TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Minha saudação à Jaromir Jagr


Jaromir Jagr não é mais nenhum menino. Menino ele era em 1990 quando foi escolhido pelo Penguins no draft com apenas 18 anos. Foi o quinto à ser draftado, mas com certeza teve mais impacto na liga do que qualquer um que ficou em sua frente na ordem de escolhas.

Chegou em Pittsburgh tendo que lidar com uma série de problemas. O primeiro deles o fato de não dominar a língua inglesa, o segundo era ter que dar várias entrevistas pois logo de cara o jogador já era considerado um dos principais cotados para ao lado de Lemieux fazer o Penguins vencer a primeira Stanley Cup.

Dito e feito. No ano seguinte, em 1991, Lemieux e Jagr levaram os Pens ao topo da NHL e trouxeram a taça de Lord Stanley para passar o verão em Pittsburgh. No ano seguinte, 1992, repetiram o feito e dessa vez Jagr apareceu ainda mais, sendo considerado um dos principais responsáveis pela conquista.

O ainda jovem checo ainda não falava bem inglês, mas já tinha em sua breve carreira duas Stanley Cups e havia deixado de ser uma promessa para se tornar realidade. Aos poucos a torcida ia adotando ele como ídolo ao lado de Mario Lemieux que já era considerado quase um rei em Pittsburgh.

Nos anos seguintes o título não veio, no lugar dele algumas eliminações traumáticas, mas nada que abalasse a carreira de Jagr. O checo continuava quebrando recordes e ganhando prêmios, cada vez mais caindo nas graças da torcida.
Mario Jr? Futura camisa para aposentar? Essas e outras eram perguntas que os torcedores viviam se fazendo.

O tempo continuou passando e aos poucos o Penguins ia começando a entrar em má fase. Lemieux se aposentou pela primeira vez, o time já não era mais o mesmo e a única esperança era Jagr.
Tal status, quase que de salvador, lhe rendeu o posto de capitão da equipe e um grande salário, algo que posteriormente contribuiu para sua saída...

O ano era 2001. Lemieux tinha voltado de sua aposentadoria e naturalmente havia retomado o posto de capitão, algo que para muitos deixou Jagr enfurecido. Somado a isso o salário do checo teria que diminuir para que a franquia desse conta das despesas (que na época já apresentavam-se como um problema). Foi a gota d'água que até hoje permanece um pouco inexplicável. Jagr deixou Pittsburgh e foi para o Washington defender o Capitals... Uma troca que até hoje causa irritações aos torcedores dos Penguins.

Deste dia em diante Jagr foi de time em time, passando por Capitals, Rangers, Avangard Omsk (KHL), Flyers, Stars, Bruins e Devils. Nunca mais ganhou a Stanley Cup, apesar de ter batido vários recordes ao longo de sua carreira...
Teve a chance de voltar ao Penguins e assumir o posto de ídolo que seria seu por direito, mas preferiu ir para a Filadélfia defender o Flyers e deixar a torcida ainda mais furiosa com sua conduta. Maktub, estava escrito, Jagr não seria ídolo do Penguins mesmo com tudo que havia feito no passado...

Hoje, com 42 anos, Jagr é um dos favoritos para anunciar sua aposentadoria nessa offseason, mesmo que seu agente diga o contrário. Se for a hora de dar adeus à NHL, já deixo minha mensagem de agradecimento ao tempo que jogou no Penguins e também deixo uma saudação ao jogador (tal qual a famosa saudação que ele fazia ao marcar gols): Minha saudação à Jaromir Jagr, um jogador que não soube ser ídolo no Penguins.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário