TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Especial Pittsburgh #4 - A rivalidade entre Pittsburgh e Filadélfia


São aproximadamente 491 quilômetros que separam geograficamente Pittsburgh da Filadélfia. Mas para os moradores destas cidades, a distância parece ser muito maior...
Cada um dos locais tem suas tradições, suas equipes de esportes, seus ídolos e seus vilões. Embora estejam tão perto, as duas cidades são completamente diferentes e isso acentua-se na medida em que cresce a rivalidade entre os moradores de ambas.

Para quem pensa que a rivalidade é apenas entre Penguins e Flyers, este post é extremamente esclarecedor. Até porque a Batalha da Pensilvânia é apenas mais um reflexo de uma disputa que começou há muito tempo.

Primeiramente, que tal contextualizar cada uma das cidades? Para melhor entendimento do nascimento desta rivalidade que se espalhou em diversas áreas diferentes é preciso conhecer um pouco de cada um dos locais...

APRESENTANDO PITTSBURGH E A FILADÉLFIA

Pittsburgh é uma cidade de médio porte localizada no interior da Pensilvânia. O crescimento do local deu-se durante o período da segunda revolução industrial principalmente devido a alta produção de aço e vidro.
Por ter sido uma das cidades de maior destaque no momento de maior crescimento econômico dos Estados Unidos, Pittsburgh atraiu diversos moradores e investidores e deixou de ser somente mais uma cidade interiorana para se tornar um dos locais de maior importância da América do Norte.

A Filadélfia é a maior cidade do estado da Pensilvânia e apresenta grande porte. Surgiu no inicio da colonização inglesa e foi um importante local de reuniões entre americanos que desejavam a independência, que posteriormente foi concretizada.
É a quinta maior cidade dos Estados Unidos e sempre foi considerada um local propício para investimentos em diferentes setores.


POR QUE EXISTE A RIVALIDADE?

Para entender melhor a rivalidade é preciso fazer um exercício de pensamento... Com exceção da Califórnia e da Flórida, qual outro estado americano tem 2 cidades que se equivalem em grande importância?

A Pensilvânia é um dos poucos casos em que existem dois polos de pensamentos diferentes e de mesma expressão no mesmo estado! No oeste temos Pittsburgh que traz consigo elementos culturais interioranos e oriundos de uma população antigamente operária, e no leste existe a Filadélfia com uma cultura tipicamente politizada e patriota de longa data.

São duas cidades muito próximas com uma influência muito grande, investimentos muito grandes e culturas típicas. As diferenças entre elas combinadas com a proximidade geográfica faz com que nasça um sentimento de superioridade de uma sobre outra. Afinal qual é a cidade de maior importância do estado? Qual o melhor local para se morar na Pensilvânia? Para os moradores de Pittsburgh certamente não é a Filadélfia, e vice-versa...

Em resumo, a rivalidade existe pois as duas cidades estão localizadas no mesmo estado e são de igual importância e influência, o que faz com que cresça um sentimento de disputa entre os moradores de ambas sobre qual é a dominante no local.

REFLEXOS DA RIVALIDADE

Os reflexos da rivalidade são inúmeros. Em diversas áreas pode-se observar a disputa entre as duas cidades e algumas delas são tão corriqueiras que já viraram parte do dia-a-dia dos moradores de ambos os locais.

Começando pelo mais comum e corriqueiro, os esportes. Com exceção da NFL, em que as equipes de cada um dos locais não protagonizam uma rivalidade, nas outras 2 ligas em que ambas as cidades tem equipes a disputa entre Pittsburgh e Filadélfia está presente!
O Pittsburgh Pirates tem desafetos com o Yankees e o com o Cardinals na MLB, mas é unânime a equipe mais odiada entre os torcedores... O Philadelphia Phillies. Mesmo que ambas as franquias não estejam nem na mesma divisão e se encontrem poucas vezes ao longo do ano.
No hóquei a rivalidade fica até mais explicita! Pittsburgh Penguins e Philadelphia Flyers são rivais de longa data, estão na mesma divisão, se encontraram diversas vezes nos playoffs e protagonizam a chamada "Batalha da Pensilvânia".

No ramo universitário também a disputa está presente. Existe uma grande rivalidade entre as duas principais universidades de cada cidade...
Os alunos da Penn State (universidade estadual da Pensilvânia cujo principal campus fica na Filadélfia) são categóricos em afirmar que não gostam dos alunos da Universidade de Pittsburgh. A recíproca também é verdadeira e as diferenças só são resolvidas em jogos entre ambas as universidades em campeonatos da NCAA.

Um outro reflexo curioso da rivalidade é no ramo musical. Pittsburgh é conhecida por ser a "casa" de diversas bandas de Indie Rock, e a Filadélfia também tem grandes artistas neste gênero musical.
O que foi percebido pelas lojas de vendas de discos é que as bandas famosas que adotaram como lar a cidade de Pittsburgh tem vendas pífias na Filadélfia, e vice versa...
Os moradores tendem a valorizar mais as produções locais e por vezes chegam a deixar de lado a qualidade. É como se algo vindo da cidade rival não pudesse ser bom!

Na culinária, a cidade de Pittsburgh tem como marca registrada o sanduíche com repolho da lanchonete Primanti Brothers. Já a Filadélfia adotou como comida típica o lanche popularmente conhecido como Cheesesteak.
O resultado é que mesmo sendo duas refeições saborosas, não se vendem Cheesesteaks em Pittsburgh e nem Primanti Brothers Sandwiches na Filadélfia, simplesmente pois os moradores não apreciam tais pratos pelo fato de serem marcas registradas da cidade rival.

Por fim, mesmo separadas por míseros 491 quilômetros, há quem diga que a diferença no sotaque de um morador de Pittsburgh e de um morador da Filadélfia é algo extremamente perceptível.
Enquanto os interioranos são taxados de falarem muito arrastado, os moradores da maior cidade do estado são criticados por terem uma pronúncia muito semelhante ao inglês britânico.

Essa postagem faz parte da série Especial Pittsburgh. Mais informações em: http://pittsburghpenguinsbrasil.blogspot.com.br/2013/06/especial-pittsburgh.html

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Só algumas constatações:
não existe rams na MLB.

O Pirates e o phillies tinham uma rivalidade quando estavam na mesma divisão, mas com a expansão da mlb na decada de 90 criou-se outra divisão e colocaram o pirates nela e acabou separando as duas equipes, ocasionando menos jogos entre eles na NL e nenhuma disputa direta para os POs da MLB já que os vencedores das divisões e agora o wild card classificam para os POs.

A rivalidade com os yankees é quase nenhuma até por que quando se enfrentavam era apenas na world series, mas tirando esse fato todos odeiam os yankees assim como todos odeiam os leafs na NHL.

Unknown disse...

Anônimo,

Confundi os nomes do Rams com os Cardinals, hehehe perdão!

Sobre a rivalidade dos Pirates, conversei com um amigo meu que está morando em Pittsburgh e ele me afirmou que por lá ainda existe um sentimento de que o arquirrival é o Phillies... Eles também não costumam gostar do Yankees por fatores antigos em que ambas as equipes estavam bem e chegaram a disputar o World Series.

Unknown disse...

E PS: Os Leafs não são mais odiados na NHL! Atualmente o time com maior índice de torcida contra é o Penguins, seguido do Canadiens.

Anônimo disse...

Só uma correção. Se não me engano a capital do estado é Harrisburg.

O texto é ótimo!

Unknown disse...

Anônimo,

É mesmo! Acabei confundindo capital com maior cidade... Já corrigi! Obrigado

Postar um comentário