TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

DRAFT 2013


O dia 30 de junho de 2013 com certeza foi muito movimentado para as franquias da NHL em decorrência do draft. Em meio a muitos jovens jogadores que tiveram o privilégio de serem escolhidos para fazerem parte de uma franquia da NHL, existiram aqueles que conseguiram a sorte de terem seus nomes escolhidos pelo Pittsburgh Penguins.

Os Pens tinham direito as escolhas gerais de número 44, 77, 119, 164, 179 e 209. Nenhuma delas era no primeiro round devido as trocas realizadas na offseason...
A 44ª escolha foi adquirida em uma troca com o Blue Jackets que ficou com as escolhas 50 e 89 que eram do Penguins. A 50ª escolha havia sido conseguida em decorrência da ida de Tyler Kennedy para o San Jose Sharks e a 89ª era dos Pens pela ordem.

A primeira escolha foi realizada pelo Colorado Avalanche que optou por Nathan MacKinnon contrariando diversas perspectivas que apontavam que o defensor Seth Jones seria o primeiro escolhido.

RESULTADOS


44ª escolha (2ºRound): Tristan Jerry.
77ª escolha (3º Round): Jake Guentzel.
119ª escolha (4ºRound): Ryan Segalla.
164ª escolha (6º Round): Dane Birks.
179ª escolha (6º Round): Blaine Byron.
209ª escolha (7º Round): Troy Josephs.

PROSPECTOS

TRISTAN JARRY


Posição: Goalie.
Ex-time: Edmonton Oil Kings
Nacionalidade: Canadense.
Comentário: Escolha pouco provável por se tratar de um goalie. O Penguins tem como prospectos diversos bons nomes na mesma posição, tal qual Hartzell e Zatkoff o que traz uma dúvida sobre a necessidade de mais um nome para disputar por posição.
Em linhas gerais, apesar da surpresa a escolha não foi mal feita se pensarmos nas franquias afiliadas. Provavelmente o jogador atuará pelo WBS Penguins e não fará grandes sombras aos outros prospectos, a menos que se destaque. O grande problema é que a disputa por vagas poderá acabar "queimando" potenciais bons goalies.
Tristan é conhecido por ter um bom controle da luva, um excelente movimento lateral e boas atuações usando o blocker. Seus pontos fracos são o five-hole, tal qual as outras defesas usando os pads como a posição de borboleta (butterfly).
Avaliação: Escolha ruim.

JAKE GUENTZEL



Posição: Center.
Ex-time: Sioux City.
Nacionalidade: Americano.
Comentário: Escolha pautada em um jogador que possa futuramente integrar as linhas mais baixas do Penguins. Atualmente o futuro do jogador é praticamente certo e deveremos vê-lo jogando por muito tempo no WBS Penguins...
A presença de centers como Crosby, Malkin e Sutter fará com que o jogador seja pouco utilizado na equipe principal, porém a convivência com jogadores de muita qualidade e nome podem contribuir muito para o crescimento de Jake.
É um center mediano e que possivelmente não será muito aproveitado em curto prazo, talvez seja um pensamento visando os Baby Pens e futuramente a quarta linha dos Pens.
Avaliação: Escolha mediana.

RYAN SEGALLA


Posição: Defensor.
Ex-time: Salisbury Prep (equipe escolar).
Nacionalidade: Americano.
Comentário: Um bom defensor com uma grande estatura e porte físico avantajado. Sofrerá um grande processo de amadurecimento atuando pelo time da Universidade de Connecticut e provavelmente integrará o WBS Penguins depois.
É uma aposta para continuar com bons defensores nos times afiliados e também é um jogador em potencial para a equipe principal. Caso seja feito um trabalho correto, Ryan pode se tornar um defensor com características de jogo físicas, o que seria muito útil nos playoffs.
Acredito que das escolhas essa foi a melhor, mas não há motivos para grande animação uma vez que Ryan ainda não apresenta grandes estatísticas e precisará amadurecer mais, tanto em técnica quanto em convivência no mundo do hóquei.
Avaliação: Escolha boa.

DANE BIRKS


Posição: Defensor.
Ex-time: Merritt Centennials (equipe escolar).
Nacionalidade: Canadense.
Comentário: Dane é um defensor muito jovem e com porte físico fora do normal para sua idade. Com 17 anos o jogador já apresenta 1.90 metros de altura e pesa 86 kilos. Apesar de ter características ofensivas, o defensor será muito útil para o jogo físico devido ao seu tamanho.
Ainda precisa amadurecer e conviver mais no mundo do hóquei. Esse processo terá inicio no Michigan Technological University no qual Dane defenderá a equipe nos campeonatos da NCAA... Posteriormente ele deverá atuar no WBS Penguins e por lá deve permanecer por um longo tempo.
Mesmo com um porte físico muito bom para defensores, a falta de qualidade técnica pode pesar e Birks dificilmente conseguirá um espaço no time principal.
Avaliação: Escolha mediana.

BLAINE BYRON


Posição: Center.
Ex-time: Smiths Fall Bears.
Nacionalidade: Canadense.
Comentário: Um central típico que costuma construir jogadas e efetuar alguns disparos para o gol. Além de  uma qualidade técnica relativamente alta, Blaine demonstra desde jovem ter liderança e por isso chegou a ser capitão alternativo do Kemptville 73s.
O grande problema é que o jogador apesar de ser bom, não tem qualidade e maturidade suficiente para desbancar os grandes nomes de mesma posição que jogam atualmente no time principal. Blaine será provavelmente uma peça importante para o WBS Penguins, mas em minha projeção não vejo nenhuma grande participação dele nos Pens.
Avaliação: Escolha mediana.

TROY JOSEPHS



Posição: Left Winger.
Ex-time: St.Michaels Buzzers.
Nacionalidade: Canadense.
Comentário: Troy é um jogador que atua em uma posição que vem faltando nos afiliados do Penguins. Dificilmente os Pens conseguem bons wingers provenientes de drafts e dessa vez parece que apesar da escolha ter sido a 209ª geral, o jogador selecionado tem qualidade.
Troy Josephs já atuou pela seleção canadense do leste sub-19 e foi muito bem. Seu ex-técnico afirmo que Troy é um jogador muito rápido e habilidoso, mas sofre com o jogo físico devido ao seu porte pequeno. Não costuma fazer muitos gols, mas ajuda bastante no ataque e no PK.
É uma boa opção caso amadureça e se destaque no WBS Penguins, mas só terá espaço no time principal no decorrer de no mínimo 4 anos.
Avaliação: Escolha boa.

OBSERVAÇÕES FINAIS.

As escolhas de Ray Shero esse ano me parecem bastante focadas em dar uma maior qualidade para o WBS Penguins (franquia afiliada da AHL). Caso os jogadores escolhidos se destaquem em ligas de menor visibilidade, poderão figurar nas equipes maiores, caso contrário deverão ser trocados ou mantidos atuando sem grande glamour.
O draft feito pelo Penguins foi relativamente bom devido as escolhas que a equipe tinha, mas não se pode cobrar grandes desempenhos dos selecionados pois nenhum deles é considerado um jogador que vá se tornar um grande destaque futuro.

Bem vindos ao Pittsburgh Penguins: Jarry, Guentzel, Segalla, Birks, Byron e Josephs! 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário