TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

PLAYOFFS 2014 - ROUND 1: Blue Jackets Vs. Penguins

Capa Playoff 1st

“Best of You” do Foo Fighters para embalar o Post de hoje:

O confronto entre Pittsburgh Penguins e Columbus Blue Jackets sempre tive potencial para se tornar uma grande rivalidade, principalmente pela distância territorial, como acontece com o Philadelphia Flyers. Columbus inclusive é o adversário mais próximo de Pittsburgh geograficamente. O Consol Energy Center fica a cerca de 300 Km da Nationwide Arena. Cerca de três horas de carro.

As equipes jogaram 14 vezes em 13 anos, desde que Columbus entrou na NHL em 2000. Esta rivalidade aumentou um pouco, quando as duas equipes foram colocadas na mesma divisão no realinhamento da NHL realizado nesta temporada. E agora as equipes finalmente se encontram na primeira rodada dos playoffs da Stanley Cup 2014.

481227319_slide

Aqui vai alguns dados sobre o confronto entre as equipes:

O Penguins varreu o Blue Jackets nesta temporada, vencendo todos os cinco jogos. Pittsburgh venceu os dois primeiros confrontos nos dias 1 e 2 de novembro. Na primeira vitória, por 4 a 2 no Consol Energy Center, ainda estava jogando o goleiro Sergei Brobrovsky, que ficou fora um bom tempo depois, devido à lesões e doenças. Quem o substituiu foi Curtis McElhinney. No jogo do dia 2, Penguins fez 3 a 0 na Nationwide Arena.

O restante dos jogos foram decididos por 1 ou 2 gols de diferença. Beau Bennett marcou o gol da vitória no encontro das equipes, em Março, onde o Penguins venceu por 2 a 1. Ele disse que os resultados contra o Blue Jackets durante a temporada regular não significam nada nos playoffs, “não devemos pensar muito nisso. Ano passado vencemos Boston três vezes e em seguida eles nos varreram nos playoffs. Devemos tratar Columbus como se fosse uma nova série de temporada”.

Vale a pena ressaltar que o fator de maior sucesso para o Pittsburgh sobre o Columbus foram os Power Plays. O Penguins foi 5-19 (26,3%) de proveito no PP, enquanto no Penalty Kill foram 13-14 (92,9%) contra o Columbus.

IDADE E EXPERIÊNCIA

2-pittsburgh-penguins-crosby-2013-stanley-cup-playoffs

Não há dúvidas que o Penguins tem mais experiência nos playoffs sobre o Columbus. Vamos ver se isto pode ser usado contra o elenco jovem do Blue Jackets. E quando digo jovem, quero dizer, muito jovem. O Blue Jackets é a equipe com jogadores mais novos na NHL, com uma média de idade em 26,1 anos (Pittsburgh é a terceira mais velha).

O Columbus está participando de sua segunda playoff na história da franquia. Foi varrido na primeira rodada em 2009 pelo Detroit Red Wings.

Para tornar ainda mais difícil para o Blue Jackets, por causa de lesões, a equipe vai para a pós temporada extremamente esgotada. Seu melhor jogador, Nathan Horton (que ganhou a Stanley Cup em 2011 com o Boston Bruins e participou na de 2013 também com o Bruins), está fora por seis semanas após uma cirurgia no abdômen.

“É um duro golpe. Ele é um goleador, é grande, forte e ágil, ajudando no ataque e defesa e tem bastante experiência”, disse o treinador do Blue Jackets Todd Richards. Columbus também pode ficar sem mais dois atacantes veteranos. Plum Umberger e Nick Foligno, ambos fora por tempo indeterminado devido à lesões.

Umberger inclusive, foi um dos melhores jogadores do Philadelphia Flyers contra o Pittsburgh durante a final da Conferência Leste em 2008. Marcou um gol e somou quatro pontos na série de cinco jogos, onde o Flyers venceu o Penguins. Depois de ser negociado para o Columbus na temporada seguinte, ele foi mais uma vez um dos melhores jogadores de sua equipe quando foram varridos pelo Detroit na primeira rodada, marcando três gols em quatro jogos.

No geral, Umberger tem 14 gols e cinco assistências em 26 jogos de playoff da NHL. Foligno também é bem familiarizado com o Penguins. Jogou em duas partidas com o Ottawa Senators em 2008/10, contra Pittsburgh. O Blue Jackets irá enfrentar praticamente a mesma equipe do Penguins que ganhou a Copa Stanley em 2009, que chegou à sua oitava playoff consecutiva.

FLEURY VS. BOBROVSKY

481224865_slide

Esta série será uma grande batalha entre os goleiros. O herói da Stanley Cup de 2009, Marc-Andre Fleury contra o Rei do Troféu Vezina (entregue aos melhores goleiros da NHL) Sergei Bobrovsky.

Fleury entra nos playoffs após mais uma temporada regular espetacular, uma das melhore de sua carreira. Mas no esporte, os jogadores não são julgados pelo que fazem na temporada regular, mas sim como se comportam na pós-temporada. E isso pesa quando se fala de Fleury, que jogou as duas últimas playoffs muito mal.

Durante os playoffs de 2013, Fleury foi substituído por Tomas Vokoun no jogo 4 da primeira rodada, contra o New York Islanders e não voltou mais no restante dos playoffs. Isso, um ano depois de permitir 30 gols em seis jogos em 2012, contra o Philadelphia Flyers, durante a primeira rodada dos playoffs. Fleury defendeu 0,83% e levou 4,63% gols.

Mas, mesmo que os números e resultados de Fleury nas últimas duas pós temporadas não foram lá essas coisas, isso não significa que ele não pode recuperar sua forma e ganhar a Stanley Cup como fez em 2009. Fleury durante a temporada trabalhou muito e melhorou muitas coisas, principalmente após suas experiências nos playoffs.

hi-res-160294055_crop_exact

No outro lado do rink, está a verdadeira razão pela qual o Columbus conseguiu chegar aos playoffs este ano. Bobrovsky provou ao longo das duas últimas temporadas que ele não é apenas um goleiro capaz, é um dos melhores da Liga. No entanto, ele ainda tem muito a provar quando se trata de playoffs.

Sergei tem apenas 25 anos e fez sete jogos de playoff na carreira. O Penguins jogou apenas uma vez contra ele nos playoffs, há dois anos, quando o Flyers venceu o Penguins. O goleiro participou do jogo 4 e levou cinco gols em 18 chutes a gol.

Nesta temporada, Bobrovsky jogou apenas um, dos cinco encontros entre as equipes, no dia 1º de novembro, quando ele permitiu três gols em 13 chutes e foi substituído aos 23:01 do jogo.

JOGO FÍSICO

481223913_slide

O estilo de jogo do Blue Jackets parece que foi feito sob medida para a pós temporada. Columbus tem um jogo físico incansável e é difícil de se jogar contra. Como o defensor James Wisniewski diz, “nós tentamos moer as equipes, de modo que no terceiro período, eles simplesmente não queiram mais jogar... temos um jogo pesado”.

Pode não ser o ideal para o Pittsburgh combater fogo com fogo. Jogo físico é importante, especialmente nos playoffs, mas o Penguins precisam jogar o seu jogo, da maneira que sejam mais bem sucedidos.

GOLEADORES

“O todo é maior que a soma de duas partes”, poderia ser o slogan do Blue Jackets. Não há muitas estrelas no vestiário da equipe, mas tudo bem. Quando se trata de colocar o disco no fundo da rede eles dão conta do recado. Columbus terminou a temporada regular com sete jogadores que marcaram pelo menos 15 gols. Ryan Johansen marcou 33 gols. A linha de defesa do Penguins terá trabalho em jogar com uma equipe que possui vários jogadores a serem marcados.

Pittsburgh em comparação, tem cinco jogadores que marcaram pelo menos 20 gols. A primeira e segunda linha do Penguins estão praticamente definidas. Mudaria apenas se Evgeni Malkin retornasse. Mas a terceira e quarta linha ainda será determinada por Dan Bylsma. O treinador disse que vai escolher com base no adversário. “Sabemos que contra o Columbus podemos colocar mais velocidade na terceira e quarta linha, capaz de marcar gols. Temos mais dois dias para treinar e vamos ver quem estará saudável para o jogo”, disse o técnico.

NOSSOS PESOS PESADOS

crosby-malkin-101228

Pulando das linhas de trás para frente, ter o melhor jogador do mundo na ofensiva não é nada mal. Sidney Crosby venceu seu segundo Troféu Art Ross na carreira. Marcou 104 pontos, 17 a mais que o segundo colocado Ryan Getzlaf do Anahein Ducks. Crosby também é o principal candidato a ganhar o Troféu Hart como MVP da Liga e entra nos playoffs descansado, saudável e com muita vontade. Além disso, Sid foi dominante contra o Blue Jackets em sua carreira. Ele foi o que mais pontuou contra Columbus na temporada regular. 17 pontos em 11 jogos.

Mas ainda não é certa a presença da outra estrela do Penguins nos playoffs. Evgeni Malkin perdeu os últimos 11 jogos da temporada com uma lesão no pé. Ele se lesionou na derrota contra o St. Louis por 1 a 0, no dia 23 de março. Geno já está patinando por conta própria e fazendo um treinamento com o treinador Mike Kadar, mas o técnico Dan Bylsma disse que não tem uma resposta definitiva sobre a disponibilidade de Malkin para o jogo 1 nesta quarta-feira (16).

RICHARDS E BYLSMA

15732_162057821383_3822736_n

Quando o treinador do Columbus Blue Jackets, Todd Richards, ganhou seu primeiro emprego como Chefe de Banco, no Wilkes-Barre/Scranton Penguins, em 2006, na época ele tinha um jovem assistente, Dan Bylsma, que havia se aposentado como jogador a apenas três anos. A parceria durou dois anos, o WBS venceu 98 jogos na temporada regular e avançou para a final da Calder Cup em 2008.

Oito anos depois, os dois amigos agora serão inimigos na primeira rodada dos playoffs 2014. Bylsma e Richards se encontraram nove vezes na temporada regular. Richard venceu os três primeiros jogos, enquanto era treinador do Minnesota Wild, na temporada 2009/11. Bylsma venceu os últimos seis jogos, desde que Richards foi para o Columbus. Esta é a primeira vez que Richards vai para um playoff e já é a sexta playoff de Bylsma, onde já venceu a Stanley Cup uma vez.

Bylsma e Richards no início do ano trabalharam juntos mais uma vez, na seleção de hockey dos EUA, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia. Bylsma chegou a comentar sobre a influência de Todd sobre ele. “Meus primeiros quatros anos como treinador, dois deles foram com Todd. Aprendi muita coisa nestes anos, como aprendi sobre a forma de jogar e treinar de Todd. Temos algumas semelhanças, como as palavras que usamos no vestiário. Francamente, copiei muitas de Todd. Acho que tanto os jogadores e as equipes serão semelhantes”, disse Bylsma.

Nos acompanhe no Facebook, clicando na Imagem:

Capa

LET’S GO PENS!

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Unknown disse...

Não entendi nada , dá pra dar uma resumida e colocar tópicos....

Postar um comentário