TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Lendas dos Penguins: Kevin Stevens

Kevin Stevens 2
Trilha para o Post: Led Zepellin – Kashmir:

Brockton, Massachussetts é o berço do lendário campeão dos pesos médio de boxe, “Maravilhoso” Marvin Hagler. O pugilista que em 14 anos de carreira profissional nunca foi derrubado. Brockton, também é o local de nascimento de Kevin Stevens,grande jogador de hóquei dos anos 1990. O jogador que foi derrubado várias vezes durante seus 13 anos de carreira profissional.
Kevin cresceu em uma família com vários esportistas de Massachussetts. Seu pai, Arthur foi um bom prospecto de beisebol, chegando a jogar nas Ligas Menores com o Cincinnati Reds. Kevin adorava outros esportes, especialmente o beisebol, mas o hóquei era sua paixão. Ele jogou um ano no Silver Lake High School e jogou tão bem que foi draftado pelo Los Angeles Kings na 112ª escolha em 1983.
tumblr_mnw2m4atxi1rr5swxo3_1280
Do contrário de vários esportistas, Kevin não largou os estudos e terminou sua educação universitária no Boston College, onde jogou por quatro anos, se formando em Economia. Ele ainda estava balançado entre jogar beisebol e hóquei, chegando a participar de acampamentos de treinamento do Toronto Blue Jays e Philadelphia Phillies. O LA Kings não teve paciência e o trocou por Anders Hakansson, do Pittsburgh Penguins.
Stevens (1)
Durante seus quatro anos no B.C., Stevens marcou 71 gols, fez 99 assistências e 170 pontos em 158 jogos, chegando a ser capitão da equipe. Ele registrou um recorde na temporada de 1986-87 marcando 15 gols em Power Play. Foi nomeado para a segunda equipe do All-America, para a Primeira Equipe de Hóquei do Leste e Primeiro Time da Nova Inglaterra.
Depois que sua carreira universitária acabou, ele foi convidado para a seleção dos EUA para lutar por uma vaga na equipe olímpica. Kevin representou os EUA em 1987 disputando a Pravda Cup em Moscou e no Campeonato Mundial de Viena em 1987. Jogou muito bem nos 44 jogos que disputou, marcando 45 pontos e 22 gols. Isso lhe valeu a entrada para os Jogos Olímpicos de 1988 em Calgary.
Depois dos Jogos Olímpicos, Kevin jogou alguns jogos para o Pittsburgh Penguins, em seguida iniciou a temporada na IHL, jogando pelo Muskegon Lumberjacks. Um tempo depois ele foi chamado novamente para o Penguins, terminando a temporada de 1988-89 lá. Em 1990 ele mais uma vez representou os EUA no Campeonato Mundial, marcando 7 pontos em 10 jogos.
No Pittsburgh, Kevin jogou ao lado do grande Mario Lemieux, e logo se tornou um dos melhores jogadores da equipe, mas também como um dos melhores atacantes da NHL. Kevin contribuiu para que Pittsburgh vencesse sua primeira Copa Stanley em 1991, marcando 86 pontos na temporada regular e 33 pontos nos playoffs.
_Injuries_Stevens
Stevens é o ala esquerda que mais pontuou na NHL, 123 pontos na temporada 1991-92, terminando em segundo em pontos na temporada regular, atrás de Mario Lemieux. Com estes 123 pontos ele também foi o jogador americano que mais pontuou na NHL.
Foi o primeiro jogador da NHL a marcar 50 gols, 100 pontos e 200 minutos de penalidades em uma temporada. Para fechar com chave de ouro  ele marcou 28 pontos nos playoffs, ajudando o Pittsburgh a conquistar a sua segunda Copa Stanley.
1520773736_b06542dc96
Na temporada seguinte ele continuou jogando bem, marcando 55 gols, igualando o recorde da NHL de maiores goleadores nascidos nos EUA. Marcou 111 pontos na temporada 1992-93.
streak21Stevens era muito mais do que um goleador. Com 1,93m e 97kg, os treinadores o cobiçavam e os adversários ficavam apavorados quando o enfrentavam. Era um ótimo patinador e muito bom no jogo físico. Como jogador defensivo era fraco, mas fez sua carreira com gols e muitas conquistas.
Até que veio o nocaute que acabou com sua carreira.
Durante os playoffs de 1993, ele foi marcado duramente pelo jogador do New York Islanders Rich Pilon. Pilon atingiu Kevin e ele foi a nocaute instantaneamente. Na queda, bateu com o rosto no gelo quebrando vários ossos faciais. Na Off-Season, Kevin passou por uma cirurgia reconstrutiva na testa e nariz. Foi uma lesão desagradável e mesmo assim ele conseguiu marcar 41 gols e 88 pontos na temporada seguinte, ficando evidente que não era o mesmo Kevin Stevens de antes.
Lesão de Kevin durante o jogo contra o NY Islanders:

Ele parecia fugir do contato físico, parte integral de sua habilidade como jogador. No passado, ele nunca pensou duas vezes em saber onde o puck estava indo, o tornando um jogador perigoso, que ia com tudo para a jogada. Ele tinha grande coordenação e era especialmente bom nos Power Play. Mas depois da lesão, muitas de suas qualidades foram perdidas.
!B63F2hgB2k~$(KGrHqQOKpIEy jCym1uBMyheNe0rQ~~-1_35
Com a deterioração de Steven e a crescente ausência de Mario Lemieux devido à lesões e doença, Pittsburgh negociou Stevens e seu grande contrato com o Boston Bruins em 2 de Agosto de 1995. Muitas pessoas, especialmente Kevin pensaram que voltar para onde tudo começou, em Boston, seria uma injeção de ânimo para sua carreira. Infelizmente ele não jogou bem e foi reserva de Steve Kasper por um tempo. Ficou apenas meia temporada no Bruins e rapidamente foi negociado com o Los Angeles Kings em troca de Rick Tocchet.
Após o término da temporada de 1995-96, Kevin representou os EUA no Campeonato Mundial de 1996 em Viena. Ele foi o artilheiro da equipe, e a seleção conquistou a medalha de Bronze. Foi sua primeira medalha em 34 anos (1962). Este foi o ponto alto de Kevin como jogador.
388557_display_imageOs problemas de Kevin dentro e fora do gelo começaram em LA. Não jogou bem e foi enviado para o New York Rangers em 28 de agosto de 1997 em troca de Luc Robitaille. Em Nova York, ele não conseguiu jogar em equipe também. Começou a jogar na terceira e quarta linha e o Rangers tentou manda-lo para outra equipe, mas com seu alto salário e idade, não havia quem o quisesse.
a_stevens
No meio da temporada de 1999-2000 os fãs de hóquei de todo o mundo ficaram chocados. Kevin Stevens, no dia 22 de janeiro de 2000 foi pego em um desprezível quarto de motel em East St. Louis com uma prostituta, um tubo de vidro e crack. Como podia um jogador da NHL, com um salário milionário se afundar tanto? Kevin tinha lutado contra as drogas anos antes, chegando a ser internado em clínicas de reabilitação. As maiores vítimas além de Kevin, foi sua esposa (Suzanne) e seus dois filhos (filho Lucas e filha Kylie). Na época, Suzane estava grávida de seu terceiro filho.
Kevin Stevens parecia ter tudo. Era uma estrela, popular, multi esportista e um ótimo aluno formado em economia. Medalhista Olímpico e um dos melhores jogadores da NHL. Dinheiro e fama seguido por álcool e drogas.
tumblr_mnw2m4atxi1rr5swxo2_1280
Stevens entrou no programa de reabilitação de abuso de substâncias químicas da NHL/NHLPA. Voltou a jogar brevemente, primeiro com o Philadelphia Flyers e em seguida se aposentou no Pittsburgh Penguins em 2002. Ele permanece no Pittsburgh trabalhando em programas de rádio e olheiro.
ejartie

Foto tirada durante o draft de 2009. O então olheiro Kevin Stevens, à esquerda, posa com o consultor do Penguins Eddie Johnson. Em 1984, Johnson era Gerente Geral do Penguins e draftou Mario Lemieux, salvando o hóquei em Pittsburgh.
Outras Lendas do Penguins:
Nos acompanhe no Facebook, clicando na Imagem:
Capa
LET’S GO PENS!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário