TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Entenda o novo formato da liga


A temporada 2013-2014 será a primeira desde 1998 em que não teremos 6 divisões. A proposta de realinhamento foi aceita e beneficiou alguns times que tinham viagens muito longas, mas acabou também prejudicando outros que terão maiores distâncias para percorrer.

Agora a liga funcionará com 4 divisões. No leste são duas, cada uma tem 8 times e no oeste são outras duas, mas cada uma com apenas 7 times. As equipes jogarão entre si durante a temporada regular como era de costume. Times de mesma divisão se enfrentam mais e tudo continua igual neste sentido...

Abaixo estão as 4 novas divisões. O Penguins está na divisão metropolitana ao lado de Capitals, Hurricanes, Blue Jackets, Rangers, Islanders, Devils e Flyers.


O que vem causando confusão na cabeça dos torcedores é o novo formato dos playoffs que terá um novo sistema totalmente diferente do antigo. É parcialmente complicado de entender e exige muita atenção para que o entendimento seja completo.

Primeiramente, os playoffs serão por divisão. O primeiro colocado de uma divisão enfrenta um time "wild card" e o segundo e o terceiro colocado se enfrentam. O formato está exemplificado a seguir:
1º COLOCADO vs WILD CARD
2º COLOCADO vs 3º COLOCADO

Mas como será a classificação para os playoffs? Os três primeiros colocados de suas divisões já estão com a vaga garantida, totalizando assim 6 times. As duas vagas restantes serão definidas por meio da repescagem (wild card)...

E como funciona a repescagem? Os dois times que não estão entre os 3 primeiros de suas divisões e detém a melhor campanha da conferência entre os não classificados, serão os wild cards. Estes times estão classificados para os playoffs e cada um enfrentará o primeiro colocado de uma divisão.

Ainda não entendeu? Abaixo está um exemplo de como acontecerão hipoteticamente os playoffs da conferência leste no novo formato!
____________________________________________________________________________
Exemplificando com a conferência leste:
• Divisão C = Divisão do Atlântico.
• Divisão D = Divisão Metropolitana.

DIVISÃO C:
1º - Red Wings (100 pts)
2º - Canadiens (98 pts)
3º - Bruins (78 pts)
4º - Senators (76 pts)
5º - Lightning (71 pts)
6º - Maple Leafs (51 pts)
7º - Sabres (10 pts)
8º - Panthers (8 pts)

DIVISÃO D:
1º - Penguins (103 pts)
2º - Islanders (101 pts)
3º - Blue Jackets (97 pts)

4º - Rangers (79 pts)
5º - Capitals (77 pts)
6º - Hurricanes (50 pts)
7º - Devils (30 pts)
8º - Flyers (0 pts)

CLASSIFICAÇÃO DA CONFERÊNCIA:
1 - 
Penguins (103 pts)
2- Islanders (101 pts)
3- Red Wings (100 pts)
4- Canadiens (98 pts)
5- Blue Jackets (97 pts)
6- Bruins (78 pts)
7º - Rangers (79 pts)
8º - Capitals (77 pts)
9º - Senators (76 pts)
10º - Lightning (71 pts)
11º - Maple Leafs (51 pts)
12º - Hurricanes (50 pts)
13º - Devils (30 pts)
14º - Sabres (10 pts)
15º - Panthers (8 pts)
16º - Flyers (0 pts)


• Equipes em VERMELHO estão classificadas pois são as 3 primeiras de suas respectivas divisões.
• Equipes em AMARELO irão para os playoffs por meio da repescagem (wild card) pois foram as 2 melhores campanhas da conferência fora da zona de classificação automática.
• O Bruins está na frente do Rangers, mesmo tendo menos pontos, pois foi o terceiro colocado de sua divisão, enquanto a equipe de Nova Iorque foi a quarta. Esse tipo de remanejamento é válido apenas até a terceira posição.

PLAYOFFS DA DIVISÃO C:
Red Wings 1-4  Rangers
Canadiens 4-0 Bruins
Final da Divisão C - Canadiens 2-4 Rangers
(Rangers é o campeão da divisão C).

PLAYOFFS DA DIVISÃO D:
Penguins 4-1 Capitals
Islanders 3-4 Blue Jackets
Final da Divisão D - Penguins 4-2 Blue Jackets 
(Penguins é o campeão da divisão D).

• O Penguins enfrentou o Capitals pois como é o detentor da melhor campanha da conferência, tem o direito de enfrentar o time que menos pontuou da repescagem. No caso o Capitals!

FINAL DA CONFERÊNCIA LESTE:
 (Campeão da divisão D) Penguins 4-0 Rangers (Campeão da divisão C)
(Penguins é o campeão da conferência leste e vai para a final da Stanley Cup).

• O mesmo acontece no Oeste. A única diferença é que além de 16 times na disputa, são apenas 14. Portanto somente 6 times são eliminados.
___________________________________________________________________________
CURIOSIDADES SOBRE O NOVO MODELO:
As viagens de times como o Tampa Bay Lightning e o Florida Panthers aumentaram drasticamente.
O Winnipeg Jets deixou a conferência leste e mudou-se para o oeste. Já o Red Wings e o Blue Jackets fizeram o caminho inverso. Isso diminui as viagens dessas equipes.
Teremos 5 Original Six na conferência leste e apenas um na conferência oeste (Blackhawks).
Um time poderá ser campeão de uma divisão que não é a sua! Isso acontece devido ao sistema de repescagem que por meio de seus remanejamentos acaba dando essa possilidade.
Os confrontos em playoffs tendem à ficar cada vez mais corriqueiros, o que aumenta as rivalidades entre equipes de mesma divisão.

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O REALINHAMENTO:
• Se agora os playoffs são por divisão, para que serve a classificação da conferência?
Ela serve para determinar quais equipes vão a repescagem (wild card), quais equipes terão direitos ao mando de jogo nas séries e qual dos primeiros colocados de divisão enfrentará o time teoricamente mais fraco (que menos fez pontos) o qual avançou por meio da repescagem.
• Ficou mais fácil ou mais difícil classificar para os playoffs? Mais fácil. Basta ficar entre os 3 primeiros da divisão e a vaga já está garantida...
• O que a NHL vai fazer para preencher os espaços vazios das duas divisões da conferência oeste? Por enquanto nada! Existem rumores de que duas novas franquias farão parte da liga em um futuro próximo, porém o comissário da NHL (Gary Bettman) parece não gostar muito da ideia. As cidades que buscam franquias são Seattle (extremo oeste) e Quebec (leste).
• Até quando a liga funcionará assim? Até quando os jogadores e comissários da NHL acharem que vale a pena! A proposta tem um prazo de 2 anos para ser revista, e caso tudo ocorra bem a liga terá esse padrão por um longo tempo. Caso contrário, voltaremos ao antigo modelo com alguns remanejamentos...

Ainda restam dúvidas? Deixe seu questionamento nos comentários e leia o texto feito pelo Prime Time onde é explicado muito bem o novo modelo: http://wp.clicrbs.com.br/primetime/2013/07/19/entenda-o-novo-formato-dos-playoffs-da-nhl-apos-o-realinhamento/

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

uma dúvida. por que o Rangers enfrentaria o Red Wings ? obrigado. muito bem explicado.

Unknown disse...

Anônimo,

O Rangers foi o sétimo da classificação geral e avançou pelo Wild Card certo??
O Red Wings foi o primeiro de sua divisão, logo jogaria com um wild card que poderia ser Capitals ou Rangers.

E porque o Rangers? Porque o Wings foi o segundo melhor primeiro colocado, e portanto enfrenta o time "mais forte" da repescagem.
Enquanto isso, os Pens que são os melhores primeiros colocados tem o direito de jogar contra a equipe "mais fraca" da repescagem, ou seja a que menos pontuou, que no caso é o Caps...

Entendido?

Postar um comentário