Onorato, o prefeito de Pittsburgh Luke Ravenstahl e Mario Lemieux, representando o grupo proprietário do Pittsburgh Penguins, tornou a público que tinha sido alcançado um acordo e uma nova Arena Multi Uso seria construída.

No dia 17 de Março de 2007, Lemieux vai até ao público para dizer que o Pittsburgh Penguins “ficará onde ele pertence… em Pittsburgh”.

O acordo manteria o Penguins em Pittsburgh por mais trinta anos. Logo após o anúncio, o grupo proprietário do time anunciou que não tinha mais intenção de vender a equipe. O Penguins terminou a temporada com um sólido registro de 47-35-11, voltando aos playoffs após seis anos, e Sidney Crosby fez história, com apenas 19 anos venceu o Troféu Hart, sendo o maior pontuador da liga.

Pittsburgh_Penguins_Celebrating

Nos playoffs, o Penguins perdeu em cinco jogos para o Ottawa Senators.

2007/08

08Winter (1)

No dia de Ano Novo, o Penguins e o Buffalo Sabres realizaram seu primeiro Winter Classic. Pittsburgh venceu o jogo por 2-1, com um gol de Sidney Crosby nos pênaltis

Saindo de uma ótima temporada, o Penguins teve um começo difícil, registrando 8-11-2 em seus primeiros 21 jogos. A reviravolta começou no dia de Ação de Graças, quando o Penguins venceu o Ottawa Senators por 6 a 5 em um Shootout (pênaltis).

O Penguins venceu sete de seus próximos oito jogos, terminando dezembro com 20-16-2. No dia de Ano Novo, o Penguins enfrentou o Buffalo Sabres em um jogo ao ar livre, em Buffalo. O chamado Winter Classic. O Penguins venceu por 2 a 1 nos pênaltis, com um gol de Sidney Crosby. Esta vitória marcaria uma forte segunda metade da temporada, mesmo perdendo Crosby por 28 jogos e Marc-Andre Fleury por 27, por lesões no tornozelo.

Acompanhe as cobranças de pênaltis do Winter Classic:

Quem segurou as pontas neste período foi Evgeni Malkin, líder do campeonato marcando 47 gols e 59 assistências. No Trade Deadline, o Penguins fez algumas melhorias significativas, acrescentando Marian Hossa e Pascal Dupuis, em um acordo com o Atlanta Thrashers.

A adição destes jogadores e o retorno de Sidney Crosby, fez com que o Penguins ganhasse seu primeiro título de divisão em dez anos, registrando 47-27-8. Nos playoffs, pelo segundo ano consecutivo, o Penguins enfrentou o Ottawa Senators, desta vez no entanto as coisas foram diferentes, com o Penguins varrendo o Senators por 4 a 0.

Na segunda rodada o Penguins enfrentou o New York Rangers, começando o jogo 1 vencendo por 3 a 0. No entanto, em 14 segundos o Rangers marcou dois gols e a partida terminou em 5 a 4, com Evgeni Malkin marcando o gol da vitória. O jogo 2 seria completamente diferente, com Marc-Andre Fleury defendendo todos os 27 chutes. O Penguins venceu por 2 a 0.

Evgeni Malkin Dan Girardi Pittsburgh Penguins 7xMgfjgRnfxl

Depois de vencer mais uma vez no jogo 3 por 5 a 3, o Penguins teve a chance de fechar a série no Madison Square Garden no jogo 4. Mas o Rangers apagou o Penguins por 3 a 0. De volta ao Igloo para o jogo 5, o Penguins venceu por 3 a 2, de forma dramática, com Marian Hossa marcando o gol da vitória aos 7:10 da prorrogação.

Na final da Conferência, teríamos a Batalha de Keystone, com o grande rival, Philadelphia Flyers. O Penguins começou liderando a série por 3 a 0, depois perdeu o jogo 4 e no jogo 5, no Igloo, o Penguins teve uma grande noite de celebração, pois dois anos atrás estavam à beira da falência, perto de terem que se mudar de Pittsburgh e chegaram à mais uma final da Copa Stanley, vencendo por 6 a 0 os Flyers.

Philadelphia-Flyers-Pittsburgh-Penguins-2_thumb[2]

A final foi contra o Detroit Red Wings, e o Penguins bateu em uma parede, perdendo os dois primeiros jogos. Voltando para casa, a equipe venceu o jogo 3, com dois gols de Sidney Crosby. O Penguins venceu por 3 a 2, evitando a disparada do Detroit em 3 a 0 na série.

2009-stanley-cup-finals-red-wings-penguins

No entanto, o Penguins caiu no jogo 4, com um gol marcado por Jiri Hurdler no terceiro período, 2 a 1, e voltou para o jogo 5 em Detroit, com 3 a 1 na série. Com Detroit pronto para a festa, o Penguins perdia por 3 a 2 no final do terceiro período, quando Marc-Andre Fleury saiu do gol para dar ao time um patinador extra. Com o título ao alcance do Wings, Maxime Talbot manteve as esperanças do Penguins vivas, empatando o jogo faltando 35 segundos, levando o jogo para a prorrogação.

O jogo então tornou-se uma maratona, e Fleury foi fundamental mantendo o Penguins no gelo, defendendo 55 tiros a gol. O jogo foi para uma terceira prorrogação, quando Petr Sykora marcou o gol da vitória, mantendo o Penguins vivo. No entanto, nem mesmo um retorno ao Igloo poderia fazer o Penguins ir ao sétimo jogo. O Red Wings conquistou o título ganhando por 3 a 2 no jogo 6.

08cup

No dia 4 de junho de 2008, jogando em casa, o Penguins perdeu para o Detroit Red Wings no Jogo 6 da Final da Copa Stanley. Foi a primeira vez que uma Copa Stanley foi decidida em Pittsburgh

2008/ 09

Stanleycup.slide1 (1)

Após ir à final da Copa Stanley, o Penguins abriu a temporada com dois jogos contra o Ottawa Senators em Estocolmo, na Suécia, onde ganhou e perdeu um jogo. Retornando para casa, o Pens perdeu na estreia para o New Jersey Devils, por 2 a 1 na prorrogação. A equipe registrou 5-4-2 em outubro, um péssimo resultado.

Pittsburgh Penguins team officials and elected leaders participate in the groundbreaking on a $290 multi-purpose arena that will sit along Centre Avenue in the Hill District and replace the Mellon Arena (background).

(From left) Penguins president David Morehouse, Allegheny County Chief Executive Dan Onorato, Penguins owner Mario Lemieux, Pittsburgh Mayor Luke Ravenstahl, Penguins CEO Ken Sawyer and Governor Edward G. Rendell. The ceremony took place  on Thursday, August 14.The yet-to-be-named arena is scheduled to open in time for the 2010-2011 hockey season.  James M. Kubus / Tribune-Review

No dia 14 de agosto de 2008, funcionários do Pittsburgh Penguins deram início à construção da Arena Mellon, futuro Consol Energy Center

Em novembro, o Penguins venceu seis jogos em seguida, mas em dezembro, a equipe começou a ter alguns problemas com lesões, se estendendo até janeiro. Sidney Crosby ficou fora alguns jogos com um problema no joelho. Mesmo quando Crosby estava jogando, o Penguins registrou 27-25-5, e em 15 de fevereiro ainda estava a 5 pontos de conseguir a vaga para os playoffs.

Foi quando o treinador Michel Therrien foi demitido e substituído por Dan Bylsma, que treinava na época o Wilkes Barre Scranton, equipe da AHL afiliada ao Penguins. Apesar da derrota no jogo de estreia de Bylsma para o New York Islanders, a troca de treinador pareceu acordar a equipe e eles ganharam nove dos dez jogos seguintes, voltando a corrida para os playoffs.

Tony Granato Carolina Hurricanes v Pittsburgh 1414kgPdjvLl

Para reforçar a equipe, Pittsburgh trouxe Bill Guerin do Islanders no Trade Deadline. O Penguins fechou a temporada registrando 18-3-4 com Bylsma, terminando em segundo lugar na Divisão Atlântico, com 45-28-9. Evgeni Malkin venceu o Troféu Art Ross, como maior pontuador do campeonato. 113 pontos.

Nos playoffs, o Penguins enfrentou o Philadelphia Flyers na primeira rodada. Como no confronto do ano anterior, nas finais da Conferência Leste, o Penguins saltou na frente, vencendo os dois primeiros jogos em Pittsburgh. Perdeu o jogo 3 fora de casa e teve a chance de fechar a série em cinco jogos. Mas o Flyers permaneceu vivo, com uma vitória por 3 a 0 em Pittsburgh. O Penguins se recuperou e venceu o Flyers por 5 a 3 no jogo 6.

Na segunda rodada, a equipe enfrentou o Washington Capitals, um confronto entre as duas grandes estrelas atuais da NHL, Sidney Crosby e Alex Ovechkin. O Capitals venceu as duas primeiras partidas em Washington, incluindo uma emocionante vitória por 4 a 3 no jogo 2, em que tanto Crosby e Ovechkin marcaram Hat-tricks.

nhl_g_ovechkin11_668

Precisando desesperadamente de uma vitória no jogo 3, o Penguins venceu na prorrogação por 2 a 1, com um gol de Kris Letang. Seu primeiro gol em playoff na carreira. Venceu por 5 a 3 no jogo 4 e depois, em Washington, o Penguins assumiu o controle da série com uma dramática vitória por 4 a 3, com um gol de Evgeni Malkin no tempo extra.

Mas no jogo 6, o Caps reagiu e venceu por 4 a 3 no tempo extra, no Igloo, levando para o jogo 7. Em Pittsburgh, o jogo 7 teve dois gols e uma assistência de Sidney Crosby, que liderou a vitória do Pens por 6 a 2. O Penguins chegava a mais uma final de Conferência. Na Final da Conferência o Penguins varreu o Carolina Hurricanes em quatro jogos seguidos, assim teríamos uma revanche nas finais da Copa Stanley entre Pittsburgh Penguins e Detroit Red Wings.

Carolina Hurricanes v Pittsburgh Penguins IneDrILGRThl

Final da Copa Stanley de 2009

88486404_slide

Como no ano anterior, o Penguins começou muito mal a série, perdendo por 3-1 os dois primeiros jogos em Detroit. Precisando da vitória no Jogo 3, Pittsburgh venceu por 4-2. Destaque para Sergei Gonchar, que deu a vantagem para o Pens faltando dez minutos para o final do jogo, marcando em um Power Play. Maxine Talbot aproveitou o gol vazio e fez o 4º gol.

No Jogo 4, o Penguins perdia por 2-1 e virou o placar para 4-2, marcando três gols no segundo período. O primeiro gol marcado por Jordan Staal. Com a série empatada em 2-2, Pittsburgh perdeu na Motown Arena por 5-0. De volta a Pittsburgh para o Jogo 6, o Pens venceu por 2-1, com 25 defesas de Marc-Andre Fleury.

bs1

O Jogo 7 foi em Detroit. O primeiro período foi sem gols. E aos 1:13 do segundo período, Maxime Talbot abre o placar para o Penguins. Talbot marcou mais um nove minutos depois, 2-0, entrando no período final.

O Penguins se concentrou na defesa e o Red Wings diminuiu a vantagem para 2-1 com um gol de Jonathan Ericsson aos 6:07. A partir daí Fleury foi bombardeado, defendo os tiros de Brian Rafalski, Johan Frazen e Nicklas Lidstrom e garantindo a vitória por 2-1 e a Copa Stanley para o Pittsburgh Penguins. Evgeni Malkin foi o primeiro russo a ganhar o Troféu Conn Smythe como MVP dos Playoffs, marcando 14 gols e 22 assistências.

No dia 12 de junho de 2009, o Penguins vence sua terceira Copa Stanley. Com dois gols de Max Talbot, o Penguins derrotou o Detroit Red Wings por 2-1. Assista ao eletrizante e emocionante final do Jogo 7:

2009/10

No dia 10 de setembro de 2009, o presidente Barack Obama recebeu o Pittsburgh Penguins na Casa Branca. Foi a segunda vez que o Penguins fez esta visita:

O Pittsburgh começou sua última temporada na Mellon Arena, comemorando sua terceira Copa Stanley com uma vitória por 3-2 sobre o New York Rangers. O Penguins venceu os primeiros nove de dez jogos da temporada. Já em novembro, o Pens passou trabalho, perdendo quatro jogos seguidos, lutando contra lesões, especialmente na Defesa.

Em Dezembro teve altos e baixos, sofreram cinco derrotas consecutivas até o ano novo. O New Jersey Devils foi o time que mais frustrou o Penguins, vencendo todos os seis encontros entre as equipes, mantendo a liderança na Divisão Atlântico durante a maior parte da temporada.

O Penguins registrou 47-28-7, na temporada regular, vencendo o New York Islanders por 7-3 no último jogo realizado no Igloo, dia 8 de abril. Quem liderou a equipe em pontos foi Sidney Crosby, com 51 gols e 58 assistências.

No último jogo da temporada regular realizado dia 8 de abril de 2010, mais de 50 ex-jogadores do Penguins foram até o gelo para uma foto em equipe antes da vitória do Pens por 7-3 sobre o Islanders:

Nos playoffs, o Penguins começou com o pé esquerdo. Marc-Andre Fleury permitiu cinco gols em uma derrota por 5-4 para o Ottawa Senators no Mellon Arena. Teve um começou difícil no Jogo 2, com o Senators levando uma vantagem de 1-0, com um gol de Peter Regin com apenas 18 segundos de jogo. Fleury se recuperou e impediu mais gols. Sidney Crosby fez um gol e uma assistência e o Penguins venceu por 2-1, empatando a série.

Crosby liderou a equipe para duas vitórias fáceis, levando a vantagem de 3-1 de volta para Pittsburgh. No entanto, mesmo com mais um jogo sólido de Crosby, o Penguins perdeu por 4-3 na prorrogação tripla. Matt Carknery bateu Fleury aos 47:06 da morte súbita. No Jogo 6, o Senators fez 3-0 logo cedo. No entanto o Penguins, com Matt Cooke marcou duas vezes e o jogo foi para a prorrogação empatado em 3-3. No OT, Pascal Dupuis, com uma assistência de Jordan Staal levou o Penguins para a segunda rodada, com um gol ainda na primeira prorrogação.

B97186571Z.120130523070147000GMA31KOP.11

Na segunda rodada, o Penguins bateu o Montreal Canadiens por 6-3 no Jogo 1. No entanto, o goleiro do Canadiens, Jaroslav Halak defendeu 39 de 40 tiros a gol, igualando a série em um jogo onde Montreal venceu por 3-1. Marc-Andre Fleury e a defesa recuperaram o controle da série em uma vitória por 2-0 no Jogo 3. Mas Halak, continuou jogando bem, levando a vitória por 3-2 no Jogo 4, empatando a série.

De volta à Pittsburgh, o Penguins venceu por 2-1, com Fleury defendendo 33 de 34 tiros a gol. No Jogo 6, o Canadiens venceu por 4-3. No jogo 7, Pittsburgh perdia por 4-0 no início do segundo período, conseguiu marcar duas vezes, mas não foi o suficiente e o Habs venceu por 5-2, avançando para as finais da Conferência Leste e o Igloo foi fechado para sempre.

finalpensgoal

No dia 12 de maio de 2010, o Penguins fez seu último jogo na Mellon Arena (Igloo), sendo derrotado pelo Montreal Canadiens por 5-2. Na imagem, Jordan Stall marca aos 16:30 do segundo período em cima do goleiro Jaroslav Halak. Foi o último gol do Pens no Igloo

2010/11

Depois de mais de 40 anos no Igloo, o Penguins finalmente conseguiu uma Arena de fazer inveja na Liga, o Consol Energy Center, inaugurado dia 7 de outubro. A festa de abertura foi estragada pelo Philadelphia Flyers, que venceu por 3-2. Danny Briere marcou o primeiro gol, enquanto que Tyler Kennedy foi o primeiro Penguim a marcar no novo estádio.

No dia 7 de outubro de 2010, Mario Lemieux batizou a nova Arena com o gelo derretido do Igloo:

O Penguins perdeu os três primeiros jogos em sua nova casa, antes de vencer o New York Islanders por 3-2, com um gol no tempo extra de Alex Goligoski. O goleiro Marc-Andre Fleury venceu apenas um dos seis jogos no primeiro mês da temporada, enquanto que o reserva, Brent Johnson registrou 5-0-1. Pittsburgh também enfrentou lesões no início da temporada com Jordan Staal com uma infecção no pé. Zbynek Michalek e Brooks Orpik também perderam vários jogos.

Depois de um início medíocre nas primeiras seis semanas, em novembro o Penguins começou a se dar bem, com 12 vitórias seguidas e Marc-Andre Fleury escalado para o All-Star Game. O Penguins registrou 25-11-3 antes do Winter Classic contra o Washington Capitals no Heinz Field. O clássico do inverno marcou o retorno de Jordan Staal, mas o jogo terminou decepcionante, com a vitória do Capitals por 3-1 em uma noite chuvosa e úmida em Pittsburgh.

107844624_slide

11Winter

1º de janeiro de 2011 foi realizado mais um Winter Classic, desta vez em Pittsburgh, no Heinz Field. O Penguins perdeu para o Washington Capitals por 3-1. Neste jogo, Sidney Crosby sofreu uma concussão (à direita) que o manteve fora por mais um ano

Para piorar as coisas, o capitão Sidney Crosby que estava tendo uma ótima temporada com 32 gols e 34 assistências em 41 jogos sofreu uma concussão durante o jogo após ser atingido por David Steckel. Crosby saiu lesionado mas retornou quatro dias depois contra o Tampa Bay Lightning. O capitão foi atingido novamente e o Penguins venceu por 8-1.

Logo, ficou evidente que algo estava errado e Sidney não jogou mais na temporada, com os sintomas da concussão reaparecendo durante o resto do ano. Apesar de todas as lesões do Penguins, a equipe continuou sólida em fevereiro, quando sofreu mais uma grande perda. Evgeni Malkin rompeu os ligamentos do joelho em uma vitória por 3-2 sobre o Buffalo Sabres no dia 4 de fevereiro. Sem seus dois melhores jogadores o Penguins viu a necessidade de reforçar o seu ataque.

O defensor Alex Goligoski foi enviado para o Dallas Stars em troca de James Neal e Matt Niskanen. Após os negócios, o Penguins jogou bem na reta final, registrando 12-4-2 em março e abril, conquistando o quarto lugar na Conferência Leste e a vaga nos playoffs. Nesta temporada o Penguins ainda registrou 49-25-8, com o técnico Dan Bylsma ganhando o Troféu Jack Adams como treinador do ano.

20110623penguins_500

Nos playoffs, o Penguins venceu o Tampa Bay Lightnining por 3-0 no Jogo 1. Depois perdeu por 5-1 no Jogo 2. Em Tampa, venceu por 3-2 e no Jogo 4, no tempo extra, James Neal marcou, levando o Penguins a ficar em vantagem na série por 3-1. No Jogo 5 o Penguins jogou mal, perdendo por 8-2 em casa. O Lightining continuou no ritmo, com uma vitória por 4-2 no Jogo 6.

No Jogo 7, em casa, o Penguins saiu atirando, mas não encontrou nada. O goleiro Dwayne Robson defendeu os 36 tiros e o Lightining venceu o Penguins por 1-0, encerrando ali os playoffs.

2011/12

Sidney Crosby ainda não havia se recuperado totalmente da concussão sofrida em janeiro, felizmente, Evgeni Malkin, voltou de sua lesão e foi capaz de ajudar o Penguins a registrar 8-3-2 em outubro. Em novembro, Crosby voltou, registrando 12 pontos em seus primeiro oito jogos. No entanto os sintomas da concussão voltaram, o forçando a perder mais três meses.

<strong>Center and captain, Pittsburgh Penguins</strong>

At just 21 and with three years as a pro, Sid the Kid is hockey's top player and most marketable athlete.

Malkin2012trophiesApesar disso, o Penguins continuou a jogar bem, registrando 21-13-4 até o Ano Novo. Em janeiro sofreu seis derrotas consecutivas e depois venceu oito jogos seguidos, com Evgeni Malkin provando ser o melhor jogador de hóquei da temporada. Malkin marcou 109 pontos, ganhando o troféu Hart como MVP da NHL.

No fim de fevereiro, o Penguins venceu 11 jogos consecutivos. Sidney Crosby voltou e marcou duas assistências contra o New York Rangers, em uma vitória por 5-2 na estrada. No próximo jogo, Crosby fez três assistências, vencendo o New Jersey Devils por 5-2.

O Penguins terminou a temporada registrando 51-25-6, com apenas um ponto atrás dos Rangers para o título da divisão e o melhor registro na Conferência Leste. Apesar de jogar apenas 22 jogos, Sidney Crosby fez 29 assistências e oito gols. James Neal fez 40 gols e 41 assistências. Jordan Staal perdeu 20 jogos, mas ainda conseguiu marcar 25 gols e 25 assistências, enquanto Pascal Dupuis e Chris Kunitz também superaram a marca de 50 pontos.

Playoffs de 2012

Penguins Flyers Hockey

Quando os playoffs começaram, o Penguins parecia ser o favorito a ganhar a Copa Stanley. Na primeira rodada enfrentou o Philadelphia Flyers. No Jogo 1, o Penguins abriu a vantagem de 3-0 no primeiro período, com Sidney Crosby marcando o primeiro gol nos playoffs aos 03:43 de jogo. Mas Pittsburgh não marcaria novamente e o Flyers venceu o jogo por 4-3 na prorrogação, com um gol polêmico de Danny Briere.

61839301

No Jogo 2, novamente o Penguins abriu uma boa diferença de 3-1, logo no final do primeiro período. No entanto, nos períodos seguintes, o Flyers marcou sete gols, vencendo a partida por 8-5, com Claude Giroux e Sean Couturier marcando Hat-Tricks. Na Filadélfia, o Penguins perdeu novamente, por 8-4 em um jogo onde a equipe fez 38 penalidades.

O Penguins perdia por 3-0 a série e no Jogo 4, Arron Asham, James Neal e Craig Adams estavam suspensos pelas suas ações no Jogo 3 e Paul Martin estava fora, lesionado. O Penguins conseguiu vencer por 10-3, evitando de serem varridos pelos seus rivais. Jordan Staal marcou um hat-trick nesta partida e Evgeni malkin marcou dois gols e uma assistência. No Jogo 5, o Penguins viveu para lutar outro dia, vencendo por 3-2. No entanto, os problemas defensivos que o Pens estava enfrentando foram demais e o Flyers terminou a série com uma vitória de 5-1 no Jogo 6.

Melhores Momentos destes Playoffs:

bronze

No dia 7 de março de 2012 foi revelada a estátua “Le Magnifique” em honra a Mario Lemieux. A estátua fica na entrada do Consol Energy Center

 

 

2012/13

Depois de uma decepcionante playoff, saindo ainda na primeira rodada, o Penguins pareceu se recuperar. Na off-season fizeram algumas mudanças, trocando Jordan Staal com o Carolina Hurricanes em troca de Brandon Sutter e uma escolha na oitava rodada do Draft, onde selecionaram Derrick Pouliot.

No Draft, realizado no dia 22 de junho de 2012 o Pittsburgh anunciou a troca de Jordan Staal:

gameon

O início da temporada foi adiado em três meses, o que fez a competição ter apenas 48 jogos. Pittsburgh achou que o atraso pudesse beneficia-los, uma vez que daria mais tempo para Sidney Crosby se recuperar de seus problemas de concussão.

No dia 6 de janeiro de 2013 o Bloqueio terminou, salvando 48 jogos da temporada. A NHL e a NHLPA concordaram com os termos do novo Acordo Coletivo de Trabalho e encerraram o bloqueio que já durava 113 dias.

O primeiro jogo foi uma doce vingança contra o Philadelphia Flyers, onde o Pens venceu por 3-1 fora de casa. Marc-Andre Fleury se tornou o goleiro mais vitorioso da história da franquia.

fleuryrecord

No dia 19 de janeiro de 2013, Fleury defendeu 26 de 27 tiros a gol do Philadelphia Flyers se tornando o goleiro com maior número de vitórias do Penguins. Ao todo foram 227 vitórias, chegando a passar Tom Barrasso

Em mais um jogo fora de casa, bateram o New York Rangers e finalmente estreou em casa contra o Toronto Maple Leafs, perdendo por 5-2. O Penguins terminou janeiro com um recorde de 4-3. Em fevereiro começou a jogar melhor, vencendo cinco jogos seguidos. Sidney Crosby voltou e em 9 jogos marcou 24 pontos. No entanto, durante o jogo no dia 22, Evgeni Malkin sofreu uma concussão após bater nas placas durante a vitória por 3-1 sobre o Florida Panthers no Consol Energy Center.

reese

No dia 7 de fevereiro de 2013, o jogador natural de Pittsburgh Dylan Reese (à esquerda) fez sua estreia em casa. Dylan se tornou o quarto jogador da cidade a jogar no Penguins. Ryan Malone, Bill Thomas e Nate Guenin o precederam.

Malkin ficou prejudicado pelo resto da temporada com uma dor no ombro, perdendo 17 jogos. No entanto, em março o Penguins venceu todos os 15 jogos. A série de vitórias não foi suficiente para o Penguins chegar aos playoffs. Foi preciso pegar Brendan Morrow do Dallas Stars e Jarome Ingla do Calgary Flames.

No fim do mês, o Pens mais uma vez perdeu seu capitão, que quebrou a mandíbula em 28 de março contra o New York Islanders. Pittsburgh perdeu também Paul Martin, com a mão quebrada. Crosby, Malkin e Martin fizeram falta em abril, mesmo assim o Pens conseguiu terminar com a melhor campanha da Conferência Leste, registrando 36-12-0.

Playoffs 2013

Na esperança de não cometer as mesmas falhas do passado, o goleiro Marc-Andre Fleury teve um forte desempenho no Jogo 1, onde o Penguins enfrentou o New York Islanders na primeira rodada. Fleury defendeu todos os 26 tiros a gol, em uma vitória de 5-0. O Islanders se recuperou e venceu o jogo seguinte por 4-3. Fleury lutou novamente no Jogo 3, mas permitiu quatro gols, mas o Penguins conseguiu vencer por 5-4, com Chris Kunitz marcando o gol da vitória na prorrogação.

nhl-2012-13

No Jogo 4, o Islanders venceu por 6-4, empatando a série novamente. No Jogo 5, em Pittsburgh, Fleury foi para o banco e Tomas Vokoun assumiu o gol e retomou o controle da série em uma vitória por 4-0. No Jogo 6, o Islanders tinha uma vantagem de 3-2 no terceiro período, no entanto, Paul Martin empatou o jogo e Brooks Orpik venceu o jogo na prorrogação, mandando o Penguins para a segunda rodada com uma vitória por 4-3.

O Pens continuou iniciando o jogo com Vokoun, quando enfrentaram o Ottawa Senators. No Jogo 1, Vokoun defendeu 35 de 36 tiros a gol e o Penguins venceu por 4-1. Sidney Crosby seria a estrela do Jogo 2, cravando seu segundo Hat-Trick em Playoffs na carreira, onde o Pens venceu por 4-3. Vencendo por 1-0 no Jogo 3, Daniel Alfredsson empatou para o Senators faltando 29 segundos para o fim do jogo. O Sens ganhou na prorrogação com o gol de Colin Greenling.

tomasvokounottawasenatorsvpittsburghe3g-28nzgoyx

A derrota não desanimou o Pens que venceu o Jogo 4 por 7-3, com Jarome Ingla e James Neal cada um marcando dois gols. Neal jogaria ainda melhor no Jogo 5, fazendo um Hat-Trick fechando a série com uma vitória por 6-2. Contra o Boston Bruins nas finais da Conferência Leste, o Penguins foi frustrado logo cedo. Sidney Crosby e o capitão Zdeno Chara lutaram, uma luta que simbolizou o Jogo 1, onde o Pens perdeu por 3-0.

7410672

As coisas não melhoraram no Jogo 2, quando o Bruins venceu por 6-1. Em Boston, o Pens levou o jogo empatado em 1-1 para a prorrogação. Apesar do esforço de Tomas Vokoun, que defendeu 38 tiros a gol, o Bruins ganhou com um gol de Patrice Bergeron. Vokoun foi novamente sólido no Jogo 4, mas Tukka Rask defendeu todos os tiros do Pens e o Bruins varreu o Pens em uma vitória por 1-0. Durante esta série, nem Sidney Crosby, nem Evgeni Malkin registraram ponto.

pittsburgh_penguins_by_cmuciik-Wallpaper

Obrigado a todos que acompanharam este Especial.

Fontes: Pittsburgh Hockey; Pittsburgh Penguins History e demais artigos e imagens da Internet

Nos acompanhe no Facebook, clicando na Imagem:

Capa

LET’S GO PENS!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário