TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Personalidades #3 - Mario Lemieux

Mario Lemieux 2005.jpg

Mario Lemieux nasceu em Montreal, no dia 5 de outubro de 1965 e é considerado um dos melhores jogadores da história da NHL. O jogador obteve tanto destaque na mídia norte-americana que hoje é um dos poucos a estampar seu nome na calçada da fama, no Canadá.

Desde pequeno, Mario já apresentava o dom de jogar hóquei. Em competições infantis, o futuro maior jogador da história do Penguins sempre era o artilheiro e chamava a atenção de muitos moradores de Montreal.
Seus pais (mãe dona de casa e pai engenheiro) sonhavam em vê-lo atuando na NHL, mais precisamente no time da cidade, o Montreal Canadiens que na época era a maior potência inquestionável do hóquei norte-americano.

O garoto aos poucos cresceu e em 1980 foi atuar no Montreal-Concordia, equipe amadora em que Lemieux ficou apenas um ano até acertar sua ida ao Laval Voisins da QMJHL.
Na franquia, Mario despontou para o mundo do hóquei após fazer excelentes temporadas que lhe custaram o apelido de "novo Wayne Gretzky", por esse motivo o até então jovem talento usava a jersey de número 66, que era o 99 de Gretzky de ponta-cabeça.
Durante o período atuando no Laval, Lemieux foi convocado para defender a seleção canadense no campeonato mundial junior em 1983 e quebrou diversos recordes da QMJHL que até então eram considerados imbatíveis!

Em 1984, sua história começou a se misturar com a do Penguins... No draft, após ser escolhido como primeira escolha geral da liga, Lemieux não tinha mais dúvidas que jogaria no Penguins. No momento de sua escolha porém, o jovem jogador não gostou muito da equipe que defenderia, principalmente pelos problemas financeiros que a mesma apresentava.
(Vídeo do draft: http://www.youtube.com/watch?v=mdgu1Bt38No).

Em sua chegada ao Penguins, Lemieux se deparou com uma franquia totalmente falida e sem nenhum vislumbramento de glórias. A pequena torcida que comparecia as partidas vivia insatisfeita com a equipe e os rumores de mudança de cidade eram cada vez maiores...
Aos poucos, o jovem talento ia conseguindo junto a outros bons jogadores reerguer os Pens e colocar a equipe em um patamar alto. Mesmo limitado por falta de recursos, Mario conseguiu neste período diversos prêmios e era considerado uma das maiores promessas do hóquei mundial, seu único problema era uma hérnia de disco que o atrapalhava por diversas vezes.

O auge veio em 1991, alguns anos após sua chegada na franquia. Até então, o Penguins nunca havia conquistado a Stanley Cup e a grande esperança era Mario Lemieux, que já havia inclusive conseguido o posto de capitão do time.
Com alguns reforços contratados, a equipe de Pittsburgh era uma das favoritas a vencer a NHL... Restava saber se o capitão iria conseguir responder as expectativas e comandar o Penguins até as finais.
Naquele ano Lemieux liderou os Pens rumo ao primeiro título da liga, e por fim conseguiu seu objetivo ao vencer o North Stars na final! Deste momento em diante, Mario já havia deixado de ser uma promessa e se tornava a mais nova realidade do hóquei mundial...

Em 1992 veio a "dobradinha". Segundo título dos Pens após uma varrida sobre o Blackhawks! Uma das duplas de maior impacto já vistas fez com que a taça continuasse em Pittsburgh...
Ao lado de Jagr, Lemieux liderou novamente o Penguins e escreveu pela segunda vez seu nome na Stanley Cup.
Já em 1993, o tricampeonato não veio por pouco... Após ter montado uma equipe sensacional, o Penguins foi derrotado dramaticamente pelo New York Islanders e se despediu de uma das melhores épocas da história da franquia...

Lemieux continuou jogando, porém os problemas de saúde começaram a ficar mais graves. Após anunciar que havia contraído um Linfoma de Hodgkin, o capitão dos Pens passou a perder diversos jogos na liga em decorrência de seu tratamento.
O fim de sua carreira estava decretado, após um período de muitas vitórias no Penguins era a hora de pendurar os patins? Em 1997, após uma derrota para o Flyers durante os playoffs, Lemieux decidiu se aposentar pela primeira vez e foi aplaudido inclusive por torcedores do maior rival...

Em paralelo a sua aposentadoria, o Penguins começava a voltar a viver momentos difíceis financeiramente. Novos rumores de mudança de cidade e vendas de vários jogadores para pagamentos de dívidas começaram a se tornar cotidiano na franquia...
Em 1999 o capitão reapareceu para salvar os Pens, desta vez fora do gelo. Em uma concordata, Lemieux comprou os direitos da equipe e passou a trabalhar como presidente e diretor administrativo...

Um ano após adquirir parte dos direitos da franquia, Mario Lemieux voltou a jogar e tentou reerguer o Penguins que vivia momentos complicados. Já sem a mesma vivacidade de antes, o capitão muito tentou, mas infelizmente não contava com grandes nomes que lhe dessem uma boa base para levantar os Pens.
Seus últimos atos como jogador foram a medalha de ouro olímpica e as ajudas ao até então jovem talento, Sidney Crosby.
Em 2006 sua segunda e definitiva aposentadoria pegou a todos de surpresa, foi revelado que Lemieux tinha um problema cardíaco que colocava sua vida em risco!

Atualmente, Mario trabalha nas funções administrativas da franquia e é considerado o maior jogador do Penguins de todos os tempos. Seu número (66) foi retirado e está no teto da Consol Energy Center ao lado do 21 de Briere...
Dentre suas conquistas como dono da franquia, se destacam a construção da nova arena (CEC) e o draft de novas estrelas como Malkin e Crosby.

Lemieux terminou sua carreira como jogador tendo somado duas Stanley Cups, 1723 pontos pelo Penguins, três Hart Trophys e uma medalha de ouro olímpica pelo Canadá.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário