TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os 6 goalies do Pittsburgh Penguins


Em 2003 o Penguins parecia ter resolvido seu problema com goalies ao escolher o jovem canadense de nome Marc-André Fleury no draft. O jogador foi selecionado como primeira escolha geral e passou um longo período no WBS até amadurecer o suficiente para integrar o elenco principal dos Pens.

O processo pelo qual Fleury passou foi totalmente correto e bem pensado pela diretoria. Sua exposição ao ser primeira escolha foi muito grande e a ansiedade por um goalie de alto nível fazia com que a torcida depositasse muitas esperanças nele.
Para não "queimar" o jogador precocemente os Pens o deixaram atuando em ligas menores onde Fleury adquiriu experiência e maturidade.

O tempo se passou, já fazem 10 anos que Fleury foi escolhido e o cenário hoje é completamente outro. Contestado por suas performances e altamente criticado, o goalie que já foi ícone da torcida pode deixar a franquia nos próximos anos.
As esperanças e a confiança do passado deram lugar a incertezas e pessimismo em relação à Fleury e a questão sobre o futuro goalie da franquia voltou a tomar conta dos pensamentos de torcedores do Penguins.

No último draft, realizado no dia 30 de junho de 2013, os Pens selecionaram Tristan Jarry e acumularam seis goalies em seu plantel (incluindo o WBS Penguins). Muitos acreditam que o número excessivo de jogadores desta posição se deve a uma possível saída de Fleury e aposentadoria de Vokoun...
Mas, que tal conhecer um pouco mais sobre os 6 goalies que atualmente tem contrato com o Pittsburgh Penguins e fazer possíveis projeções sobre o futuro do franquia neste setor?

OS SEIS GOALIES DO PENGUINS.


MARC-ANDRÉ FLEURY


Idade: 28 anos.
Destaque: Foi um grande jogador em nível juvenil e se tornou um grande ícone da torcida por seu bom humor e perfomances boas durante a temporada 2008-2009. Foi o starter goalie dos Pens durante a campanha que culminou no tricampeonato da Stanley Cup. É o goalie principal da franquia desde a temporada 2006-2007.
Prós: Tem muita qualidade e carisma. Conta com um reflexo e elasticidade acima do normal, além de ser muito bom em breakaways.
Contras: Falha muito em jogadas de borda e em pucks rasteiros. Sofre com constantes apagões nos playoffs e falha muito durante essa época da temporada, o que já lhe custou a vaga de titular em 2013.
Comentário: Fleury é um grande goleiro e com certeza tem muita qualidade, arrisco dizer que se fosse mais constante seria um dos melhores da NHL. O que acaba complicando é a irregularidade e as falhas corriqueiras nos playoffs. O problema dele claramente não é técnico e sim psicológico... Talvez seja a hora de realizar um trabalho intensivo neste ponto, caso contrário ele terá de deixar a equipe pois não se paga um salário alto à um goalie inconstante que falha no período mais importante da temporada.
Situação: Tem a próxima temporada para provar seu valor e recuperar-se dos erros que vem lhe custando diversas críticas. Caso não consiga, provavelmente deixará a equipe...

TOMAS VOKOUN

Idade: 36 anos.
Destaque: É um goleiro experiente e que já atuou por diversas equipes. Nunca foi um grande destaque nos times em que jogou.
Prós: Experiência, qualidade, posicionamento perfeito e frieza. Vokoun é extramente eficiente e útil.
Contras: Idade avançada, rebotes desnecessários e reflexo comprometido.
Comentário: Vokoun é um backup de luxo! Poucas equipes contam com um goalie tão experiente e de tanta qualidade no banco.. O Penguins tem um grande nome que pode substituir o starter sem deixar grandes rastros. Isso facilita muito quando precisa-se poupar o goalie principal ou quando a fase vivida pelo mesmo não é boa
O grande problema de Vokoun é que ele está em sua última temporada e provavelmente se aposentará, portanto não se pode fazer projeções à longo prazo envolvendo seu nome.
Situação: Terá um provável último ano de carreira conturbado e qualquer tropeço de Fleury será o necessário para coloca-lo no status de titular da franquia.

BRAD THIESSEN

Idade: 27 anos.
Destaque: Nunca obteve grande destaque e sempre foi backup. Foi uma aposta do Penguins que teoricamente acabou dando errado...
Prós: Já teve experiência como backup da NHL e demonstra frieza em momentos difíceis.
Contras: Não tem qualidade para tornar-se um starter goalie.
Comentário: Com 27 anos, Thiessen já passou da hora de firmar-se como goalie na NHL. Se até agora não conseguiu sucesso, fica claro que não tem qualidade suficiente para ser o starter goalie do Penguins. É um bom nome para atuar nas franquias afiliadas, mas nada além disso.
Situação: Na minha opinião poderia ser trocado sem maiores problemas. Existem goalies mais jovens e de melhor qualidade que necessitam de espaço para atuar.

JEFF ZATKOFF

Idade: 26 anos.
Destaque: Atuou muito bem na AHL durante a temporada 2012-2013, mas decaiu de produção nos playoffs.
Prós: Reflexo apurado e bom uso de todos os fundamentos necessários para um goalie.
Contras: Inexperiência e desequilíbrio emocional que lhe custou uma decadência nos playoffs.
Comentário: Parecia certo que o futuro goalie do Penguins seria Zatkoff. Seu desempenho sensacional durante a temporada regular 2012-2013 da AHL chamou a atenção de diversos torcedores que pediram por sua entrada o mais rápido possível no time principal...
Até que chegaram os playoffs e com ele vieram diversas falhas e um desequilíbrio emocional inacreditável. Talvez pelas experiências com Fleury que já são muito traumáticas para a torcida, Zatkoff foi esquecido e muitos deixaram de creditar suas esperanças nele.
Situação: Terá uma temporada na AHL para se restabelecer e provar novamente seu valor. Contará com uma concorrência pesada pela vaga e dificilmente se firmará caso falhe novamente nos playoffs.

ERIC HARTZELL



Idade: 24 anos.
Destaque: Foi o melhor jogador universitário de 2013 e levou os Bobcats de Quinnpiac a final do campeonato da NCAA. Foi vice-campeão, mas continuou como grande destaque da competição.
Prós: Muita habilidade, uso dos fundamentos necessários para um goalie e carisma.
Contras: Inexperiência. Nunca atuou na AHL e foi backup em apenas uma partida da NHL.
Comentário: Acompanhei muito do jogador a partir de vídeos e depoimentos após sua contratação. Muitos afirmam que Hartzell será um dos melhores goalies da NHL no futuro, e pelo que vi há grandes possibilidades disso se concretizar!
Falta à Hartzell experiência e vivência. O ambiente em ligas maiores é muito diferente do que é vivenciado nos jogos de hóquei universitário, portanto é necessário observa-lo em diferentes situações antes de fazer uma projeção.
As expectativas animam muito, mas é necessário calma e paciência. Não pode-se queimar etapas e acabar se desafazendo de um bom jogador por simples pressa de firma-lo como um dos melhores goalies da liga.
Situação: Deverá ter maiores chances nas franquias afiliadas e só dependerá de seu desempenho para que seu contrato de um ano seja renovado. A diretoria confia muito em Hartzell e ele precisará corresponder à altura.

TRISTAN JARRY

Idade: 18 anos.
Destaque: Atuou pelo Edmonton Oil Kings e fez bons jogos, nada além disso.
Prós: É fantástico em defesas de pucks altos e tem bom reflexo.
Contras: Tem sérios problemas em defesas de pucks rasteiros e no uso dos pads. A inexperiência é outro fator que acaba dificultando seu jogo.
Comentário: A grande surpresa do Penguins no draft 2013 é uma clara resposta de Ray Shero aos críticos de Fleury. Caso o goleiro dos Pens continuar em má-fase, existiram diversos prospectos de qualidade que poderão assumir a função do atual starter.
Jarry ainda é inexperiente e não se sabe como atuará em ligas de maior expressão. Provavelmente passará um período brigando por posições no WBS Penguins e terá a difícil concorrência de Eric Hartzell e Jeff Zatkoff.
Situação: É o mais jovem dos goalies e o mais inexperiente. Pensar em time principal? Só daqui no mínimo 4 anos, isso se o destaque nas ligas menores for muito alto. O momento agora é de focar na busca por um espaço nos Baby Pens.

MINHAS PROJEÇÕES

Fleury: Se falhar novamente, será trocado e mandado para alguma equipe do oeste. Caso se tornar um goleiro regular, viverá bons momentos e com certeza será o titular absoluto da equipe. Acredito que vá dar a volta por cima e firmar-se novamente!

Vokoun: Terá uma temporada de luxo em 2013-2014 e se aposentará depois. Caso decida continuar jogando, provavelmente deixará o Penguins. Acredito que fará alguns jogos durante a temporada regular e poderá aparecer nos playoffs caso Fleury falhe.

Thiessen: Provavelmente será envolvido em alguma troca nesta temporada seguinte. Caso não for, será o candidato número 1 a tornar-se backup após a saída de Vokoun... Mas, não passará disso e deverá sair do Penguins rapidamente.

Zatkoff: Se falhar novamente, será trocado e provavelmente se tornará backup em alguma equipe da NHL. Se manter o nível da temporada regular nos playoffs terá grandes chances de substituir Vokoun caso Thiessen seja trocado. Minha projeção é que Zatkoff não concretize as boas expectativas e saia dos Pens em pouco tempo.

Hartzell: Mantendo o nível que teve nos jogos pelo Bobcats durante o campeonato da NCAA será o titular do WBS Penguins e provavelmente fará alguns jogos no time principal para adquirir experiência. Caso sua carreira não corresponda as expectativas neste ano, será dispensado e provavelmente assinará com outra equipe. Acredito que ele assuma a titularidade nos Baby Pens e em poucos anos torne-se o backup dos Pens, e quem sabe torne-se starter em uma possível saída ou aposentadoria de Fleury.

Jarry: Terá que amadurecer e adquirir mais experiência. Se melhorar seu nível e contar com tropeços dos outros goalies, poderá chegar ao WBS Penguins onde terá de ser o destaque para futuramente integrar a equipe principal. É um investimento á longo prazo que exige uma série de acontecimentos improváveis. Minha projeção é que seja trocado sem nem mesmo conseguir mostrar ao que veio.

• Segundo meu pensamento e no que acredito que acontecerá, em 5 anos teríamos Fleury como starter goalie e Hartzell sendo seu backup. Em 10 anos teríamos Hartzell sendo o goalie titular da franquia.
• As projeções não refletem na realidade. São apenas pensamentos do autor da postagem, P.A Coimbra. Qualquer divergência é válida...

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário